Um doador de sangue é um tipo especial de voluntário. Uma doação de sangue pode ajudar a salvar a vida de até cinco pessoas. Quando não há sangue suficiente em um banco de sangue de uma região, pacientes podem ter que esperar por horas, atrasando sua recuperação. Em alguns casos, como pacientes que estão em uma lista de transplante de órgãos há meses ou anos, podem perder a oportunidade para o transplante se não houver sangue para a cirurgia.

O problema é que não adianta ir ao hemocentro da sua cidade e achar que você pode ir doando de qualquer jeito. Algumas condições podem te impedir de doar sangue. Será que estar menstruada também te impede de doar sangue? Vejamos.

Posso doar sangue?

Para ser um doador de sangue é necessário:

Estar em posse de documento de identidade com foto

Peso mínimo de 50 quilos.

Ter a partir de 16 anos de idade.

Não ter feito tatuagens nos últimos 12 meses

Comer bem antes da doação e beber bastante líquido

Não possuir doenças como: malária, hepatite, AIDS, HPV, câncer linfático, entre outras que possam ser transmitidas pelo sangue.

Não estar em tratamento que use qualquer tipo de medicamento (antidepressivos, medicamentos controlados, quimioterápicos, etc).

Doar sangue menstruada faz mal?

Não há problema algum em doar sangue menstruada. Algumas mulheres podem ser impedidas de doar sangue durante a menstruação por episódios de anemia, mas são condições que não estão diretamente relacionadas. Pode ser um distúrbio de alimentação que pode estar prejudicando a saúde da pessoa e, consequentemente, prejudicando a saúde do sangue.

Pode doar sangue tomando anticoncepcional?

Pode sim, sem problema algum. É um tipo de medicamento que não altera a estrutura sanguínea.

Doando sangue menstruada

Doar sangue durante a menstruação não tem problema, mas é possível que você precise alguma dose extra de alimentos para evitar uma anemia. (Foto: www.momjunction.com)

Como vai ser o processo de doação?

Você primeiramente vai responder a algumas perguntas sobre a sua saúde. Passando pelo questionário, você vai fazer um mini exame físico, que verificará sua pressão arterial, temperatura, pulso e nível de ferro no sangue. Você vai então para uma área onde fará um lanche prévio a doação de sangue.

Após o lanche, você vai para a área doadora, onde você deve lavar os braços e eles serão limpos com anti-séptico e seu sangue será coletado usando suprimentos novos, estéreis, e descartáveis. Após a doação estar terminada, enchendo uma bolsa, você será solicitado a ficar sentado por mais alguns segundos, ou até minutos, se sentir tonto. Um curativo é colocado sobre onde foi feita a incisão. O enfermeiro pedirá que você mantenha o braço dobrado

Depois de doar

Depois da doação, você vai para a área onde fez seu lanche para mais um lanchinho. Se você passou mal, eles provavelmente vão te dar um lanche reforçado. Deixe o curativo por 4 a seis horas, não pule refeições, e nem pegue muito peso no dia da doação. Seu sangue será restaurado a níveis normais após 24 horas da doação.

O que acontece com o meu sangue depois da doação?

Cada doação de sangue tem seus componentes divididos:

Glóbulos vermelhos, essenciais para transportar oxigênio e vitais para os tecidos do corpo podem ser armazenados durante 42 dias.

Plaquetas, um componente de coagulação essencial para pacientes que lutam contra leucemia e outros cânceres deve ser utilizado no prazo de 5 dias.

O plasma é um fluido rico em nutrientes que viaja com as células do sangue através do corpo. O plasma fresco congelado e dado aos pacientes com problemas de coagulação.

Crioprecipitado é um concentrado de plasma rico em proteínas específicas de coagulação que faltam ao hemofílico.

Saiba onde você pode fazer uma doação de sangue e vá fazer a sua. Você já doou sangue? Sabe como é o procedimento de doação do começo ao fim?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.