Mentha pulegium, popularmente conhecida como poejo é uma planta medicinal de crescimento espontâneo e que se origina do Mediterrâneo e da Ásia ocidental. Seus benefícios para a saúde são os mais variados se consumida como parte de uma rotina saudável e uma dieta equilibrada. Vamos falar sobre alguns desses benefícios. Lembre-se de consultar seu médico antes do consumo de qualquer chá ou planta medicinal, evitando interações com outros medicamentos, alergias e outros problemas.

Para quê serve o chá de poejo: saúde digestiva

Com suas propriedades carminativas, a planta medicinal usada na preparação do chá contribui para a eliminação dos gases que ficam presos e acumulados no sistema digestivo. Portanto, o chá de poejo pode ser eficaz no tratamento de problemas como inchaço. Além disso, as propriedades antiespasmódicas do chá de poejo ajudam a suavizar e aliviar as dores do estômago.

Chá de poejo para a saúde respiratória

Graças ao fato de apresentar um alto teor de mentol do composto orgânico, a erva é dotada de propriedades expectorantes e, portanto, pode contribuir para a eliminação de secreções acumuladas nos pulmões e problemas auxiliares de tratamento, como resfriados, combatendo seus principais sintomas.

Chá de poejo é bom para combater a febre

Por causa de suas propriedades para estimular o suor, a planta medicinal também pode ser útil para colaborar com a redução da febre. Principalmente no começo de gripes e resfriados quando a febre é leve, esse chá pode ser um aliado para te deixar melhor.

Chá de poejo melhora a qualidade do sono

O chá de poejo também é sedativo e relaxante, o que significa que pode ajudar a relaxar o corpo, algo que é benéfico para uma noite de sono com maior qualidade. Também pode ser usado para combater os sintomas de nervosismo e ajudar a reduzir a insônia.

Chá de poejo

Use o chá de poejo para ganhar benefícios para sua saúde que podem te auxiliar numa rotina melhor. (Foto: Consumer Health Digest)

Alívio dos sintomas da menstruação com o chá de poejo

O chá de poejo pode contribuir para o alívio do desconforto e da dor das cólicas menstruais. No entanto, é importante lembrar que, com suas propriedades emenagogas, a planta aumenta o fluxo menstrual. Evite o consumo do poejo caso você já tenha algum problema com seus ciclos menstruais.

Poejo serve no auxílio para o tratamento de feridas

As propriedades anti-sépticas e curativas do chá de poejo podem ser apreciadas na aplicação externa e uso no banho. Isso é para ajudar a limpar feridas, promover a cicatrização adequada e prevenir a infecção.

Como fazer o chá de poejo?

O chá de poejo é fácil e simples de fazer.

Ingredientes

10 g de folhas de poejo

200 ml de água quente

Adoçante ou mel

Método de Preparo

Coloque as folhas do poejo em uma panela e cubra com água fervente. Deixe a panela fechada até aquecer. Coe o chá e misture com adoçante ou mel, e ele estará pronto para consumo.

Cuidados com o uso do poejo

As mulheres grávidas não devem consumir chá de poejo, especialmente durante os primeiros meses de gravidez, porque a planta usada na preparação da bebida pode causar sangramento e levar ao aborto espontâneo.

Também não deve ser usada por mulheres que estão amamentando seus bebês e crianças menores de 12 anos de idade. A planta também não é recomendada para quem sofre de doença hepática ou renal, pois pode agravar essas condições.

Quando tomado por via oral ou aplicado na pele, a planta pode causar sérios danos ao fígado, rins e sistema nervoso. Pode também trazer efeitos colaterais como tontura, dor de estômago, náusea, vômito, ardor na garganta, febre, confusão, inquietação, convulsões, problemas de visão e audição, pressão alta, insuficiência pulmonar e danos cerebrais.

Além disso, o uso repetido do extrato alcoólico da folha da planta em um período superior a duas semanas tem sido associado à morte.

Quando consumido em grandes quantidades, fornece uma substância herbácea chamada pulegona, que é considerada tóxica. Portanto, devemos ter moderação tomando a bebida. O consumo excessivo da planta pode causar parada respiratória.

Antes de usar o poejo na forma de chá ou de qualquer outra forma, repetimos que é aconselhável consultar o médico para ver se é apropriado para o seu caso, especialmente se você sofre de alguma doença no momento ou tem uma condição de saúde específica.

Não substitua qualquer tratamento apenas pelo uso de chá e se você estiver usando qualquer tipo de medicamento, converse com seu médico para verificar se não há risco de interação entre o poejo e o remédio usado.

Você já ouviu falar sobre o chá de poejo e seus benefícios para a saúde? Você já tentou esta bebida?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.