Atualmente as pessoas buscam diversas formas de lucrar com o comércio e uma das formas mais rentáveis é a venda de produtos “milagrosos” para emagrecer. Gel que promete queimar gordura, ou até mesmo suplementos para queimar gordura localizada são comercializados todos os dias.

Hoje vamos falar das pessoas que lutam contra as gorduras localizadas. Muitas destas pessoas buscam exercícios específicos para queimá-las. A gordura da barriga é a mais odiada pela população.

Neste artigo vamos falar dos mitos envolvendo a queima de gordura localizada. Além dos produtos com falsos resultados citados acima. Entenda se o exercício praticado tem ou não a capacidade de queimar gordura daquela região.

Vamos começar falando dos abdominais. Eles são realizados de forma cada vez mais intensa a fim de eliminar as gorduras da barriga, mas a pergunta que fica é: Isso funciona? Infelizmente não. Na sequência de nosso artigo vamos descobrir porque não é possível queimar gordura localizada.

Como foi citada acima, a crença é de que se você exercitar uma parte especifica do seu corpo, você irá queimar gordura daquela região. Porém, não é assim que as coisas funcionam. É importante compreender o que acontece quando praticamos o exercício.

Primeiro, acontece o desenvolvimento muscular

Todas as vezes que praticamos exercícios físicos sob resistência além da natural, os tecidos musculares sofrem pequenas lesões. O nosso organismo regenera estas pequenas lesões e o organismo recupera-se com músculos mais fortes.

Sendo assim, na próxima vez que se exercitar, você será capaz de suportar um estímulo mais intenso. Essas pequenas lesões são fundamentais para que os músculos se adaptem.

Uma alimentação adequada também é fundamental para conseguir aumento de massa muscular. Esse desenvolvimento muscular é conhecido como tonificação, ou seja, é a definição muscular, tão admirada por muitos.

Tem como queimar gordura localizada?

Abdominal queima gordura localizada?

Segundo, acontece a redução de gordura

A redução acontece quando as células de gordura são quebradas para oferecer a energia necessária para seu organismo continuar realizando a atividade física. Vale lembrar que para quebrar estas células, os exercícios precisam ser de longa duração.

Neste momento torna-se importante frisar que esta gordura que é queimada, não tem relação com a região exercitada, ou seja, fazer mil abdominais não irá te fazer queimar a gordura da barriga.

Diversos estudos e pesquisas estão sendo realizados a fim de confirmar que existe a queima de gordura localizada, mas até o momento isso não foi cientificamente comprovado. Confiram a seguir, quais são as descobertas dos estudiosos até então:

Concluíram que um exercício intenso pode induzir a quebra de células gordurosas localizadas, mas estes resultados não são significativos estatisticamente. Sendo assim, os estudos afirmam que seriam necessários muitos anos para conseguir pequenos resultados localizados.

É importante saber que a quantidade de calorias gastas por todo o corpo durante exercícios aeróbicos, é muito maior do que exercícios de grupos musculares específicos.

Sendo assim, se você deseja perder gordura localizada, seja ela qual for você deve sempre optar pelos exercícios que envolvam o corpo todo, indiferente do tipo de exercício. Natação, corrida e andar de bicicleta são os mais aconselhados para este caso.

Os especialistas alertam sobre outro mito. Estamos falando das pessoas que realizam atividade física em jejum. Muitos acreditam que isso trará respostas positivas na perda de peso, mas isso não é verdade. Pelo contrário, este tipo de atitude poderá te colocar em sérios riscos.

Conclusão

Deu pra perceber que o assunto é bem complexo, mas até o momento não é possível afirmar que existe queima de gordura localizada de forma eficiente. Mesmo que exista a queima de gordura localizada em um exercício, a queima promovida por um exercício que estimule o corpo todo tem resultados muito melhor.

O nosso organismo tem várias fontes de reserva de gordura e é a genética que determina de onde aquela pessoa vai gastar gordura. Algumas pessoas gastam mais gordura da barriga, outras do rosto ou dos braços e etc.

Sendo assim, perder a gordura da barriga pode ser muito mais difícil para uns do que para outros. Isso acontece porque no caso de alguns, a gordura da região da barriga é o último lugar do qual a gordura é quebrada.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.