O ritmo frenético e exigências que enfrentamos diariamente, muitas vezes nos deixam estressados, sobrecarregados, cansados e até mesmo infelizes. A meditação é uma maneira simples, eficaz e conveniente para acalmar a sua mente ocupada, relaxar o corpo, ser tranquilizado e encontrar a paz interior em meio ao caos da vida do dia-a-dia.

Os recém-chegados à meditação muitas vezes se sentem intimidados. Eles imaginam um monge sentado em pose dos lótus por horas a fio no topo de uma montanha. Mas a realidade é que a meditação é muito mais fácil e acessível do que a maioria das pessoas imagina.
Aqui está um guia simples passo a passo para você meditar sozinho em casa.

Sente-se

A posição mais comum e acessível para a meditação é sentado. Sente-se no chão, em uma cadeira ou em um banquinho. Se você está sentado no chão, muitas vezes é mais confortável sentar-se de pernas cruzadas sobre uma almofada. Conforto é fundamental. Agora imagine um fio que se estende desde o topo de sua cabeça, puxando suas costas, pescoço e cabeça para cima em direção ao teto em uma linha reta. Sente-se ereto.

Relaxe o corpo

Feche os olhos e analise o seu corpo, relaxando cada parte, uma de cada vez. Comece com os dedos dos pés, pés, tornozelos, pernas e continue por todo o seu corpo. Não se esqueça de relaxar os ombros, pescoço, olhos, face, mandíbula e língua, que são áreas comuns para a tensão.

Fique quieto e silencioso

Agora que você está sentado e relaxado, tenha um momento para ficar quieto. Basta sentar-se. Esteja ciente de seus arredores, o seu corpo, os sons ao seu redor. Não reaja, nem tente mudar nada. Basta estar atento.

Relaxamento na Ioga

Meditar não significa parar de pensar. Significa se concentrar muito em apenas uma coisa: relaxar. (Foto: elenaselivan.com)

Respire

Vire a sua atenção para sua respiração. Respire em silêncio, ainda profundamente. Envolva o seu diafragma e encha os pulmões, mas não force a respiração. Observe como a respiração se sente no nariz, garganta, peito e barriga à medida que flui para dentro e para fora.

Estabeleça um mantra

Um mantra é um som, palavra ou frase que pode ser repetida em toda a sua meditação. Mantras podem ter benefícios espirituais, vibracionais e transformadores, ou podem simplesmente fornecer um ponto de foco durante a meditação. Eles podem ser falados em voz alta ou silenciosamente a si mesmo. Um mantra simples e fácil para iniciantes é dizer silenciosamente a cada respiração, estou respirando, estou respirando.

Acalme sua mente

Enquanto você se concentra em sua respiração ou mantra, sua mente vai começar a acalmar e tornar-se presente. Isso não significa que os pensamentos deixam de surgir. Enquanto pensamentos vêm a você, simplesmente reconheça-os, coloque-os de lado, e volte a sua atenção para a respiração ou mantra. Não se debruce sobre seus pensamentos. Alguns dias sua mente vai estar ocupada e cheia de vibração interior, outros dias ela permanecerá calma e focada. Também não é bom, nem mau.

Quando terminar a sua meditação

Não há um tempo exato para praticar meditação. No entanto, no começo, é mais fácil sentar-se por períodos mais curtos de tempo (5 a 10 minutos). Quando você se tornar mais confortável com a sua prática, medite mais. Defina um alarme se você preferir sentar-se por um período de tempo predeterminado. Outra opção é decidir sobre o número de respirações que você vai contar antes de terminar a sua prática.

Como acabar com a sua meditação

Quando você estiver pronto para terminar a sua prática, reduza trazendo sua atenção consciente de volta para o seu entorno. Reconheça sua presença no espaço ao seu redor e, delicadamente, mexa os dedos das mãos e pés. Comece a mover suas mãos, pés, braços e pernas. Abra os olhos. Mova-se devagar e tome um tempo para se levantar.

A prática leva à perfeição

A consistência é mais importante do que a quantidade. Meditar por 5 minutos a cada dia vai recompensá-lo com muito mais benefícios do que meditar durante duas horas, um dia por semana.

Pratique em todos os lugares

A maioria dos novatos acham mais fácil meditar em um espaço tranquilo em casa, mas enquanto você se tornar mais confortável, comece a explorar novos lugares para a prática. Meditar ao ar livre na natureza pode ser muito pacífico, e aproveitar a oportunidade para meditar no ônibus ou na sua cadeira de escritório pode ser um excelente calmante.

A meditação é uma maneira simples, eficaz e conveniente para acalmar a sua mente ocupada, relaxar o corpo e encontrar a paz interior em meio ao caos da vida do dia-a-dia. Comece meditando hoje, colha os frutos e compartilhe sua experiência conosco!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.