Para aqueles de nós que usamos óleos essenciais como parte de nossa rotina diária, estamos constantemente usando e comprando vários potinhos, algo que pode ficar muito caro e acabar com nossos planos de aromaterapia. É por isso que aprender a fazer óleos essenciais caseiros pode te ajudar a economizar um bom dinheiro. Deve-se anotar que os óleos essenciais caseiros são substitutos apropriados para muitos tipos de óleos essenciais vendidos em lojas, mas as versões caseiras serão mais fracas, sendo uma opção para usar no dia a dia e com moderação. Nossa receita é uma alternativa mais barata para os óleos essenciais maravilhosos que você já usa todos os dias. Especialmente se você também cultiva suas próprias ervas em casa.

Como fazer óleos essenciais de plantas?

Tenha em mente que esta receita faz uma versão muito “diluída” dos óleos essenciais aos quais estamos acostumados. Ajuste a quantidade que você usa de acordo com suas necessidades e a força de seus óleos caseiros. Com o tempo, você poderá incrementar essa receita com outros itens. Muitas pessoas passam a usar o destilador caseiro para preparar óleos essenciais, mas queríamos uma receita que qualquer um pudesse usar sem gastar muito dinheiro.

Fazendo óleos essenciais

Depois que você começar a fazer óleos essenciais em casa, você vai economizar um bom dinheiro nesses itens da aromaterapia. (Foto: Mercola)

Materiais necessários para fazer óleos essenciais caseiros

  • Óleo transportador
  • Frascos de vidro com tampa
  • Panela de barro
  • Gaze
  • Frascos de vidro escuro com tampa
  • Ervas, flores ou cascas de frutas de sua escolha

Passo a passo para fazer óleos essenciais

O primeiro passo é escolher um óleo transportador. Este óleo é um meio pelo qual a essência da planta, flor, ou casca de fruta será conservado. Existem vários tipos de óleos portador disponíveis, mas os mais comumente utilizados são o óleo de germe de trigo, amêndoas e jojoba.

O segundo passo é encher um frasco de vidro com 225 gramas de ervas ou flores de sua escolha. Duas colheres de chá de ervas secas moídas é equivalente a três ou quatro ramos frescos. Você pode usar mais de uma ervas, flores ou cascas de frutas para fazer combinações de óleos essenciais.

O terceiro passo é despejar o óleo transportador no frasco com ervas ou flores. Encha-o até atingir a base da tampa do frasco. Feche bem a tampa, impedindo que qualquer ar entre. Repita os passos 2 e 3 para todos os recipientes.

O quarto passo é encher sua panela de barro com água e colocar seus frascos dentro. Lembrando: a tampa tem que impedir a troca de ar e de água, completamente selada.

O quinto passo é cozinhar os frascos em fogo baixo e deixá-los ferver durante oito horas. Durante o curso de oito horas, certifique-se de monitorar o nível da água. Adicione mais água conforme necessário para manter a bacia cheia.

O sexto passo é esperar a água esfriar para então retirar os potes da panela, e deixá-los esfriar à temperatura ambiente. É recomendado deixar as ervas, flores, e cascas no óleo, para que a infusão continue ocorrendo.

E finalmente, você tem seu óleo essencial. Fácil, não é? Conhece outra técnica para fazer óleos essenciais? Compartilhe nos comentários! Queremos conhecer mais formas de fazer essa substância essencial para a aromaterapia.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.