Você terá muitos dias na sua vida quando milhares de coisas estarão acontecendo ao mesmo tempo, e você também estará pensando em muitas coisas. Esses dias podem deixar qualquer um exausto e completamente desgastado mentalmente, e ter uma forma de relaxar é tudo que você quer e precisa para descansar. Aprender a relaxar a mente é uma forma ativa de melhorar sua qualidade de vida e conquistar o merecido descanso. Quem sabe não é esse relaxamento que você precise pra conseguir resolver os problemas que estão na sua mente e vida? Vamos ver como você pode relaxar para descansar.

O que fazer para relaxar a mente e o corpo? Meditação

Essa é a melhor forma de todos os tempos para relaxar. A meditação ajuda a relaxar o corpo e a mente, limpar a desordem mental, bem como liberar boas substâncias no seu sistema. Ao longo do tempo, a meditação te treinará para manter um estado constante de calma. A maneira mais fácil para meditar é através da utilização de uma técnica para “equilibrar” suas ondas mentais. Ligue sua música calma favorita e respire fundo para relaxar. Você pode relaxar ainda mais rápido se você se concentrar na trilha sonora em vez de permitir sua mente para continuar funcionando normalmente. Concentre-se na música, e quando sua mente divagar, volte seu foco para a música. Seu cérebro e corpo estão relaxando a cada minuto e, gradualmente, sua mente vai entrar na linha de descanso também.

Como relaxar e descansar a mente e corpo

A meditação é uma das melhores formas de relaxar e conseguir descanso mental e físico suficiente para melhorar seu dia. (Foto: wikifitness.com)

Relaxa a mente senão estressa: Ioga

Uma forma de meditação em movimento vai relaxar sua mente porque quando você está concentrando-se em manter sua postura perfeita em cada momento da Ioga, você não vai conseguir ficar pensando em outras coisas.

Faça algo que não te deixe pensar muito

Não, isso não significa ficar assistindo a um seriado na TV. Você pode relaxar sua mente lavando os pratos, dobrando suas roupas, varrendo folhas, indo para uma caminhada, praticando ciclismo, natação, corrida, enfim, qualquer coisa que não requer uma grande quantidade de pensamentos, e que tenha um padrão repetitivo suficiente para que você possa fazer 30 vezes a mesma coisa sem se preocupar muito.

Se alimente bem para se manter relaxado

Evite estimulantes e alimentos que possam afetar negativamente seu humor. Isso significa cortar a quantidade de café que você bebe, refrigerantes, açúcar, frituras e ingredientes artificiais. Beba muita água, chás de ervas, e coma alimentos frescos, inteiros, em vez de alimentos processados. Muitas pessoas são alérgicas aos aditivos alimentares e não sabem disso porque os sintomas podem não ser óbvios. No entanto, o cérebro é tão afetado pelos alimentos como qualquer outra parte do corpo, de modo que você deve manter em mente que quando você coloca lixo dentro do seu corpo, ele vai acabar se tornando um depósito de lixo.

Use aromaterapia para relaxar

A lavanda, por exemplo, tem um grande perfume suave. Use-a como um óleo de banho ou como um odorizador ao redor da casa.

Animais de estimação para relaxar

Muitos estudos tem mostrado que acariciar um cão ou gato reduz a pressão arterial e libera oxitocina, uma substância liberada durante a amamentação e o orgasmo, que tem como sua função principal criar um vínculo emocional.

Faça algo que você ama e se permita relaxar

O tempo parece parar e você ficará sem pensamentos perturbadores se intrometendo em sua felicidade e descanso.

Tire uma soneca de 10 minutos

Vá para um lugar relaxante, silencioso, desligue o celular, e se permita tirar 10 minutos de cochilo. Não fique tempo demais ou você vai acabar extremamente cansado, e o propósito de relaxar será perdido.

Escolha os seus pensamentos para poder relaxar

Isso leva muita prática, mas quando você tem um pensamento que faz com que você se sinta estressado, você não tem qualquer obrigação de dar toda a atenção. Simplesmente ignore-o e se force a pensar em outra coisa, qualquer coisa. Ignore-o e substitua por um pensamento que faz você feliz. Faça isso muitas vezes, e sua mente irá automaticamente escolher esse pensamento feliz em vez dos pensamentos tristes.

Visualize momentos de relaxamento

Tire férias mentais. Conte com a sua imaginação e força se você quer relaxar. Imagine uma cena que faz você se sentir feliz e ficar em paz. Agarrar a essa imagem e segurar os bons sentimentos que lhe dá. A qualquer momento que sua mente queira voltar ao estresse, coloque ela no lugar com os pensamentos relaxantes.

Você não tem que ser um escravo de uma mente frenética, ou ser um fugitivo. Você pode controlá-la usando essas técnicas e uma prática de meditação diariamente. Você vai ficar melhor e mais relaxado para o seu dia a dia.

Está pronto pra isso? O que você já tem feito para se relaxar? Como pretende acalmar a mente de um dia a dia frenético? O que já funciona para você?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.