5 receitas de xarope caseiro da vovó!

Escrito na categoria "Plantas medicinais" por André M. Coelho.

Com tanta escolha para remédios caseiros disponíveis por aí, é difícil saber qual deles é o mais eficaz, e qual é o mais seguro para usar sem medo dos efeitos colaterais. Cada remédio natural vai funcionar com pessoas diferentes, e você precisa encontrar aqueles que funcionam melhor para você. Com o clássico xarope da vovó, não poderia ser diferente: existem diversas receitas que funcionam diferente para cada pessoa, e escolhemos 5 delas para diferentes tratamentos de problemas de saúde.

Receita de xarope caseiro para tosse alérgica

Esse xarope é pra ser usado assim que você se sentir um frio chegando. Também é bom para alergias, aliviando bastante os sintomas e deixando seu organismo muito mais resistente.

Ingredientes

Modo de preparo

Adicione todos os ingredientes em uma pequena panela em fogo médio até fumegante. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque em um frasco de vidro ou outro recipiente com uma tampa hermética. Espere esfriar e armazene na geladeira por até 3 meses, ou fora dela por até 1,5 meses.

Consumo: uma colher de chá (crianças) até 3 vezes ao dia, 2 colheres de sopa (adultos) por dia. Aqueça suavemente antes do consumo.

Como fazer xarope da vovó

Receitas de xarope da vovó vão ajudar você no tratamento de vários problemas, e são fáceis de fazer para guardar por muito tempo. (Foto: www.youtube.com)

Receita de xarope caseiro para tosse seca

Esta receita é uma pequena variação da receita acima. Inclui remédios naturais extremamente poderosos para cuidar da garganta, que geralmente fica muito irritada quando a pessoa é atacada pela tosse seca.

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e coloque a panela no fogo baixo. Cozinhe esta mistura até que ela comece a evaporar. Coloque a panela fora do fogo e deixe esfriar. Depois disso, coloque o xarope em um frasco de vidro, que deve ser hermeticamente fechado. Você pode manter este medicamento na geladeira durante três meses, e por até 1,5 meses fora.

Consumo: uma colher de chá (crianças) até 3 vezes ao dia, 2 colheres de sopa (adultos) por dia. Aqueça suavemente antes do consumo.

Receita de xarope caseiro para bronquite asmática

Nessa receita, temos ingredientes que vão tratar diretamente suas vias aéreas e seus pulmões, limpando tudo de quaisquer obstruções que possam estar causando as crises de bronquite e de asma.

Ingredientes

Modo de preparo

Pré-aqueça o açúcar em uma tigela de metal em uma temperatura moderada, mexendo sempre até que derreta e fique avermelhado. Em seguida, adicione a cebola picada em pedaços pequenos. Cozinhe e acrescente a água na tigela. Ferva até 1/3 da água evaporar. Depois disso, deixe a mistura esfriar e adicione o suco de limão e mel. Mexa bem e despeje a mistura no frasco de vidro e deixe esfriar. Guarde na geladeira por até 3 meses ou fora dela por até 1,5 meses.

Consumo: uma colher de sopa antes de cada refeição até a limpeza completa dos pulmões para os adultos. Para crianças, uma colher de chá antes de cada refeição.

Receita de xarope caseiro de agrião

O agrião é rico nas vitaminas A e C, que atuam como agentes expectorantes e descongestionantes, reforçando também nosso sistema de defesa e evitando que nosso sistema seja atingido por infecções virais ou bacterianas. O agrião libera o muco dos pulmões e vias aéreas, aliviando bastante os sintomas de pulmão chiando, gripes, bronquite, alergias, entre outros problemas.

Ingredientes

Modo de preparo

Lave bem as folhas de agrião, picando em pedaços bem pequenos, junto do talo. Coloque em uma panela com o açúcar, aquecendo e deixando a água evaporar. Coloque água se começar a agarrar. Deixe cozinhar e depois que esfriar, coe e adicione o mel. Guarde em um pote de vidro selado hermeticamente e coloque na geladeira por até 3 meses ou fora dele por até 1,5 meses.

Consumo: uma colher de sopa antes de cada refeição até a limpeza completa dos pulmões para os adultos. Para crianças, uma colher de chá antes de cada refeição.

Receita de xarope caseiro expectorante infantil

Nessa receita, combinamos o agrião, já rico em vitaminas A e C, com o abacaxi, também rico nas mesmas vitaminas e muitos outros nutrientes, atuando também como diurético, laxante natural, repondo o corpo com minerais essenciais, e muito mais.

Ingredientes

Modo de preparo

Misture o açúcar e a água e deixe ferver até o açúcar começar a começar a formar um melaço. Acrescente o abacaxi e o agrião. Misture muito bem. Deixe esfriar antes de acrescentar o mel. Coe e coloque em um pote hermético de vidro, que pode ser levado à geladeira por até 3 meses ou ser guardado fora dela por até 1,5 meses.

Consumo: 3 colheres de chá para crianças por dia e uma colher de sopa para adultos a cada 3 horas.

Você conhece mais alguma receita de xarope da vovó? Qual? Qual funciona melhor para você?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.