As pessoas estão se motivando a usar mais bicicletas, seja pelo trânsito caótico, ou pelo aumento do número de ciclovias pelas cidades. Com isso, as dúvidas começam a aparecer também sobre como escolher e comprar a primeira bicicleta. Sabe como é, para garantir que você está recebendo o melhor pelo seu investimento. Os profissionais, experientes no assunto de compra de bicicletas, tem dicas importantes na hora da escolha do seu primeiro modelo.

Primeira bicicleta: qual comprar? Esteja de acordo com seu uso!

Existem três tipos principais de bicicletas: estrada, híbridas, e mountain bikes.

Bicicletas de estrada: exigem que o ciclista ande em uma posição baixa. Elas são geralmente mais leves, mais rápidas, e construídas para andar em estradas pavimentadas, com pneus finos.

Bicicletas híbridas: não são tão rápidas, mas eles oferecem uma posição mais ereta para um passeio mais confortável. Elas são ótimos para estradas pavimentadas ou de terra, com pneus mais grossos para um passeio mais estável.

Mountain bikes: podem até ser usadas em estradas pavimentadas, mas elas são a opção mais lenta por causa dos pneus mais largos. Compre uma apenas para uso exclusivo off-road ou para fazer algum ciclismo de aventura, pois elas oferecem mais estabilidade em terrenos irregulares.

Sua bicicleta tem que se adequar às suas necessidades e não o contrário

Um erro comum, e cometido até por muitos ciclistas experientes, é comprar uma bicicleta que não tem o tamanho certo, ou que não é adaptada corretamente para seu estio de pilotagem. Além disso gerar muito desconforto, não adianta, a bicicleta não vai se adaptar ao seu tamanho, não vai se “encaixar” em você. Em algum momento, você terá de fazer adaptações, como aumentar a altura do guidão, trocar o banco, coisas que você poderia ter economizado se tivesse comprado a bicicleta pensando nisso.

Como comprar uma bicicleta

Sua primeira bicicleta deve considerar uma série de fatores, para evitar fazer uma compra da qual você vá se arrepender depois. (Foto: www.choosemybicycle.com)

O tamanho e o quadro da primeira bicicleta são igualmente importantes

As bicicletas vem em tamanhos diferentes, e você deve começar com uma bicicleta que seja proporcional ao seu corpo. É melhor visitar uma loja de bicicletas na sua primeira vez, ao invés de comprar uma online se você está fazendo sua primeira compra. O encaixe tem que ser ideal, dando altura para você colocar os pés no chão, sentar com conforto, pedalar e alcançar o guidão da bicicleta com conforto.

Acessórios de conforto são compras obrigatórias para todas as bicicletas

Toda primeira bicicleta precisará de alguns ajustes finos, e isso não significa que há algo errado com ela. Por ajustes finos estamos falando trocar o guidão por um modelo mais ergonômico, trocar o selim por um que deixe seu bumbum mais confortável, colocar manetes mais macias. Todo ciclista profissional já separa algum dinheiro no momento da compra de uma bicicleta porque sabe da necessidade dessas adaptações da bicicleta para seu estilo específico.

Lojas locais são os melhores locais de compra da primeira bicicleta

Mais e mais pessoas estão comprando bicicletas online. Isso está matando lojas locais que estão sempre lá para você, e dispostos a fazer um atendimento totalmente personalizado para te dar a melhor bicicleta. Pegue meu exemplo: estava pesquisando para comprar uma moto ou bicicleta elétrica, mas sou um cara grande e pesado (1,85 m e 91 kg), e moro em uma cidade com muitos morros, o que demandaria muito torque do motor da bicicleta elétrica. O lojista se dispôs a testar a bicicleta elétrica e uma com motor a combustão, com um peso simulando a minha carga, e depois me passar os resultados, para que eu pudesse avaliar se eu iria querer fazer a compra ou não. O teste foi feito, ele me passou o resultado (a bicicleta não tem torque suficiente no motor para subir morros comigo), e isso sem eu ter confirmado que iria comprar a bicicleta.

Não existe assento de bicicleta confortável, seja a primeira ou a décima bicicleta

Assentos de bicicletas existem de todos os tipos, tamanhos e formas, e o que todos eles tem em comum é o desconforto. Você pode comprar um assento fora do mercado para adaptar na sua bicicleta, um calção acolchoado, um saco com gel, mas garantimos que sempre haverá algum grau de desconforto.

As rodas fazem uma grande diferença na primeira bicicleta

Um dos aspectos mais importantes de comprar uma bicicleta nova está nas rodas. As rodas fazem uma enorme diferença. Você pode decidir as rodas de acordo com o tipo de bicicleta, comprando um modelo bem básico, mas depois de um tempo vale muito a pena investir em um modelo melhorado.

Como escolher bicicleta: faça um test drive!

Obrigatoriamente, você terá que fazer um test drive da bicicleta que você quer comprar. Só essa experiência vai te proporcionar um pouco do que é a bicicleta que você quer. No trecho onde você for realizar o test drive, você terá de incluir subidas, descidas, terreno irregular, tráfego, curvas, retas, enfim, algumas variações possíveis no trânsito para que você possa realmente avaliar se aquela bicicleta é o que você estava procurando.

Não gaste demais na sua primeira bicicleta

Qualquer pessoa que pilota um veículo de duas rodas tem que estar consciente de que ele fará parte de um dos dois grupos: daqueles que ainda vão cair e daqueles que já caíram. Cada queda significa um dano à sua bicicleta, e quanto mais cara a bicicleta, mais caro será cada reparo após cada queda. Quanto menos experiente, também, maior a tendência a cair que você terá. Portanto, evite gastar demais na primeira bicicleta.

Invista em um kit de marchas paralelo de boa qualidade e aprenda a usá-lo

Bicicletas modernas vêm com muitas marchas. Usar o equipamento certo faz toda a diferença. O truque é encontrar a cadência correta (número de pedaladas por minuto) e manter estável, enquanto subindo, descendo ou sobre uma superfície plana. Um kit de marchas no mercado paralelo irá melhorar ainda mais sua experiência de pilotagem.

Andar de bicicleta é uma ótima experiência, que pode proporcionar um excelente momento para várias outras atividades, além de uma oportunidade para melhorar sua saúde, seja você jovem, adulto, criança, ou até mesmo um idoso!

Como você comprou sua primeira bicicleta? Ou ainda está com dúvidas sobre sua primeira bicicleta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.