Uma vez que você receber ou acessar seu exame médico, pode não ser fácil para você ler ou entender o resultado, deixando-o com mais perguntas do que respostas. Entendendo um pouco melhor o seu exame médico te deixará mais calmo quanto aos resultados.

Como entender seu exame médico?

Primeiro, no seu exame estará o material que foi usado para medir as substâncias do exame. Por exemplo, pode ter sido um exame de sangue, urina, uma biópsia de tecido, etc. Alguns exames também incluirão a data e horário da coleta, pois isto influenciará diretamente no resultado.

Estará também no exame o nome do teste realizado, e os resultados do teste. Os resultados podem ser números ou nomes de bactérias, vírus, ou outras substâncias que foram testados no exame.

Em resultados de exames, tanto o mínimo esperado para aquele resultado quando o valor máximo, e a faixa considerada saudável estarão presentes. Quando você receber um exame com resultados anormais, abaixo ou acima do considerado normal, não se desespere. Desvios do padrão são também esperados, e um médico será capaz de interpretar os resultados de acordo com sua condição de saúde, seus outros exames médicos, e seu histórico médico.

Alguns resultados podem ser afetados por medicamentos que esteja tomando. Os medicamentos que um paciente esteja tomando devem todos estar listados, geralmente sob os exames médicos que eles podem alterar.

Como analisar os resultados de um exame médico

Analisar os exames e resultados médicos pode deixar o paciente mais calmo, quando receber os resultados. Mesmo assim, é de extrema importante que o paciente mostre o exame para o médico, e deixe que ele analise o resultado. (Foto: www.htest.me)

Resultados preocupantes de exames: o que fazer?

Resultados fora do normal devem ser comunicados imediatamente a quem solicitou o exame. Resultados preocupantes terão um asterisco ou uma cor diferenciada.

Resultados normais não significam que você não tem problemas de saúde

Um resultado normal não significa que você não tem qualquer problema de saúde. Apesar de ter todos os resultados de teste dentro dos limites normais ser certamente um bom sinal, não é uma garantia. Para muitos exames, um problema de saúde pode influenciar nos resultados. Da mesma forma, um resultado anormal não significa que você está doente

Acompanhar os resultados de exames de sangue anualmente, por exemplo, pode mostrar alterações que tem a ver com sua idade, e não tanto com um problema de saúde. As consultas médicas periódicas com o médico vão te orientar sobre o que os resultados realmente significam sobre sua saúde.

Perguntas a fazer para seu médico sobre seus exames

Ao começar uma conversa com seu médico sobre os resultados de seus exames ou até mesmo antes de fazer o exame médico, sejam eles exames de sangue, ou uma ressonância magnética, algumas perguntas podem ajudar a esclarecer melhor os resultados do exame.

Quais as informações que você espera obter com esse exame? Como os resultados desse exame vão mudar o curso dos meus cuidados médicos?

Quais são os riscos e benefícios do exame?

Quais são os riscos e benefícios de fazer um tratamento baseado nesse resultado?

Qual é a evidência que suporta esse tipo de exame e como ela se encaixa na minha situação?

O que eu preciso saber ou fazer antes do exame?

O que acontece durante e após o exame?

Quais são os resultados normais? Quais são os resultados anormais?

Quais os fatores que podem afetar os resultados?

Após os exames, qual será o curso de ação?

Se os resultados não são normais, quais são os próximos passos?

Não tenha vergonha de escrever essas perguntas para seu médico antes da consulta, pode ser difícil lembrar de todas elas durante a consulta.

Exames médicos não mostram sempre todos os resultados que você precisa para o tratamento

Para garantir que os resultados de um exame médico possa realmente ser preciso e ajudar no seu tratamento, você precisa se preparar apropriadamente para o exame. Acima de tudo, você precisa confiar e não ter medo do seu médico.

Seu profissional de saúde deve também ser informado sobre os medicamentos que você está tomando, incluindo medicamentos e vitaminas que possam alterar os resultados.

Tem ainda dúvidas sobre como lidar com os resultados de um exame? Nossos comentários estão abertos à quaisquer dúvidas que vocês tenham!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.