A maioria de nós já esteve em um ponto da vida em que dormir nem sempre é fácil. Você pode procurar uma melhor posição para dormir e não encontrar, pensar no aconteceu naquele dia, ou se preocupar com questões do sono que você teve no passado.

Todos estes probleminhas podem fazer do relaxamento algo difícil e impedi-lo de cair no sono. Felizmente, há algumas técnica simples para ajudar a te relaxar para um bom sono.

Relaxamento profundo para dormir: por que pode ser tão difícil?

Ao contrário de se exercitar ou trabalhar em um projeto até a exaustão, tentar relaxar normalmente pode te deixar ainda mais tenso. Tentar relaxar não é algo compatível com o relaxamento. Mas quando você relaxa realmente, usando uma forma certa para seu descanso, as chances são de que você tem meio caminho já andado para uma noite de sono mais agradável. O que você precisa é de treinamento para conseguir o relaxamento ideal para um bom sono.

Relaxamento para dormir melhor

Relaxando com a técnica certa, você pode obter uma excelente noite de sono, descansando melhor e acordando com mais energia. (Foto: s3.amazonaws.com)

Como relaxar para dormir melhor: a técnica da escada

Estamos falando de um conjunto de técnicas usadas em sequência para te relaxar para um melhor sono.

Inspire, mas não se preocupe em tentar relaxar ao inspirar

Ao expirar, relaxe os músculos. Visualize seu corpo tornando-se um pouco mais relaxado enquanto você solta o ar. O objetivo é estar um pouco mais relaxado após a sua expiração do que antes de você começar.

Se você está ciente de suas áreas de tensão (geralmente ombros, rosto, queixo, mãos, pernas e pés ou seu abdômen) você pode, focar uma massagem na região e começar a ter um relaxamento mais efetivo.

Em sua próxima inalação, mais uma vez, não se preocupe em relaxar ou em qualquer tensão persistente. Não há problemas se você começar a ficar tenso novamente. Este é o seu período de liberdade, quando você não é obrigado a fazer ou tentar qualquer coisa.

Em sua próxima expiração, relaxe um pouco novamente.

Repita estes cinco passos quantas vezes forem necessárias ao seu relaxamento.

Simples, não?

Como relaxar para dormir bem: por que esses 5 passos funcionam?

A exalação é um momento propício ao relaxamento. Até mesmo o movimento descendente da expiração se encaixa com o movimento descendente de uma mandíbula e ombros relaxados, que são pontos comuns para ocorrer a tensão.

A razão pela qual outras técnicas de relaxamento complexas não funcionam é porque quanto mais você tenta, mais a pressão e tensão aumentam. Você conscientemente se colocar tentando relaxar e perceber que você não está relaxado, vai te fazer tentar mais, e te deixar mais tenso.

Alcançar o verdadeiro relaxamento é um processo gradual. O método de escada supera o ciclo problemático porque você não está mais constantemente tentando relaxar. Você está relaxando em momentos muito específicos (durante a exalação), quando é mais fácil para o seu corpo fazê-lo. Você não tem que tentar relaxar completamente a cada respiração, também. Na inalação, quando você não está tentando relaxar de forma ativa, você tem um momento fundamental do relaxamento porque imediatamente alivia a pressão para que você possa relaxar mais.

Como relaxar para dormir: confiança

O relaxamento está fortemente ligado à confiança. Quando se trata do relaxamento antes de dormir, você tem que estar confiante em sua capacidade de relaxar afim de realmente conseguir o descanso. A técnica que passamos se baseia em uma metodologia que funcionará mais ou menos de forma universal, independente do seu nível de confiança.

Tente esta técnica agora. Você pode estar sentado em casa ou em sua mesa. Cada expiração é mais um passo para um relaxamento completo. Se você tem encarado um tempo grande de problemas para dormir, é uma boa ideia procurar um médico para a devida orientação. Todo cuidado com seu sono é pouco, pois ele é essencial para sua qualidade de vida.

O que você faz para relaxar e dormir melhor? Quais as técnicas de relaxamento que você usa para poder ter seu sono em dia?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.