As úlceras bucais ou aftas podem parecer pequenas e inconsequentes, mas a dor e o desconforto que causam podem levar qualquer pessoa ao limite. Elas atrapalham a comer, beber e até mesmo falar. Comida quente e ferimentos na boca causados por exemplo, por dentaduras mal ajustadas e morder o interior da bochecha podem causar aftas. O mesmo acontece com seus genes, estresse ou certas condições médicas crônicas, como doença inflamatória intestinal ou doença celíaca. Alterações hormonais, como as observadas durante a gravidez, também podem ser um gatilho. Por mais desconfortáveis ​​que sejam, as úlceras na boca geralmente não são sérias e tendem a desaparecer sozinhas em algumas semanas. Enquanto isso, alguns remédios naturais podem ajudá-lo a lidar com eles, aliviar a dor e acelerar a recuperação. É fácil confundir aftas com outras condições, por isso, antes de iniciar qualquer um desses remédios, verifique se você não tem um desses dois problemas abaixo:

Líquen plano

Se você tem muitas úlceras na boca, isso pode ser causado por uma condição médica, como doença da mão, pé e boca, ou líquen plano bucal. A doença da mão, do pé e da boca pode resultar em uma erupção nos pés e nas mãos, enquanto pessoas com líquen plano bucal obtêm um padrão de renda dentro de suas bochechas. Os remédios caseiros para o líquen plano são bem diferentes dos mencionados aqui.

Herpes labial

Causada pelo vírus herpes simplex, o herpes labial é altamente contagiosa com pequenas bolhas dolorosas nos lábios, ao redor da boca e até nas gengivas, boca ou garganta. As bolhas geralmente são precedidas por uma sensação de ardor, formigamento ou coceira e, possivelmente, febre, dor de garganta ou glândulas inchadas. A herpes labial necessita de uma linha de tratamento separada.

Para tratar a afta, converse com seu médico antes de usar os remédios caseiros abaixo. E se os sintomas persistirem, consulte-o novamente para saber o que fazer.

Lavar com água salgada é um remédio caseiro para afta

Um remédio simples e eficaz para uma ferida na boca é a água salgada. Misture 1 colher de chá de sal em um copo de água e agite ao redor antes de cuspir. A água salgada tem propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias que podem ajudar com aftas, evitando assim que o problema se agrave e ajudando na cicatrização da afta.

Descubra o que é bom para afta com um bochecho de sálvia

A erva culinária sálvia também pode fazer maravilhas se você tiver uma afta. Tem propriedades antibacterianas e adstringentes que ajudam a combater essas feridas desconfortáveis ​​e ajudam a curá-las. Prepare um chá de sálvia forte e use-o como enxaguatório bucal duas a três vezes por dia para alívio da afta e aceleração da cicatrização.

Como curar afta com remédio caseiro de alcaçuz?

Um bochecho de alcaçuz pode ser a coisa certa para curar suas úlceras na boca. Um estudo descobriu que pessoas com aftas que usaram um enxaguante bucal com esta erva experimentaram benefícios significativos, Adicione 200 mg de alcaçuz a 200 ml de água morna e misture bem. Use esta solução como um enxaguatório bucal quatro vezes ao dia até que você se cure. Certifique-se de bochechar o enxaguatório bucal por alguns minutos para dar tempo ao trabalho.

Embora um extrato simples de alcaçuz também funcione para esse propósito, acredita-se que o alcaçuz DGL seja mais seguro. Alcaçuz de DGL é basicamente alcaçuz que tem um componente, a glicirrizina removida. Embora a glicirrizina tenha muitos benefícios, ela pode causar efeitos colaterais como pressão alta e edema quando usada em excesso. Para ser seguro para uso em todas as categorias de pessoas, muitos suplementos de alcaçuz são estabilizados removendo este componente.

Cuidados com aftas

Cuide de sua boca com remédios caseiros para evitar que as aftas te afetem demais. (Foto: Home Remedies To Cure Mouth Ulcers)

Mel como remédio caseiro para a afta

Aqui está um remédio comum para úlceras na boca que está disponível em quase todas as casas. Este adoçante é bem conhecido pelas suas propriedades antibacterianas e cicatrizantes. Em um estudo, os participantes aplicaram mel às aftas quatro vezes ao dia durante cinco dias. O mel não só ajudou a aliviar a dor e o avermelhamento devido à afta, como também reduziu o tamanho das úlceras.

