Existem inúmeros benefícios para a saúde do chá de erva doce, também conhecida como funcho. Ele contém vários antioxidantes e outros compostos que são extremamente benéficos. Alguns de seus benefícios incluem melhor funcionamento digestivo e maior imunidade e saúde ocular. Na verdade, as propriedades de saúde do chá de erva-doce são tão populares que ela é usada em alguns países para tratar mordidas de cobras e insetos. Na Grécia antiga, os atletas olímpicos usavam erva-doce para aumentar a resistência e promover a longevidade.

Rico em vitaminas A, B, C e D, aminoácidos e inúmeros outros nutrientes, o funcho, sem dúvida, é um ingrediente que todos nós devemos incluir em nossa dieta. Agora, chegamos aos benefícios para a saúde do chá de erva-doce em maiores detalhes.

Chá de funcho é bom para problemas gastrointestinais e melhoras na digestão

Sabe-se que as sementes de erva-doce relaxam os músculos e estimulam o fluxo da bile, o que acaba reduzindo a dor e que pode melhorar a digestão. O funcho é uma daquelas ervas que tem propriedades que melhoram a digestão. O funcho também expele o gás do corpo e alivia o inchaço. Ele estimula a circulação sanguínea para o trato digestivo, melhorando assim o processo digestivo geral.

Segundo os estudiosos, o funcho é um dos poucos compostos de ervas que podem ajudar a aliviar a flatulência. E numerosos estudos médicos comprovaram a capacidade do funcho de melhorar a saúde do trato gastrointestinal. Por ser uma boa fonte de fibras, mantém o intestino grosso e o cólon saudáveis . O funcho também é uma daquelas especiarias que ajuda a aliviar a produção de gás baseada no intestino. Há evidências de que o chá de erva-doce pode aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Chá de funcho e benefícios na perda de peso

Quer saber como o chá de erva-doce beneficia a perda de peso? Tudo se resume à capacidade do funcho para ajudar na digestão. A digestão aprimorada permite que seu corpo assimile melhor os nutrientes. Isso mantém você saciado e reduz os desejos. Em última análise, isso ajuda na perda de peso. O funcho também é considerado uma erva quente, e ajuda a diminuir os níveis séricos de glicose e promove o controle do peso em humanos. Também suprime o apetite e ajuda a eliminar o excesso de líquidos e resíduos do corpo.

Chá de funcho é bom para tratar doenças respiratórias

Estudos afirmam que o funcho é usado há séculos para curar distúrbios respiratórios. A erva também é usada no tratamento do catarro (acúmulo excessivo de muco) no trato respiratório superior. O funcho também ajuda a acalmar os espasmos no sistema respiratório. Ele limpa as passagens brônquicas e mantém as doenças respiratórias longe

O funcho é extremamente bom para os pulmões. Em estudos, um composto à base de plantas contendo erva-doce foi encontrado para aliviar os sintomas de disfunção respiratória em equinos. Resultados semelhantes foram encontrados como possíveis em humanos.

Outro estudo recomenda o funcho para o tratamento de condições respiratórias como bronquite e tosse crônica.

Chá de funcho

Trazendo muitos benefícios, o chá de funcho pode ser uma grande adição para sua rotina saudável. (Foto: The Complete Herbal Guide)

Chá de funcho promove a saúde do coração

Existe uma ligação entre a saúde do fígado e do coração, que a maioria de nós desconhecia. O fígado é onde o colesterol é produzido e decomposto. Um fígado saudável quebra o colesterol de forma mais eficiente e regula-o também. O funcho é um alimento que suporta o funcionamento do fígado e indiretamente promove a saúde do coração.

O funcho também é uma excelente fonte de fibra. A fibra impede a reabsorção do colesterol e oferece proteção contra doenças cardíacas.

O funcho, sendo uma excelente fonte de potássio, ajuda a controlar a pressão sanguínea e neutraliza os efeitos indesejáveis ​​do sódio. Isso evita a hipertensão e, eventualmente, doenças cardíacas.

Funcho melhora o sistema imunológico

O funcho é uma excelente fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico. O funcho também contém selênio que pode estimular a produção de células T (as células T são participantes ativos na resposta imune). O funcho também possui propriedades antimicrobianas, que ajudam a melhorar a imunidade.

Chá de funcho e a saúde dos olhos

Extratos de sementes de erva-doce foram considerados potencialmente úteis no tratamento do glaucoma. Você pode usar o chá de funcho como um tônico para os olhos, basta aplicar diretamente como colírio ou como uma compressa. De acordo com um estudo iraniano, extratos de erva-doce são benéficos para melhorar a visão. A vitamina C, um dos nutrientes em que o funcho é muito rico, desempenha um papel importante na proteção dos olhos. Como os olhos tem uma taxa metabólica mais alta, eles tem uma necessidade adicional de proteção antioxidante que é prontamente oferecida pelo funcho devido ao seu alto teor de vitamina C.

Níveis mais baixos de vitamina C na lente do olho podem aumentar o risco de formação de catarata. Os antioxidantes da erva-doce protegem os olhos dos efeitos da degeneração macular. Existem certos indivíduos que lavam os olhos com chá de erva-doce para tratar a conjuntivite. O funcho também pode ser usado no tratamento da inflamação ocular.

