A vitamina B12 é uma das vitaminas essenciais para o funcionamento saudável do organismo. Sem ela, vários processos no seu organismo podem ser prejudicados, e você pode começar a apresentar sintomas e problemas de saúde graves, prejudicando seu dia a dia. Compreendendo os sintomas da deficiência dessa vitamina pode ajudar a identificar problemas na sua nutrição para investir em um tratamento adequado ao seu problema.

Falta de vitamina B12 causa queda de cabelo? E outros sintomas?

A vitamina B12 ou a anemia por deficiência de folato podem causar uma ampla gama de sintomas. Estes geralmente se desenvolvem gradualmente, mas podem piorar se a condição não for tratada.
A anemia é onde você tem menos glóbulos vermelhos do que o normal ou você tem uma quantidade anormalmente baixa de uma substância chamada hemoglobina em cada glóbulo vermelho. Os sintomas gerais da anemia podem incluir:

Cansaço extremo (fadiga)

Falta de energia (letargia)

Falta de ar

Sentir-se tonto

Dores de cabeça

Pele pálida

Batimentos cardíacos visíveis (palpitações)

Ouvir sons vindos do interior do corpo e não de uma fonte externa (zumbido)

Perda de apetite e perda de peso

Queda de cabelo

Deficiência B12

A deficiência de vitamina B12 pode causar sérios sintomas no seu organismo, e deve ser tratada para evitar problemas mais graves. (Foto: StyleCraze)

Falta de vitamina B12: sintomas

Se você tem anemia causada por uma deficiência de vitamina B12, você pode ter outros sintomas além dos listados acima, tais como:

Um tom amarelo pálido para a sua pele

Ima língua dolorida e vermelha (glossite)

Úlceras na boca

Parestesia (formigamento)

Mudanças na forma como você anda e se move

Visão perturbada

Irritabilidade

Depressão

Mudanças na maneira como você pensa, sente e se comporta

Declínio em suas habilidades mentais, como memória, compreensão e julgamento (demência)

Alguns desses sintomas também podem ocorrer em pessoas com deficiência de vitamina B12, mas não desenvolveram anemia. Sintomas adicionais em pessoas com anemia causada por uma deficiência de folato podem incluir:

Sintomas relacionados à anemia

Senso de gosto reduzido

Diarreia

Entorpecimento e formigamento nos pés e nas mãos

Fraqueza muscular

Depressão.

Alimentos que contém vitamina B12

Para evitar que seu organismo chegue a uma deficiência na vitamina B12, é necessário acrescentar na sua dieta alimentos que sejam ricos nessa vitamina. As melhores fontes de vitamina B12 incluem: ovos, leite, queijo, produtos lácteos, carne, peixe, mariscos e aves. Algumas bebidas com base de soja e arroz, bem como substitutos de carne à base de soja, são fortificados com vitamina B12. Para ver se um produto contém vitamina B12, verifique no rótulo dos alimentos.

Tratamentos para deficiência de vitamina B12

Cada caso deverá receber um tratamento diferente. Consulte o seu médico se estiver com sintomas de deficiência de vitamina B12 ou anemia. Essas condições geralmente podem ser diagnosticadas com base em seus sintomas e os resultados de um exame de sangue.

É importante que a anemia com deficiência de vitamina B12 ou folato seja diagnosticada e tratada o mais breve possível. Embora muitos dos sintomas melhorem com o tratamento, alguns problemas causados ​​pela condição podem ser irreversíveis se não forem tratados. Quanto mais a condição não for tratada, maior a chance de danos permanentes.

Geralmente o tratamento pode envolver o uso de suplementos de vitamina B12 e uma regulamentação da alimentação para aumentar a quantidade dessa vitamina na sua dieta. Se há alguma condição subjacente que está causando a deficiência na vitamina, ela deve ser tratada em conjunto à suplementação.

Dúvidas? Deixem suas perguntas nos comentários. Estamos aqui para ajudar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.