Como podemos combater essa tosse irritante e congestão? Antes de pensar em correr para a loja local por um remédio, procure em seu estoque de alimentos. Quando era mais jovem, minha avó sempre mantinha um frasco de xarope pra tosse e pigarro em casa. Além de ser extremamente gostoso, o problema acabava rapidinho.

Como fazer um xarope natural para tosse e pigarro?

É bem fácil. Você precisará, primeiramente, de um grupo de alimentos naturais para a base do xarope. Em seguida, você pode incrementar esse xarope com vários ingredientes e plantas medicinais, de forma a tornar o xarope ainda mais efetivo contra a tosse e o pigarro.

Receita para a base do xarope natural contra tosse e pigarro

Você vai precisar dos seguintes itens do seu estoque de alimentos naturais:

  • Limão fresco;
  • Alho fresco;
  • Mel;
  • Frasco com tampa;
  • Ralador ou picador;
  • Garfo ou um espremedor de suco.

Corte um limão ao meio e esprema o suco em uma tigela. Use um espremedor de sucos ou um garfo. Insira-o no limão e torça-o para liberar todo o suco. Raspe a polpa, também. Limões cortam e dissolvem o catarro, tornando-se um agente adequado tanto contra a tosse quanto contra o pigarro.

Em seguida, use o seu ralador fino para ralar 1 dente de alho fresco, de acordo com o que você pode tolerar. Misture isso com o suco de limão. Suas propriedades também ajudam a dissolver e decompor o catarro, especialmente na garganta e peito.

Adicione uma quantidade igual de mel ao suco de limão. O mel é excelente para tosses e pigarros porque também dissolve o catarro. É também um conservante natural, e mata as infecções.

Misture todos os ingredientes e guarde em um frasco de vidro com tampa. Mantendo o pote em temperatura ambiente dará ao alho potência extra. O xarope natural para a tosse irá manter-se por mais tempo se for refrigerado, podendo ser esquentado para consumo.

Xarope para problemas com tosse e pigarro

Com ingredientes fáceis de encontrar, você prepara xaropes caseiros gostosos e eficientes contra tosse e pigarro. (Foto: www.theyummylife.com)

Ingredientes extras para maiores benefícios

Vários outros ingredientes podem ser acrescentados na sua receita de xarope, cabendo apenas ao seu gosto pessoal o critério para a escolha. Gengibre fresco ralado é bom para limpar a garganta e creditado a combater algumas bactérias. Pimenta caiena é outro agente natural para trazer calor à mistura, dando uma sensação de compressa quente para amenizar a inflação causada pela tosse/pigarro. Hortelã é outro ingrediente delicioso para adicionar a esta mistura, esteja ele seco ou fresco. Algumas pessoas ainda adicionam camomila à mistura, para acrescentar um elemento calmante, até casca de frutas cítricas, adicionando mais vitamina C na mistura.

Considerações Finais

Tome meia a 3 colheres de chá de este xarope para a tosse e pigarro, a cada duas horas. Se a tosse ou o pigarro é muito forte, tome a cada hora. Tome chá de hortelã com mel, ou até mesmo chá de hortelã misturado com chá de verbasco. Eles agem como um expectorante e vão abrir os pulmões, promovendo a tosse. Isto forçará o muco para fora do corpo. Cebola pode ser substituído por alho, se você não tem alho. No entanto, o alho é mais potente do que a cebola. Você também pode substituir os limões pela lima.

Consulte o seu médico ou especialista em saúde natural antes de tomar esta mistura. Se está a tomar outros medicamentos, ou tem uma condição especial de saúde, até mesmo esses ingredientes simples podem ter um efeito adverso. Ninguém deve se automedicar, pois isso pode agravar o problema e mascarar sintomas importantes para o diagnóstico médico.

Sabe mais ingredientes para o xarope natural? Compartilhe conosco nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.