Chá de funcho para melhorar o equilíbrio hormonal

O funcho é um dos alimentos que contém fitoestrogênios que promovem o equilíbrio hormonal. Sementes de funcho demonstraram capacidade significativa para tratar SOP (síndrome dos ovários policísticos), que é um distúrbio hormonal mais prevalente em mulheres em idade reprodutiva. O conteúdo de fitoestrógenos no funcho é o que torna a erva ideal para reduzir os sintomas relacionados ao desequilíbrio hormonal. O funcho também contém fitohormônios que ajudam a regular os hormônios do próprio corpo e evitam possíveis desequilíbrios. A progesterona é o hormônio mais importante quando se trata de equilibrar a tireoide e o sistema glandular. E o funcho possui substâncias progestogênicas que auxiliam nesse sentido.

Chá de funcho ajuda a aliviar a artrite

Em um estudo, certas doenças inflamatórias foram encontradas para responder bem ao funcho. A erva também aumenta a atividade de um antioxidante chamado superóxido dismutase, que contribui para níveis reduzidos de inflamação. O funcho é uma das ervas amplamente utilizadas para tratar os sintomas da artrite, além de ter excelentes propriedades osteoprotetoras.

O funcho ajuda a lidar com problemas menstruais

Alguns estudos sugerem a eficácia do funcho no tratamento de cólicas menstruais dolorosas. O chá de erva-doce também pode ajudar a regular sua tireoide para que você possa ter um fluxo saudável. A erva-doce reduz significativamente a dor menstrual e pode aliviar os sintomas menstruais, como náusea e fraqueza.

A dor menstrual, de acordo com alguns estudos, é provavelmente causada pela contração excessiva dos músculos uterinos que leva à redução do sangue. Descobriu-se que o funcho relaxa esses músculos, curando assim os sintomas.

Funcho promove a saúde da gengiva e ajuda contra parasitas

O funcho, por ser um excelente agente antimicrobiano, auxilia no tratamento da inflamação da gengiva.

O funcho é considerado um vermífugo botânico e pode ser usado para eliminar parasitas internos  O chá de erva-doce tem propriedades laxativas que promovem o movimento intestinal, e isso ajuda a expulsar os vermes do seu sistema. Acredita-se que as sementes de erva-doce também atuam como sedativos para vermes. Alguns estudos supõem que vermes não podem botar ovos quando estão em estado de repouso e, portanto, o funcho os impede de se multiplicar.

Funcho ajuda a tratar a diabetes

250 miligramas de erva-doce diminuíram consideravelmente os níveis de glicose no sangue nos ratos que foram testados, indicando possibilidades semelhantes em seres humanos.

O funcho, sendo uma boa fonte de vitamina C, também pode ajudar os diabéticos. Uma alta ingestão de vitamina pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2.

Um dos medicamentos administrados a pessoas com altos níveis de açúcar no sangue tem como um de seus componentes o funcho. Acredita-se que o efeito redutor da glicose desse medicamento seja o resultado de certos ingredientes, sendo o funcho um deles.

O funcho, como outros vegetais sem amido, tem um baixo índice glicêmico. Isso torna a erva mais propícia ao controle da glicose no sangue e um alimento benéfico na dieta do diabético. Tanto o vegetal quanto suas sementes contêm certas substâncias químicas que podem atuar contra o diabetes .

Outra razão pela qual o funcho é um superalimento para a diabetes é o seu teor de potássio. Verificou-se que o potássio aumenta a sensibilidade à insulina e, portanto, é recomendado para diabéticos.

Um grande estudo clínico feito em mais de 2.000 pessoas descobriu que os níveis adequados de magnésio na dieta podem oferecer proteção contra o diabetes tipo 2. O funcho é um alimento rico em magnésio e, portanto, pode ser bastante útil nesse sentido.

Funcho ajuda a prevenir o câncer

De acordo com estudos, suplementos de ervas com erva-doce como um dos ingredientes tem o potencial de proteger contra o câncer de próstata. O chá de erva-doce é uma mistura multicomponente contendo vários antioxidantes que protegem contra o câncer.

O funcho contém numerosos compostos bioativos, incluindo a quercetina, que mostrou atividade anticancerígena. O funcho também possui excelentes propriedades anti-inflamatórias que podem ser atribuídas a um fitonutriente chamado anetol. Este composto, além de impedir a inflamação, também impede a transformação de células regulares em cancerosas.

Sua riqueza em fibras e vitamina C faz do funcho um alimento importante no tratamento do câncer. O funcho foi encontrado para inibir o crescimento de células de câncer de pulmão e linhas de células de câncer de cólon. O funcho também limita a atividade de uma proteína que é responsável por inúmeras doenças inflamatórias, incluindo o câncer.

O funcho também tem um notável potencial anticancerígeno contra células de câncer de mama e fígado. Os antioxidantes da erva-doce, juntamente com a fibra, ajudam a limpar o cólon e prevenir o câncer colorretal.

Benefícios do chá de erva-doce para homens

O funcho é conhecido como um impulsionador da libido e pode melhorar os desejos sexuais, especificamente nos homens. Também pode aliviar problemas relacionados à bexiga e próstata, além de prolongar os orgasmos. Isso pode ser muito bom para homens que estão sofrendo com problemas da idade.

Chá de funcho ajuda a tratar a acne

O funcho contém certos óleos essenciais como anetol, mirceno e limoneno , todos os quais exibem propriedades anti-inflamatórias com potencial para tratar doenças da pele como a acne O funcho também ajuda a eliminar o excesso de líquidos da pele, o que poderia contribuir para a acne.

Já usufrui dos benefícios do chá de erva doce? Não se esqueça de consultar um médico para seus problemas de saúde, e não conte apenas cokm a erva para seu tratamento. Todo cuidado é pouco!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.