Hoje vamos falar sobre exercícios que fazem mal para quem ter dores no joelho. Atualmente é cada vez mais freqüente encontrar pessoas que se queixam de dores ou apresentam lesões nos joelhos. Ao contrário do que muitos pensam os exercícios físicos não são os causadores dos problemas, mas sim sua intensidade excessiva ou erros na realização do mesmo.

A realização de exercícios com cautela, atenção e principalmente uma supervisão pode auxiliar na redução das dores e no fortalecimento da articulação do joelho que é tão exigida ao longo do dia.

Você talvez esteja se perguntando como o exercício físico ajuda a reduzir problemas no joelho, é muito simples, os músculos que atuam sobre o joelho devem oferecer de maneira correta uma estabilidade à articulação, mas sempre promovendo seus movimentos de maneira eficaz.

Ao se exercitar estes músculos, visa-se o melhor funcionamento e melhor estabilidade, mas é justamente neste ponto que há uma imprudência, hora por excessos, hora por falta de informação mesmo. Na sequencia do artigo vamos falar mais sobre os exercícios que podem causar as dores ou aumentá-las.

Evitar exercícios repetitivos

Muita gente fala que o joelho é frágil devido ao grande número de lesões relacionadas ao mesmo, mas o problema não é a fragilidade, pelo contrário, a prática de exercícios repetitivos ou sobrecarga de peso são os principais fatores maléficos.

Piores exercícios para articulação do joelho

Quais os exercícios que causam dores no joelho?

Vejam a lista que fizemos dos exercícios que podem causar lesões ao joelho, além do exercício, vejam os motivos que os tornam tão perigosos.

Agachamento

É necessário respeitar o limite angular deste agachamento e principalmente não abusar na quantidade de carga. Pessoas que não estão acostumadas com este tipo de exercício não devem utilizar nenhum tipo de peso até educar seu corpo com o devido movimento.

Aparelho simulador de escada

Este tipo de aparelho faz com que a pessoa transfira o peso do seu corpo para frente, movimento que naturalmente provoca sobrecarregando o joelho. A partir desta informação, é de extrema importância respeitar os limites angulares do movimento, consulte a indicação de um especialista.

Caminhada

Sim pessoal, até a caminhada que parece inofensiva pode ser muito ruim para a articulação do joelho. Areia, ruas com subidas ou descidas intensas, terrenos irregulares fazem com o que os dois joelhos venham a trabalhar de forma desigual, compensando a irregularidade e tentando manter o equilíbrio. É indicado que a caminhada seja praticada em um lugar plano.

Corridas de longa distância

As pessoas que correm muitas distâncias, acima de 40 km, o risco de lesões é muito alto, uma vez que a sobrecarga da frenagem das passadas é repetida muitas vezes. Durante a corrida, o peso corporal chega a dobrar forçando as articulações duas vezes mais do que em uma caminhada. Em caso de corridas em descidas, esta sobrecarga é ainda mais elevada, ou seja, o risco é ainda maior.

Exercícios que exijam saltos

Indiferente do exercício ou esporte que esteja praticando, a quantidade é um dos fatores determinantes para a execução segura ou não do mesmo. Quanto maior for o número de repetições dos saltos, maior será a sobrecarga sobre as articulações e conseqüentemente o risco de sentir dores ou desenvolver alguma lesão.

Por enquanto é isso pessoal, estamos chegando ao final deste artigo e queremos informar que jamais deixe de praticar exercícios físicos. Pior do que os riscos de lesões durante o exercício físico é falta de prática do mesmo. Se quiser saber mais sobre as atividades físicas diárias, Consulte a pirâmide do exercício.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.