Azia é algo que a maioria dos adultos experimentará durante a sua vida. É caracterizada por uma sensação de queimação desconfortável logo atrás do esterno que muitas vezes se arrasta até a garganta, e é um sintoma mais do que uma doença. É causada pelo refluxo ácido, que ocorre quando o anel do músculo que permite a entrada de alimentos no estômago (o esfíncter esofágico inferior) relaxa quando não deveria. O resultado é ácido de seu estômago volta para o esôfago, que então causa a sensação de azia. É possível ter refluxo sem azia, mas não é possível ter azia sem refluxo. Enquanto remédios de farmácia ou receitados estão disponíveis, se você sofre apenas de azia ocasional, mudanças de estilo de vida e remédios caseiros para a azia podem ser a rota que você deseja tomar.

Uma colherada de bicarbonato de sódio é um bom remédio caseiro para azia

Uma colher de chá de bicarbonato de sódio pode ajudar a acabar com a sensação de queimação causada pelo refluxo ácido. Bicarbonato de sódio pode ajudar o seu refluxo e, por sua vez, ajudar a sua azia porque é uma substância de base. Tem um pH superior a 7,0 e, portanto, neutraliza o ácido do estômago. Neutralizar o ácido estomacal significa que, se / quando o seu esfíncter decidir ser preguiçoso e o ácido vier à sua garganta, você não será “queimado”.

Misture ou 1/2 colher de chá ou 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água que não é mais do que 250 ml. Dê uma boa mexida e beba toda a mistura. Você pode repetir isso conforme necessário, mas não deve exceder sete doses de 1/2 colher de chá em um período de 24 horas. Além disso, evite usar isso como um remédio por mais de uma semana consecutiva, pois é rico em sal e pode ter efeitos colaterais como inchaço ou náusea.

Descubra o que é bom para azia com o suco de Aloe

Aloe é uma planta usada para acalmar queimaduras, e as pessoas muitas vezes pensam em usá-la para ajudar algo como queimaduras solares, mas pode fazer mais do que isso. Pode ser capaz de ajudar com azia também porque reduz a inflamação. Isso significa que quando sua barriga começar a ficar irritada e inflamada, ou se seu esôfago estiver sendo queimado, um bom copo de suco de Aloe vera pode ser a coisa certa para acalmá-lo.

Beba 1/2 xícara de suco de Aloe, frio ou em temperatura ambiente, antes das refeições. Lembre-se de que o Aloe pode agir como um laxante. Por isso, procure uma marca que tenha o componente laxante removido.

Mastigar chicletes é um tratamento caseiro para azia

Pessoas com azia experimentaram alívio quando mastigaram um pedaço de chiclete sem açúcar por 30 minutos após uma refeição. Isso ocorre porque a goma de mascar estimula as glândulas salivares e aumenta o fluxo de saliva. Qualquer ácido que tenha se acumulado no intestino é diluído e lavado ou eliminado mais rapidamente. A depuração do ácido melhora os sintomas do refluxo. É possível que a mesma escola de pensamento possa ser aplicada à azia ocasional também. É a nossa saliva normal que engolimos e que faz com que os acessos normais de refluxo aqui e ali sejam completamente indolores.

Depois de uma refeição, coloque um pedaço de chiclete sem açúcar e mastigue por 30 minutos para ajudar a afastar a azia.

Cuidados com azia

Quando a azia te incomoda, conheça as diferentes maneiras para se cuidar e evitar que ela atrapalhe seu dia a dia. (Foto: American Posture Institute)

Colocar o queixo para cima e não deitar é um bom tratamento caseiro para azia e queimação

A azia tende a piorar à noite, graças ao fato de você estar deitado quando dorme. A gravidade funciona contra você e é mais fácil para o conteúdo digerido do seu estômago voltar ao esôfago, junto com o ácido. Tente elevar sua cabeça cerca de 15 cm quando você dorme colocando livros ou blocos sob as pernas na cabeceira da cama. Você também pode experimentar um travesseiro em forma de cunha embaixo do colchão, mas não basta empilhar travesseiros extras, pois é fácil escorregar deles à noite. Não se deite dentro de 3 a 4 horas depois de comer, porque deitar-se com o estômago cheio faz com que o conteúdo do estômago pressione mais forte contra o esfíncter inferior do esôfago.

Como, o que e quando no tratamento caseiro da azia

Veja como você come: não ingira bocados gigantes de comida. Tome pequenas mordidas e coma devagar, permitindo que seu estômago digira e sem dar uma desculpa para bombear o excesso de ácido.

Veja o que você come: provavelmente, você sabe que alimentos específicos provocam azia, geralmente alimentos ricos em ácido (tomates ou frutas cítricas, por exemplo) ou alimentos condimentados. Evite isso da melhor forma possível para afastar a azia.

Veja quando você come: Não coma dentro de 3 a 4 horas antes de dormir. Deitar coloca mais pressão sobre o seu esfíncter e aumenta a probabilidade de infiltração ácida.

Obtenha mais ácido para tratar a azia

Quando você tem ácido queimando seu esôfago, parece bastante contra-intuitivo ingerir ainda mais ácido. Em muitos casos, porém, o refluxo ácido é causado por não ter ácido suficiente em seu estômago, ao invés de ter muito,. É o próprio ácido que diz ao esfíncter esofágico inferior para apertar e fechar. Se você não produzir ácido suficiente, seu esfíncter vai pensar que não é um grande problema para relaxar um pouco. Então, claro, você recebe um refluxo de ácido em seu esôfago. Se você acha que pode ser o seu caso, tente beber um pouco de vinagre de maçã puro, cru e não filtrado para ver se isso impede o seu refluxo ou o interrompe.

