Olá pessoal apaixonado por esportes radicais! No artigo de hoje vamos falar sobre quedas, sim as inevitáveis quedas existentes no mundo dos esportes como skate, bicicleta, patins, etc.

Por mais incrível que pareça, as quedas geralmente assustadoras que acontecem nesses esportes raramente geram consequências graves aos praticantes. Apesar de não parecerem, os capotes existentes são esperados, portanto, o praticante está preparado para algo que possa dar errado, e quase sempre apto a agir de forma certa.

Muitos pais não aceitam que os filhos pratiquem certos esportes devido às quedas. Sim, não podemos dizer que não existem risco nesses esportes, mas o que podemos afirmar que o risco é igual ou até menor que em outros esportes de contato físico, como o futebol por exemplo.

Se você pretende iniciar qualquer prática de esporte radical, a primeira coisa que deve buscar saber, são quais os riscos e como se proteger de tais riscos. Um risco eminente são as quedas, portanto, devemos buscar formas de lhe dar com elas.

Surge aqui nossa primeira dica, como aprender a cair? Sim, devemos aprender como cair sem colocar nosso corpo em risco. Muita gente não sabe, mas existem técnicas de quedas e rolamentos que são utilizadas no judô, por exemplo, que são úteis para qualquer queda, em qualquer esporte.

Veja neste vídeo abaixo, como realizar os rolamentos. Você certamente em algum momento de sua prática esportiva, vai precisar se defender de uma queda em alta velocidade, no vídeo fica bem claro como é a maneira mais segura de fazê-lo.

É muito importante perder o medo de cair, pois é tentando evitar a queda que existem as piores contusões. Atualmente no Youtube é possível encontrar diversos vídeos ensinando as técnicas de quedas. Um grande exemplo de esporte que aprendeu como utilizar a queda como benefício é o Parkour.

A segunda dica e também muito importante, é sempre utilizar equipamentos de segurança, principalmente quando se está iniciando no esporte. O período de adaptação aos movimentos e impactos é o período mais inconstante que existe. Nele você não tem a experiência motora necessária para reagir às adversidades de cada situação e com isso, as chances de queda são muito maiores.

O vocabulário mais utilizado no mundo dos esportes radicais é que primeiro você aprende a cair para somente depois aprender as manobras. Isso faz sentido, porque evitar as quedas mais fortes já é uma evolução dentro do esporte.

A terceira dica é respeitar os limites. Mas quais são os limites? Primeiro são seus limites pessoais, não é porque você viu alguém fazendo alguma manobra extremamente radical que você deve ir atrás, primeiro você deve observar o grau de dificuldade e a experiência de movimento de quem a executou.

Dicas de como cair de skate, patins e bike

Como cair de maneira correta?

Quem está iniciando nos esportes radicais, deve buscar sempre as manobras básicas, sim, a palavra vem de base, que certamente ofereceram informações para outras mais complexas, ou seja, uma evolução gradativa.

Para facilitar o exemplo dado anteriormente, imagine que você iniciou há poucas semanas a prática do skate. Certamente você vai encontrar pessoas pulando escadarias enormes, mas isso não quer dizer que você já tenha experiência e base motora para executar tal movimento. É muito importante ir degrau por degrau.

Outra dica importante é utilizar peças de qualidade. Na hora de comprar, saiba como escolher seu skate, sua bike, seu patins, porque uma peça de má qualidade pode apresentar defeito em uma hora crucial e provocar uma queda totalmente inesperada, que no caso, são as que causam mais estragos.

Nossa última dica é que você converse bastante com pessoas mais experientes no esporte, busque orientações sobre os riscos de cada movimento, além de pedir dicas de como realizá-lo de forma correta. Tudo são situações que minimizam o risco de quedas inesperadas.

Para finalizar este artigo, queremos deixar bem claro que estas foram apenas dicas para amenizar a quantidade de quedas, principalmente as quedas inesperadas. Nos esportes radicais, as quedas fazem parte do dia a dia dos praticantes, sendo assim, aprenda a lidar com elas da melhor forma possível.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.