Pasta de açafrão é boa para afta

Açafrão é comumente usado em comunidades do sudeste asiático para curar feridas. Um composto antioxidante potente chamado curcumina presente nesta especiaria é conhecido por ter propriedades antibacterianas, antiinflamatórias e que aliviam a dor. Um estudo analisou o efeito de um gel contendo 2% de curcumina em úlceras na boca. A aplicação desta pomada reduziu significativamente o tamanho das úlceras na boca, bem como a dor em comparação com um placebo. Você também pode tentar aplicar uma pasta espessa de açafrão em pó e água com um cotonete para curar aftas. Lave depois de 15 a 20 minutos.

Tente um bochecho de camomila contra aftas

A camomila é outra erva conhecida por sua capacidade de cura. Prepare um chá forte e agite-o na boca três a quatro vezes por dia para curar as aftas. Flavonoides como a luteolina, apigenina e quercetina presentes nesta erva lhe conferem propriedades anti-inflamatórias. Estes permitem que a erva para acalmar a membrana mucosa que reveste a boca.

Molhe a afta com mirra

A mirra tem sido usada tradicionalmente para lidar com irritações na boca. Esta resina tem propriedades curativas e pode aliviar aftas. Como a mirra é bem gomosa por natureza, não é possível fazer um chá dela. Mas você pode enxugar a boca com a tintura. Os curandeiros tradicionais também sugerem misturar 4 ml da mirra com água e espalhá-la pela boca como se fosse uma enxaguante bucal.

Enxaguar a boca com hamamélis contra afta

O hamamélis contém taninos que lhe conferem propriedades adstringentes. Esta erva pode aliviar a inflamação também. Tudo somado, uma combinação que vale a pena aliviar as aftas e aliviar a dor. Prepare um chá das folhas ou casca de hamamélis e use-o como enxaguante bucal para combater as úlceras da boca.

Evite creme dental à base de Lauril Sulfato de Sódio para tratar afta

Sua pasta de dentes é responsável por suas aftas? A pesquisa mostra que o lauril sulfato de sódio, que é um detergente presente em alguns cremes dentais, pode potencialmente causar aftas. Acredita-se que isso seja feito removendo a camada protetora de mucina em sua boca. Um estudo descobriu que o simples uso de um creme dental sem lauril sulfato de sódio por 3 meses reduziu o número de aftas de 14,3 para 5,1 em média nos participantes.

Certifique-se de que você está recebendo bastante vitamina B, zinco e ferro

Se você estiver lidando com feridas na boca com demasiada frequência, também é uma boa ideia investigar as causas subjacentes. Estudos descobriram que as pessoas que freqüentemente sofrem de aftas podem sofrer de deficiências nutricionais em vitamina B, zinco, ácido fólico ou ferro. Portanto, se você perceber que as está obtendo com frequência, faça um exame para ver se está com boas quantidades de nutrientes. Se estiver baixo em qualquer destes nutrientes vitais, você também pode se abastecer de alimentos ricos nestes para evitar feridas na boca. As fontes de zinco incluem ostras, aves, produtos lácteos e grãos integrais. Fontes de ferro incluem carne, feijão branco, espinafre, feijão, frutos do mar e aves.

As vitaminas do complexo B podem ser consumidas através de uma dieta equilibrada e saudável, contendo cereais integrais e frutas e vegetais. A vitamina B12 e o folato foram especificamente identificados como sendo benéficos para aqueles propensos a úlceras na boca. Você precisará obter vitamina B12 de fontes animais, como queijo, leite, carne ou ovo e folato de vegetais de folhas verdes, feijões, nozes e ervilhas.

Veja um médico se Sua úlcera na boca não cicatriza por um longo tempo (3 semanas). Embora seja raro, uma úlcera que não cicatriza às vezes pode ser um sinal de câncer. É sempre uma boa ideia fazer o check-out. Se você tem úlceras recorrentes na boca e se a sua úlcera ficar cada vez mais vermelha e dolorida, isso pode indicar uma infecção.

Ficou alguma dúvida? Quais tratamentos caseiros funcionaram para vocês?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.