Um naturólogo é um profissional de saúde que aplica terapias naturais e holísticas no tratamento de seus pacientes. Seu espectro compreende muito mais do que nutrição e a prática de exercícios físicos. A naturologia Inclui práticas aprovadas de cura natural, como reflexologia, antroposofia, medicina Herbal e medicina chinesa tradicional, bem como o uso de métodos modernos de naturologia, como técnicas novas de massoterapia, Yogaterapia, entre outras.

Naturologia: por que é importante?

Numa época em que a tecnologia moderna, a poluição ambiental, a má alimentação e o estresse desempenham um papel significativo na degradação da saúde, a habilidade de um naturólogo para aplicar métodos naturais de cura é de considerável importância. Frequentemente, esse profissional é o último recurso na busca longa de um paciente para uma melhor saúde. Dando atenção personalizada a cada paciente, o naturólogo vê a humanidade como uma unidade holística de corpo, mente e espírito.

Usando uma variedade de métodos alternativos de diagnóstico, um naturólogo pode muitas vezes com sucesso apontar uma predisposição a problemas no corpo antes do início da doença aguda, e tratar o paciente com terapias específicas e mudanças no estilo de vida do paciente.

Naturologia clínica: como é o trabalho do naturólogo?

Um naturólogo geralmente executa seu trabalho em um ambiente freelance, com a opção de trabalhar em hospitais, spas, pesquisas, cuidados de saúde, ou administração de clínicas. Pode-se contratar um naturólogo para consultoria nutricional e familiar, assim como também pode ser encontrado esse profissional em uma clínica de beleza. Um naturólogo pode se especializar em infertilidade, problemas de pele, esportes, crianças ou geriatria. A crescente aceitação da naturologia em todo o mundo oferecem uma riqueza de oportunidades para o futuro desenvolvimento profissional e pessoal nessa carreira.

Vantagens da naturologia

A naturologia utiliza de diversas técnicas naturais para buscar a cura de um indivíduo, sendo uma das formas mais saudáveis de buscar a cura para problemas persistentes. (Foto: Wellbeing Chiropractic)

Naturologia: como ela é realizada?

Os princípios da naturologia foram utilizados pela primeira vez na Grécia antiga. O filósofo grego Hipócrates acreditaca em observar o indivíduo como um todo para encontrar uma causa de doença, e usando as leis da natureza para induzir a cura. Foi a partir dessa escola original de pensamento que a naturologia teve seu início, e seus princípios básicos continuam até hoje, sendo eles:

  • O poder de cura da natureza: a natureza tem a capacidade inata de curar
  • Identificar e tratar a causa, não o sintoma: há sempre uma causa subjacente a todo problema de saúde, seja ela física ou emocional
  • Não causar danos: nunca tratamentos que possam causar efeitos colaterais ou causar outros problemas de saúde.
  • Tratar a pessoa por inteiro: ao preparar um plano de tratamento, todos os aspectos do indivíduo são levados em consideração
  • Educação aos pacientes: um naturólogo capacita o paciente a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde, ensinando como ele pode se cuidar sozinho
  • Práticas preventivas: um naturólogo pode remover substâncias tóxicas e situações do estilo de vida de um paciente para prevenir o aparecimento de novas doenças

De acordo com os naturólogos, o corpo tem a capacidade de se curar se tiver as condições certas para isso, e a naturologia, juntamente com a acupuntura, homeopatia, medicina herbal, e a maioria das outras modalidades holísticas buscam a cura em uma estrutura multidisciplinar.

Como acontece um atendimento com um naturólogo?

Uma consulta inicial com um naturólogo normalmente leva cerca de uma hora. Durante este tempo, o profissional fará perguntas sobre a condição da pessoa, histórico médico, dieta e estilo de vida, e quaisquer tratamentos convencionais que a pessoa possa estar tomando. O naturólogo pode então usar a iridiologia, ou diagnóstico pela observação da língua e unhas para obter uma melhor imagem do estado de saúde completo do paciente. Se necessário, testes patológicos como pelos, cabelos, fezes ou análises de sangue podem ser recomendados. Uma vez que toda a informação for recolhida, um plano de tratamento é formulado que aborda todas as áreas da vida da pessoa, proporcionando ao corpo a melhor oportunidade para curar a si mesmo. O plano de tratamento pode incluir conselhos sobre dieta, estilo de vida, exercício, fitoterapia, tratamentos com florais ou outros remédios adequados. Um naturológo também deve encaminhar o cliente para outros profissionais como parte de uma abordagem multidisciplinar de cuidados de saúde.

Naturologia: onde estudar? Tem curso de naturologia à distância?

Para se tornar um naturólogo, a pessoa tem de estudar no curso de naturologia. Apenas faculdades particulares oferecem o curso, mas a maioria delas aceita financiamento estudantil ou oferecem bons descontos aos estudantes. O curso de naturologia também é oferecido à distância, geralmente em modalidade semipresencial, onde a pessoa tem de realizar provas em um pólo EAD da faculdade.

Naturologia: salário

A grande maioria dos planos de saúde ainda não aceita a naturologia como parte integrante de seus atendimentos. Mas já existem prefeituras que oferecem o cargo de naturólogo, o qual deve ser assumido através de concurso público. O salário, nesse caso, varia entre 1,5 salários mínimos a 2 salários mínimos. Já no atendimento particular, por sessão, a consulta pode variar entre 5% e 35% do salário mínimo, dependendo da experiência do profissional e a cidade onde ele está.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.