Espinhas são um sério problema. Elas machucam quando estão se formando e elas são nojentas uma vez que estão lá . Mas isso não é tudo. Depois que a espinha se foi, ela te deixa com um pequeno presente de despedida: uma cicatriz de acne. A marca de descoloração é a prova flagrante que você teve uma espinha, e isso não é divertido.

Por que temos cicatrizes de acne?

Ao contrário da crença popular, você não é só pega as cicatrizes da acne por espremer suas espinhas. Existem lesões de acne que são propensas a cicatrizes, mesmo se você deixá-las completamente sozinha. Elas são, em sua maioria, lesões císticas que causam dor debaixo da pele e elas realmente não se conectam com a superfície facilmente. A inflamação fica presa lá dentro.

Espinhas císticas são acnes inflamatórias que envolvem mais glóbulos brancos correndo para a área e porque há mais enzimas nessa área, o que leva a mais destruição. A pele, então, tenta curar-se desesperadamente, o que resulta em uma cicatriz.

Há uma grande diferença entre as marcas de acne e cicatrizes

Pessoas com pele mais escura, muitas vezes enxergam a hiperpigmentação pós-inflamatória (marcas que aparecem marrom). Aqueles com pele mais clara freqüentemente desenvolvem eritema pós-inflamatório (que aparecem como marcas roxas ou vermelhas).

As cicatrizes da acne são recortes profundos que geralmente são causados por espremer uma espinha (embora nem sempre ). Elas levam muito mais tempo para remover e e só podem ser apagadas com o tratamento a laser. Cicatrizes atróficas aparecem como recortes na pele . Um tipo de cicatriz atróficas comumente visto como resultado de acne é muitas vezes mais profunda do que larga. Cicatrizes hipertróficas aparecem como espessas protuberâncias na superfície da pele.

Uma verdadeira cicatriz de acne é quando seu corpo leva esse processo de cura mais um passo e não é capaz de realmente formar o colágeno da forma normal. Todas as enzimas que estão na área da lesão da acne comem coisas como colágeno e elastina. No caso de que a inflamação é tão grande, o colágeno e tecido elástico não é capaz de se regenerar por completo, ou ele o faz em uma espécie de forma desorganizada ou patológica e não saudável, e você é deixado com uma cicatriz.

Tratando as manchas de espinhas

Os tratamentos contra as manchas de espinha são altamente eficientes, desde que sejam feitos em conjunto com um trabalho de controle delas. (Foto: www.scform.com)

Então você tem uma espinha. Qual é a melhor maneira de diminuir suas chances de marcas ou cicatrizes?

Comece a colocar sua acne sob controle desde o início. Isso pode parecer óbvio, mas é importante tomar o tempo para entrar em um consultório médico e ser prescrito os melhores e mais seguros produtos para o seu tipo de pele. O produto errado pode até agravar o problema, por ser um tipo de automedicação.

Se você tem espinhas císticas,o seu dermatologista pode te dar uma injeção de cortisona (um medicamento esteroide). A injeção vai reduzir a inflamação drasticamente, diminuindo assim as chances de cicatrizes ou de você ser tentado a espremer a espinha e criar uma marca mais profunda. A injeção derrete a espinha entre 24 a 48 horas.

E se você não pode ir a um dermatologista? A melhor coisa para reduzir as chances de cicatrizes é usar tratamentos pontuais com moderação. Molhe a espinha durante a noite e aqueça um pouco para soltar o pus e, em seguida, faça um tratamento local com um peróxido de benzoíla leve. Máscaras de enxofre com 2,5 peróxido de benzoíla e neutrogena são os preferidos de dermatologistas para tratamentos pontuais.

Bem, a espinha se foi, mas não a marca . Como você se livra dela rápido?

Se você tem a pele mais escura, a marca marrom vai estar lá para cerca de seis meses antes de começar a clarear. Mas nós sabemos que você quer que ela vá embora mais rápido. Faça o uso de um produto em casa com ácido glicólico ou salicílico para esfoliar a pele e ajudar a trazer essas células de pele escura para a superfície. Ou você pode ir a um dermatologista e começar um peeling com ácido glicólico para clarear os pontos escuros.

Remédios naturais podem ajudar a clarear a sua pele. A soj , o ácido kójico (um agente de clareamento pigmento derivado de cogumelos ) e até mesmo alcaçuz foram mostrados para remover manchas escuras.

Enquanto aqueles com pigmentação mais escura podem recorrer ao clareamento com cremes para ajudar a resolver a sua situação, você deve proceder com cautela. Evite o uso prolongado com qualquer creme que contém hidroquinona, um ingrediente usado em alguns cremes. O uso excessivo de hidroquinona pode causar pigmentação cinza permanente na pele.

O uso de produtos de pele retinoides para ambos os tipos de marcas de acne é recomendado. Esses cremes clareiam e curar a pele. Se estes produtos não funcionam, a única outra opção é começar o tratamento a laser feito no consultório do dermatologista, que pode ser bastante eficaz. Ele visa diretamente a mancha vermelha e faz com que os vasos sanguíneos encolham.

Uma última palavra de conselho: aplique protetor solar diariamente. Não podemos reforçar o bastante o quão importante papel desempenhado pelo protetor solar para reduzir marcas e cicatrizes.

Já teve problemas com espinhas e acne? Como você tratou o problema? O que recomendaria a outros leitores?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.