O óleo essencial de hortelã tem muitos usos, e não é de admirar que esse óleo seja um item básico nos armários de remédios de muitas pessoas. E certamente faz muito mais do que refrescar o hálito. É usado para aliviar náuseas e outros problemas estomacais, melhorar os sentidos antes de uma longa reunião e refrescar os músculos sobrecarregados (graças ao mentol). Felizmente, a hortelã-pimenta também ajuda a limpar o congestionamento, dores de cabeça silenciosas e combater os sintomas da TPM.

É importante notar que o óleo essencial de hortelã é intenso e muito mais concentrado do que outros óleos essenciais. A aplicação tópica de óleo de hortelã é geralmente segura, embora seja necessário diluir com um óleo transportador como óleo de amêndoa ou jojoba. É aconselhável que algumas pessoas possam sentir uma sensação de queimação ou erupção alérgica, especialmente com pele sensível. E mais importante, nunca é aconselhável usar em crianças pequenas.

Propriedades do óleo essencial de hortelã

Toda a planta contém mentol, um composto orgânico com propriedades anestésicas locais, que proporciona uma maravilhosa sensação de resfriamento enquanto alivia naturalmente o desconforto. Também possui propriedades antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias, inseticidas, antiespasmódicas e carminativas.

Óleo essencial de hortelã e benefícios para a indigestão

Uma das ervas mais antigas e mais conceituadas para digestão relaxante é a hortelã-pimenta. O óleo de hortelã-pimenta é muito útil na digestão, pois possui uma propriedade carminativa de expulsão de gases (do estômago ou intestinos, de modo a aliviar a flatulência ou a dor ou distensão abdominal).

Massageie várias gotas em seu abdômen, coloque uma gota nos pulsos ou inspire para aliviar enjoos ou náuseas em geral. Beber chá de menta tem sido o antídoto para uma dor de estômago. Diz-se também que a inalação de óleo de hortelã ajuda a reduzir o apetite, provocando uma sensação de plenitude.

Efeitos do óleo de hortelã

O óleo de hortelã pode trazer vários benefícios para sua saúde com o uso responsável. (Foto: Today Show)

Óleo de hortelã para tratamento natural de resfriados ou congestão

O mentol proporciona alívio eficaz de muitos problemas respiratórios, incluindo congestão nasal, sinusite, asma, bronquite e resfriado e tosse comum. Muitas vezes, é incluído como ingrediente nas fricções naturais no peito para ajudar com a congestão.

Massageie 2-3 gotas (junto com um óleo transportador) no peito ou deixe cair em um umidificador para ajudar a limpar a congestão nasal e pulmonar.

Se sua cabeça estiver cheia ou você não conseguir parar de tossir, experimente um vapor de óleo essencial de hortelã-pimenta. Despeje água fervente em uma tigela de metal ou vidro e adicione algumas gotas de óleo essencial (eucalipto e alecrim são boas combinações com hortelã-pimenta). Coloque uma toalha sobre a cabeça e posicione o rosto 25 a 30 cm acima da tigela e respire o vapor.

Dor de cabeça tratada com óleo essencial de hortelã

O óleo de hortelã é excelente para manter à mão, especialmente se você está propenso a dores de cabeça. Sabe-se também que o uso deste óleo diminui efetivamente sintomas como náusea, vômito, sensibilidade ao ruído e sensibilidade à luz.

Com uma pequena quantidade de óleo de amêndoa ou outro óleo transportador e uma gota de óleo de hortelã-pimenta, esfregue as têmporas, a testa, os seios nasais (evite o contato com os olhos) e a parte de trás do pescoço para ajudar a aliviar a dor de cabeça e a pressão. Quando aplicado topicamente, o óleo de hortelã-pimenta deixa uma sensação calmante e refrescante que tende a fazer maravilhas.

Estresse tratado naturalmente com hortelã

Como muitos outros óleos essenciais, a hortelã-pimenta é capaz de aliviar o estresse, a depressão e o esgotamento mental devido à sua natureza refrescante. Também é eficaz contra o sentimento de ansiedade e inquietação.

Para aliviar o estresse, a combinação de óleos essenciais de hortelã, lavanda e gerânio adicionados a um banho quente ajuda a aliviar a rigidez enquanto é absorvida pela pele.

Tente aromaterapia usando um difusor de lâmpada de vela com óleos essenciais.

Mais energia com o óleo essencial de hortelã

O óleo de hortelã-pimenta afeta poderosamente e melhora a clareza mental e aumenta os níveis de energia. Se você está tentando reduzir a cafeína, isso pode ser uma bênção para sua pausa no meio da tarde.

Esfregue uma gota de óleo sob o nariz para ajudar a melhorar a concentração e a atenção.

Difundir o óleo de hortelã na sala ajuda a melhorar a concentração e a precisão.

Aplique na parte de trás do pescoço e ombros repetidamente para manter os níveis de energia elevados durante o dia.

Inspire antes e durante um treino para ajudar a melhorar o seu humor e reduzir a fadiga.

Músculos doloridos tratados com hortelã

Como o óleo de hortelã tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antiespasmódicas, ele não só pode aliviar a dor e a inflamação, mas também pode acalmar os espasmos que causam cãibras musculares.

Ao usar o óleo de hortelã como óleo de massagem e combinado com outros óleos, ele tem a notável capacidade de estimular a circulação na superfície da pele, abrindo os poros da pele e trazendo uma sensação calmante aos músculos e articulações cansados. Este óleo também pode ser usado como tratamento local para um efeito rápido.

Quais outros benefícios do hortelã?

Para picadas de insetos, use uma combinação de óleo essencial de hortelã e óleo essencial de lavanda para descartar rapidamente a coceira! É realmente semelhante à lógica do uso de creme dental ou creme de mentol, mas sem a pasta bagunçada. Lembre-se de diluir com um óleo transportador se for sensível ao óleo essencial direto na pele.

Adicione um pouco de óleo de hortelãa ao shampoo para tratar a caspa.

Se você tiver problemas com formigas em sua casa, deixe uma bola de algodão encharcada de hortelã no caminho. Elas não são grandes fãs de menta e você terá o aroma agradável em sua casa!

Para pés doloridos, adicione algumas gotas ao banho para aliviar os pés doloridos, inchados e sobrecarregados!

Atualize a área da lata de lixo e adicione algumas gotas ao fundo para obter um agradável aroma a menta.

Como vocês usam o hortelã?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.