Qual é a diferença entre, especificamente, o açúcar mascado e o demerara? Bom, são poucas diferenças, mas que para sua saúde ou para a receita ideal, fazem muita diferença.

Qual o melhor açúcar? Características dos açúcares marrons

Todos os açúcares marrons são cristais de açúcar que contém melaço, um xarope escuro que é um subproduto do refino do açúcar. As diferenças entre os vários açúcares marrons está, principalmente, em quanto melaço cada contém.

Normalmente, o açúcar marrom é feito a partir da cana de açúcar (açúcar pode vir da beterraba também). O processo de criação do açúcar marrom funciona da seguinte forma: o suco de cana de açúcar é extraído e então fervida até que toda a água se evapora, deixando cristais ricos em melaço para trás.

Tipos de açúcar

Na foto, o açúcar demerara à esquerda, o açúcar mascavo à direita, e o açúcar com mel ao meio. (Foto: The Kitchn)

Açúcar demerara ou mascavo?

O açúcar demerara tem uma cor e textura levemente marrom. Para deixá-lo ou essa cor, os cristais de melaço são centrifugados para secá-los, bem como para remover o excesso de material vegetal, deixando um granulado grosseiro que é tem uma cor levemente castanha ou uma cor de canela. O demerara é definido como um melaço de sabor suave, sendo muito popular para adoçar café e chás, além de um uso popular em confeitaria.

O açúcar mascavo ou mascavado é o mais escuro de todos. Ele consegue esse resultado ao permitir que os cristais de açúcar sequem sob fogo baixo, por vezes, ao sol. Ele não é centrifugado. Isto deixa mais material vegetal no açúcar, resultando em um forte sabor de melaço e uma consistência pegajosa. O sabor é forte para p uso no café, mas combina bem com chás e algumas receitas de confeitaria.

Açúcar demerara: benefícios

Nas calorias, o açúcar demerara não tem muita diferença do açúcar refinado, podendo conter até mais açúcar do que o normal. A diferença se faz na presença do melaço na sua constituição, que carrega minerais como o cálcio, magnésio, potássio, e ferro. Uma colher de sopa de demerara pode proporcionar até 20% do valor diário desses nutrientes. É uma grande vantagem em relação ao açúcar refinado, que carrega pouco ou quase nenhum valor nutricional.

Como o demerara é mais suave que o açúcar mascavo, o gosto dele não fica tão proeminente em receitas, adicionando mais um bônus para seu consumo.

Açúcar demerara e diabetes

Qualquer açúcar é perigoso para quem tem diabetes, mesmo o mascavo ou o demerara. Um paciente com diabetes pode tentar o controle dos níveis de açúcar no sangue com a insulina, mas apenas e somente com recomendação médica. Não é recomendável qualquer consumo de açúcar por quem tem diabetes, mesmo no tipo mais leve. Porém, se autorizado pelo seu médico, os açúcares marrons são melhores opções.

Você já usa o açúcar demerara na sua dieta? Como? Acha melhor que os outros tipos de açúcar? Por que?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.