Problemas nos dentes podem prejudicar muito nossa saúde e auto estima. Principalmente por geralmente envolverem tratamentos caros, a odontologia nem sempre é uma opção que as pessoas buscam para cuidar de seus dentes. Mas não precisa ser assim. Há diversas formas de conseguir tratamento odontológico gratuito e fácil, e nós podemos te ajudar a encontrar esses dentistas.

Tratamento odontológico gratuito em cursos de odontologia

Cursos de odontologia ao redor do país oferecem o tratamento odontológico gratuito para atrair pacientes afim de que os alunos possam praticar suas habilidades na profissão. Tanto cursos de graduação quanto de pós graduação oferecem esse tipo de atendimento, onde os dentistas que atendem os pacientes são alunos supervisionados pelos seus professores. na maioria dos casos, é necessário entrar em uma lista de espera para aguardar o procedimento necessário e o contato para o agendamento da consulta. Alguns casos, geralmente próteses, canais, pediatria, e cirurgia, podem ter atendimento imediato, mas varia de curso para curso.

Vale um lembrete: algumas universidades só atendem pacientes que tem um encaminhamento do SUS. Entre em contato pelo telefone com a universidade antes de buscar o atendimento para que você saiba o que é necessário.

Dentista gratuito pelo SUS

Algumas cidades tem Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), onde é possível realizar atendimentos simples. Você pode conferir no Portal da Saúde para encontrar a cidade mais próxima de você onde há um centro. No CEO, você poderá encontrar atendimentos como:

  • Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
  • Periodontia especializada
  • Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros
  • Endodontia
  • Atendimento a portadores de necessidades especiais

Outros atendimentos, como implante dentário e colocação e manutenção de aparelho ortodôntico também podem ser realizados dependendo do CEO. Entre em contato com o CEO de sua região para saber mais informações.

Tratamento odontológico

O tratamento dental gratuito é fácil de encontrar, e é um atendimento de qualidade e muito válido. (Foto: The Plaid Zebra)

Dentista gratuito em mutirão de saúde

Outra maneira de conseguir um dentista gratuitamente é através dos mutirões de saúde. Geralmente realizados em bairros ou regiões de baixa renda, os mutirões de saúde realizam atendimentos simples, sem muita complexidade. São geralmente realizados por grupos de dentistas do próprio SUS, universidades, ou ONGs. Nesse tipo de atendimento, geralmente os tratamentos disponíveis estão limitados a procedimentos mais simples, mas pode variar dependendo do tipo de mutirão que está sendo realizado. Consulte jornais de sua região e a secretaria de saúde de sua cidade para saber mais informações.

Dentista gratuito em ONG

Muitas ONGs oferecem os cuidados dentais básicos gratuitamente para famílias de baixa renda. Essas ONGs estão espalhadas por todo o Brasil, e realizam um ótimo trabalho profissional. Pesquise no Google por algumas ONGs de dentistas e veja se elas tem uma unidade de atendimento próxima a sua região. Vale a pena tentar.

Observações importantes sobre o tratamento odontológico gratuito

Nem tudo é de graça no atendimento odontológico gratuito. Alguns exames, principalmente os solicitados no atendimento em faculdades, podem ser pagos, e devem ser realizados fora do ambiente de atendimento em centros especializados.

Outra coisa a ressaltar é que nem todo mundo é atendido, principalmente em ONGs, mutirões, e cursos de faculdades. Há uma triagem de pacientes e alguns podem ser encaminhados para outros tipos de atendimento, enquanto outros sequer receberão atendimento.

Por fim, devemos lembrar que praticamente todos os tipos de atendimento odontológico gratuito terão uma fila de espera para os pacientes, e seu tratamento pode demorar um pouco para começar.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.