Pode ser uma das piores coisas ter a boca toda machucada pelo aparelho. O aparelho esfrega contra o interior de suas bochechas e lábios, e logo o tecido é machucado e feridas começam a formar. As feridas na boca causadas por aparelhos ortodônticos inicialmente ter uma cor avermelhada, mas rapidamente podem tomar a forma de aftas no interior da boca.

Aparelho machucando a bochecha e lábios: o que fazer?

Primeiro, seja paciente, porque a maioria destas feridas na boca se curam depois de uma semana ou duas. O tecido dentro de sua boca começa a “endurecer”, formando um tipo de cicatriz. No entanto, por vezes, algumas das feridas persistem ou são muito irritantes para lidar apenas com a paciência. Se você é uma das pessoas com feridas na boca insuportáveis e que não quer sofrer com esses machucados, existem muitos produtos e remédios caseiros que você pode usar para se sentir melhor, e nós sabemos boa parte deles. Vale lembrar: só use esses tratamentos se seu médico autorizar. Qualquer coisa feita sem orientação profissional pode ter resultados desastrosos. Cuidado!

Machucado ou afta por causa do aparelho ortodôntico: enxágue com água morna salgada

Isto é muito fácil de fazer: basta misturar cerca de uma colher de chá de sal de mesa em um copo de água quente e mexer até que todo o sal seja dissolvido. Enxague a boca várias vezes por dia com esta solução quente. A solução de água salgada alivia suas feridas na boca e ajuda a curá-las.

Feridas na boca causadas pelo aparelho ortodôntico? Então evite alimentos ácidos!

Alimentos e líquidos que contêm um alto nível de ácido vão queimar o tecido dentro de sua boca e agravar suas feridas. Evite sucos cítricos e derivados de tomate, por exemplo, até que suas feridas na boca comecem a cicatrizar.

tratamento para feridas na boca de aparelho

Quando sua boca ficar cheia de machucados por causa do aparelho, converse com seu dentista primeiro para encontrar uma solução. Esse é o melhor tratamento para o problema.(Foto: Oral Answers)

Crie uma barreira protetora com um antisséptico bucal

O antisséptico bucal apropriado cria uma barreira protetora em suas feridas na boca. Tome cuidado, porém, pois não são todos que conseguem esse resultado, e alguns dos antissépticos tem álcool, que podem piorar seu problema. Este produto é mais recomendado se você tem muitas feridas na boca, porque elas são todas tratadas de uma só vez. Você vai bochechar por 1 minuto e depois cuspir o antisséptico.

Gel protetor para aparelhos

Há também géis que formam uma barreira protetora em suas feridas na boca, e ajuda a acalmá-las com Aloe Vera. Tais géis são aplicados diretamente para as feridas individuais. Ele não queima quando você aplica, e não tem um gosto ruim. A barreira que esse gel forma dá-lhe muitas horas de alívio da dor.

Silicone e cera dental para proteger a boca do aparelho

A maneira a mais simples de evitar que sua boca fique rasgada é criar uma barreira entre seus brackets do aparelho e o interior de sua boca. Existem várias maneiras de fazer isso. A mais comum é usar cera dental. Seu dentista provavelmente vai te dar uma pequena quantidade. Basta quebrar um pouco com os dedos, segurar por alguns momentos para aquecer e, em seguida, aplicar diretamente sobre os brackets que estão ferindo sua boca. Use tanto quanto você precisar. Lembre-se de tirá-lo antes de escovar os dentes ou ele vai acabar com sua escova.

Protetor de aparelho

Este é um produto engenhoso, parecendo uma tirinha um pouco mais espessa. Ele adere suavemente aos dentes e aos brackets, formando uma barreira protetora entre eles e o interior da boca. Você pode usá-lo por um dia inteiro e até mesmo comer e beber com ele. Há algumas marcas desse produto, e você pode escolher como bem entender.

Protetores de lábios e coberturas para aparelhos

Estes produtos são feitos de plástico macio flexível. Eles cobrem seus brackets, o que ajuda a aliviar as feridas existentes na boca e evitar novas. Eles vem em conjuntos de dois (um para os dentes superiores e um para os dentes inferiores). Você pode cortá-los com uma tesoura para um ajuste personalizado. Algumas pessoas gostam de comprar um conjunto de cada para ver qual produto funciona melhor para elas.

Cuidado, prevenção, e manutenção do aparelho são as melhores ferramentas

Feridas na boca não são divertidas, mas no curso de seu tratamento ortodôntico, você pode obtê-las de vez em quando quando seus dentes deslocam e seu tratamento ortodôntico progride. É sempre uma boa ideia ter alguns desses produtos na mão para quando essas situações surgem. Nada é pior do que sofrer com uma ferida terrível boca porque você não tem nada em casa para ajudá-lo imediatamente. E claro, manter as visitas regulares ao dentista para a manutenção do aparelho não é apenas uma necessidade: é uma obrigação para evitar e prevenir feridas.

Como você previne as feridas causadas pelo aparelho ortodôntico? Como seu dentista recomendou tratar desses machucados?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.