As meias de compressão já se tornaram parte fundamental da vestimenta dos corredores. Existem vários benefícios apontados para a utilização destas meias, entre eles podemos citar um melhor desempenho e recuperação muscular mais rápida.

No artigo de hoje vamos falar melhor sobre as famosas meias de compressão e seus benefícios, além de te dar dicas e informações para te ajudar na escolha entre usar ou não as mesmas.

Porque usar as meias de compressão?

O primeiro motivo apresentado pelos usuários é quanto à facilitação do retorno venoso, algo que realmente é importante e benéfico durante a atividade física. Com a utilização das meias, a tendência de o sangue acumular-se ao nível das pernas, tanto em repouso, como em exercício é muito menor.

O segundo motivo está diretamente relacionado com o retorno venoso. Quando ele acontece de forma eficiente, consequentemente há um aumento do aporte de oxigênio aos músculos, favorecendo a remoção de metabolitos como, por exemplo, o ácido láctico.

Estas condições em conjunto favorecem que a homeostase muscular seja cada vez mais eficiente, gerando condições fisiológicas melhores para aumentar a capacidade de resistência do atleta.

Um aspecto pouco discutido entre os corredores, mas de extrema importância é quanto é a vibração muscular, mas o que é isso? Durante a corrida, os músculos e tendões estão sujeitos a várias forças de impacto.

Durante este impacto acontece à vibração muscular, ela pode ser uma das causas de dor muscular de aparecimento tardio. Com a utilização das meias de compressão, esta vibração é reduzida consideravelmente.

Meias de compressão funcionam mesmo?

Todos os benefícios das meias de compressão

Meias de compressão funcionam mesmo?

Até o momento foram apontados relatos de pessoas que fazem uso das meias, agora vamos tratar dos benefícios e vantagens ao olhar científico. Estudos realizados em 2007 não encontraram alterações fisiológicas.

O mesmo tudo detectou uma redução do nível da dor muscular de aparecimento tardio, ou seja, confirmando então a teoria da vibração muscular apresentada acima. Mas este foi apenas o primeiro estudo.

No ano de 2009, um segundo estudo detectou melhoria no desempenho e uma melhoria no limiar de lactato. Resultados semelhantes a dois estudos, um realizado em 1998 e outro em 2006, ambos abordaram a economia de energia em corridas até 5 km.

Portanto, podemos afirmar que o relato de quem utiliza as meias de compressão tem fundamentos teóricos comprovados cientificamente. É importante relembrar que como existe a individualidade biológica, pode haver diferenças entre as pessoas.

Quais a principais vantagens em usar as meias de compressão?

  • Aumento do aporte de oxigênio nos músculos
  • Melhoria no retorno venoso
  • Aumento na velocidade de remoção do ácido láctico nos músculos
  • Minimizar a vibração muscular
  • Melhorar o equilíbrio e propriocepção muscular.
  • Redução da fadiga muscular
  • Manutenção da temperatura corporal
  • Redução do risco de lesões

Conclusão

Ficou claro que uso de meias de compressão tem benefícios importantes e que o investimento vale à pena. Estes benefícios são percebidos mais facilmente peles corredores de longas distâncias.

Mesmo com todos os benefícios citados, as pessoas devem estar atentas com os ricos ao utilizar as meias de compressão. Como o próprio nome diz, a função principal está relacionada à sua compressão.

Sendo assim, quando for comprar a meia de compressão é muito importante escolher de acordo com seu grau de compressão. É totalmente perigoso escolher simplesmente pelo preço ou pela beleza da mesma.

Caso você compre uma meia que ofereça compressão insuficiente, os benefícios não serão alcançados. Se o grau de compressão for excessivo é pior ainda, neste caso a circulação sanguínea será comprometida e os riscos são graves para a saúde.

Chegamos ao final deste artigo e queremos te convidar para continuar em nosso site, existem vários artigos falando sobre corrida e seus benefícios. Vejam como correr de forma correta e correr cada vez melhor. Obrigado pela atenção e volte sempre!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.