Misture 3 colheres de chá, ou até 1 colher de sopa, de vinagre de maçã em até 250 ml de água fresca e beba. Você pode fazer isso antes de cada refeição (provavelmente mais eficaz) antes de dormir, ou 2 a 3 vezes durante o dia. Se você sentir que está piorando seu refluxo, não continue a ingeri-lo. Vinagre demais também pode contribuir para o problema.

Coma uma banana ou uma maçã para tratar a azia

As bananas contêm antiácidos naturais que podem agir como um amortecedor contra o refluxo ácido. Se você quiser experimentar os remédios caseiros mais simples para azia primeiro, tente deixar algumas bananas amadurecerem bem e comer uma a cada dia. Outra opção é tentar uma maçã por dia. Corte um pedaço e coma duas horas antes de dormir para aliviar ou prevenir o desconforto.

Faça o chá de gengibre para o tratamento caseiro da azia

O gengibre pode ajudar a aliviar uma série de problemas de estômago, de náuseas ao refluxo ácido. Beber uma xícara de chá fresco cerca de 20 minutos antes de uma refeição pode ajudar a acalmar sua barriga e agir como um tampão ácido. Fatie 3 pedaços de gengibre e deixe cozinhar em 2 xícaras de água, cobertas, por 30 minutos. Retire os pedaços de gengibre ou deixe-os dentro, despeje em um copo e beba tudo isso cerca de 20 minutos antes de uma refeição.

Acompanhe seus gatilhos para evitar a azia

Leva tempo, energia e dedicação, mas rastrear o que desencadeia sua azia pode ser o que acaba por fazê-la desaparecer no final. Em vez de enlouquecer com o que você come e confiar em medicamentos de venda livre para manter o ácido sob controle, mantenha um pequeno diário e tome nota do que você comeu e se/quando causou azia. Acompanhe também as atividades e o que você está usando.

Evite roupas apertadas

Coisas apertadas sobre sua cintura ou no meio podem piorar a azia. Se você tem jeans super apertados, quando você se senta, o cós vai afundar na região do abdômen. O mesmo vale para cintos apertados e até camisetas podem ser um problema para alguns. Isso ocorre porque todos os itens acima colocam uma pressão extra sobre o esfíncter esofágico inferior, o que aumenta a probabilidade de o conteúdo do estômago aumentar, e você experimentará o refluxo.

Pare de fumar e beber álcool para tratar a azia

Fumar cigarros e beber álcool pode prepará-lo para o refluxo terrível. A nicotina e o álcool trabalham para enfraquecer o seu esfíncter, tornando muito mais fácil para o conteúdo estomacal e o ácido se infiltrarem no esôfago. O álcool também vai irritar seu estômago em geral. A solução? Pare de fumar e beba menos (se for o caso). Fazer as duas coisas melhorará sua saúde em geral, além de aliviar o refluxo ácido.

Mantenha um peso saudável

Estar acima do peso aumenta seu risco de refluxo, e você também vai sofrer de azia ocasional muito mais. Isso ocorre porque os quilos desnecessariamente adicionados exercem pressão sobre o esfíncter inferior do esôfago. É mais provável que ele se solte e pode simplesmente enfraquecer, causando ainda mais azia.

Mostarda no tratamento de azia

Mostarda é um alimento alcalinizante que é cheio de minerais e contém um ácido fraco na forma de vinagre. Consumir mostarda pura pode ajudar a tratar a azia. Por causa de suas propriedades alcalinas, ela ajuda a neutralizar o ácido que pode se acumular na garganta e, portanto, pode neutralizar a dor do refluxo ácido. Parece ser o mais útil se você estiver com um ataque de azia, ou se estiver no meio de um.

Amêndoas ou oleaginosas contra azia

Coma algumas amêndoas ou oleaginosas após cada refeição, cada lanche, toda vez que você ingerir algo basicamente. Tente oleaginosas orgânicas, se possível. Estes saborosos alimentos fazem algo para aparentemente neutralizar os sucos em seu estômago, aliviando e prevenindo alguns casos de azia.

Diretamente depois de cada refeição, cada lanche, basicamente toda vez que você ingerir algo, coma até 10 g de oleaginosas depois. Não há necessidade de comer mais, a menos que você queira comer mais, mas lembre-se de que em excesso algumas pessoas descobriram que as oleaginosas podem provocar azia.

Uma xícara de camomila

Tomar um pouco de chá de camomila cerca de meia hora a 1 hora antes de ir dormir pode ajudar a reduzir a inflamação no estômago e possivelmente equilibrar os níveis de acidez também. Ele também faz maravilhas para aliviar o estresse, que pode desencadear o refluxo ácido e irá ajudá-lo a dormir durante a noite também. Você pode usar o chá de camomila instantâneo, ou você pode facilmente fazer o seu próprio fresco.

Ferva um copo de água em uma panela e reduza o fogo. Misture 1 colher de chá de pétalas de camomila secas e deixe ferver por 45 segundos. Retire do fogo e deixe as pétalas de molho por mais um minuto ou dois antes de removê-las. Despeje o chá em uma caneca e adicione um pouco de mel ou limão, se desejar.

Certos medicamentos podem aliviar o desconforto, mas podem ter efeitos colaterais de longo prazo, criar dependência, são difíceis para o sistema e, muitas vezes, nem são necessários para o refluxo ácido ocasional. Pode demorar um pouco de tentativa e erro ao usar remédios naturais para descobrir o que funciona melhor para tratar a azia, mas, a longo prazo, vale a pena.

Não se esqueça de que esses tratamentos devem ser usados apenas com permissão médica e se os sintomas persistirem, um médico deverá novamente ser consultado. Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.