Pedras nos rins: sintomas e tratamento

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Muitas vezes não há sintomas de uma pedra nos rins, até que ela começa a se mover e bloqueia o fluxo da urina. Quando isso acontece, os sintomas aparecem e aí então, começam os problemas.

Quais são os sintomas de pedras nos rins?

Às vezes, uma infecção também está presente, e pode causar esses sintomas adicionais:

Como diagnosticar uma pedra nos rins?

Como os sintomas de pedras nos rins também podem ser sinais de outros problemas urinários, o médico confirma que você tem uma pedra no rim com uma avaliação que pode incluir exames de sangue e urina. Seu médico também pode solicitar uma tomografia computadorizada, que mostra os rins, ureteres, e também a pedra. A TC tem a vantagem de não necessitar de uma injeção intravenosa de material de contraste.

Uma urografia excretora é uma técnica de raio-X e o seu médico pode aconselhar para visualização dos rins. Envolve uma injeção intravenosa de contraste, que permite que seu médico avaliar os rins e sistema urinário. Um ultra-som pode também ser utilizado para avaliar os rins.

Hidratação para prevenção de pedras nos rins

Uma boa hidratação e evitar refrigerantes é ainda uma das melhores formas de prevenir as pedras nor rins. (Foto: newsunhealthblog.com)

Quais os tratamentos para pedras nos rins?

Para pedras pequenas, a maioria das pessoas não precisa de nenhum outro tratamento a não ser tomar remédio para dor e beber bastante líquidos. Se o seu médico pensa que a pedra pode sair por conta própria, e se você acha que pode lidar com a dor, ele ou ela pode sugerir o tratamento em casa, incluindo:

Se a sua dor é muito grave, se as pedras estão bloqueando o trato urinário, ou se você também tem uma infecção, o seu médico provavelmente vai sugerir um procedimento médico, como a litotripsia ou cirurgia para lidar com a pedra. Pode ser um procedimento invasivo, ou algo feito através de laser ou outros métodos mais modernos.

Como prevenir pedras futuras?

Depois de ter tido uma pedra nos rins, você está mais propenso a ter uma nova. Quase metade de todas as pessoas que têm uma pedra terá mais pedras dentro de sete anos, a menos que tomem medidas preventivas.

Você pode ser capaz de evitar a obtenção de mais pedras nos rins por beber mais líquidos e fazer alterações em sua dieta. Fale com o seu médico ou um nutricionista, se você precisar de ajuda com a sua dieta. Se você tem fatores de risco para ter mais pedras, tais como história familiar de pedras, o seu médico pode sugerir medicamentos que ajudam a prevenir a formação de pedras.

Por que visitar o médico é tão importante se você tem histórico de pedras nos rins?

Se você não cuidar apropriadamente, com um médico especializado no assunto, o problema pode causar um grande número de agravamentos. Se você tem um histórico de infecções do trato urinário, diminuição da função renal, sistema imunitário deficiente um único rim sistema imunitário deficiente ou já teve um transplante de rim, a frequência com a qual você visita o médico deve aumentar. Com este cuidado, você evita que a dor seja incapacitante e assim, possa prejudicar seu dia a dia.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.