A acne e as espinhas são menos comuns no couro cabeludo do que em outras áreas do corpo, mas pode ser igualmente problemáticas. Poros entupidos muitas vezes causam espinhas no couro cabeludo, ou acne do couro cabeludo. Manter o cabelo limpo e usar xampus medicinais pode ajudar a tratar a condição. É importante consultar um dermatologista para mais detalhes sobre essa condição e o tratamento mas neste artigo, olhamos como identificar acne do couro cabeludo, suas causas e maneiras de tratar e prevenir esta condição.

Couro cabeludo com espinhas: Tratamento

Na maioria dos casos, o médico recomendará um xampu medicamentoso ou um tratamento para o couro cabeludo. Estes shampoos podem lavar o excesso de óleo e detritos e evitar que a acne do couro cabeludo retorne. Xampus medicinais para acne do couro cabeludo podem ser comprados sem receita médica. Ingredientes comuns nestes produtos incluem:

Óleo de árvore do chá, um óleo essencial que pode ajudar a eliminar bactérias no couro cabeludo

Ácido salicílico, que ajuda a se livrar das células mortas da pele

Ácido glicólico, que pode ajudar a esfoliar o couro cabeludo, removendo as células mortas da pele, bactérias e sebo

Cetoconazol, um agente antifúngico que pode melhorar a pele escamosa ou vermelha

Ciclopirox, um antifúngico usado para tratar infecções de pele que são frequentemente adicionadas a xampus anticaspa

Peróxido de benzoíla, que ajuda a eliminar as bactérias Propionibacterium acnes, que podem estar presentes na acne grave do couro cabeludo

Para acne persistente do couro cabeludo e sintomas associados, como perda de cabelo e inflamação, o médico pode prescrever os seguintes tratamentos:

Pomadas antibióticas tópicas ou cremes esteroides

Injeções esteroides

Antibióticos orais

Anti-histamínicos para reações alérgicas

Fototerapia, também chamada de terapia de luz

Medicamentos específicos para acne grave, como a isotretinoína

Uma pessoa com acne no couro cabeludo só deve usar um tipo de tratamento do couro cabeludo de cada vez, a menos que seja indicado de outra forma pelo médico. Desta forma, é mais fácil controlar a eficácia de produtos individuais.

O que causa acne no couro cabeludo?

Acne couro cabeludo parece com pequenas espinhas ou espinhas no couro cabeludo, incluindo a parte de trás da cabeça. Essas espinhas podem estar coçando e doloridas. Assim como espinhas em outros lugares, espinhas no couro cabeludo ocorrem quando um poro ou folículo capilar fica entupido com células mortas da pele ou sebo, que é o óleo natural que a pele usa para manter-se hidratado. Bactérias, leveduras ou ácaros também podem entrar nos poros e causar uma reação. Fatores que podem causar acne no couro cabeludo incluem:

Células mortas da pele ou óleo entupindo os folículos

Um acúmulo de produtos, como géis de cabelo, tratamentos leave-in ou sprays de cabelo

Não lavar bem o cabelo

Esperando muito tempo depois de um treino para lavar o cabelo

Suando enquanto usa uma cobertura para a cabeça, especialmente se causar fricção

Os germes específicos que podem estar causando acne severa no couro cabeludo incluem:

Leveduras da família Malassezia

Cutibacterium

Staphylococcus epidermidids

Propionibacterium acnes

Staphylococcus aureus

Demodex folliculorum

Dieta também pode estar ligada à acne. Uma dieta rica em carboidratos açucarados pode aumentar o risco de acne.

Couro cabeludo com espinhas

Espinhas no couro cabeludo podem ser incômodas e um bom tratamento pode ajudar a acabar com o problema. (Foto: homeremedyfind.com)

Prevenção de espinhas na cabeça

A higiene do couro cabeludo desempenha um papel essencial na prevenção de poros entupidos. Uma boa regra é lavar o cabelo sempre que ele começa a se sentir oleoso e após cada treino. Para tratar a acne do couro cabeludo e prevenir novos surtos, tente usar chapéus, bonés e capacetes mais solto para deixar o couro cabeludo respirar. Lave também o cabelo logo após o exercício. Mude para produtos naturais e hipoalergênicos e evite usar muitos produtos de cabelo, como sprays e géis. Obtenha vitamina A, D e E suficientes para manter a pele saudável e mantenha um diário alimentar para ver se certos alimentos causam surtos se a dieta é uma causa suspeita,

Para algumas pessoas, a lavagem de cabelo pouco frequente pode causar acne no couro cabeludo. Para outras pessoas, lavar o cabelo com muita frequência pode arrancar a pele do sebo protetor, o que pode aumentar o risco de outros contaminantes entrarem. Fale com um dermatologista para descobrir a melhor rotina de tratamento capilar.

Tipos de espinhas no couro cabeludo

Há uma série de razões pelas quais espinhas ou cravos podem aparecer no couro cabeludo, o que pode dificultar a identificação da acne no couro cabeludo. A foliculite do couro cabeludo é uma condição relacionada na qual as bactérias no couro cabeludo fazem com que os folículos pilosos fiquem infectados e inflamados. Isso pode resultar em pequenos inchaços vermelhos que causam coceira.

A dermatite seborreica é uma condição comum que causa a caspa e muitas vezes deixa o couro cabeludo vermelho e escamoso. Cutucar na área pode causar lesões adicionais, levando a marcas que se parecem com espinhas.

Cistos pilares são saliências duras cheias de queratina que se formam perto da raiz do cabelo. Ao contrário da acne do couro cabeludo, esses inchaços geralmente não têm uma cabeça branca.

Em outros casos, vermelhidão no couro cabeludo podem ser um sinal de células cancerosas, como o carcinoma de células escamosas.

Prognóstico do tratamento das espinhas no couro cabeludo

Espinhas no couro cabeludo são relativamente comuns e são tratadas de forma semelhante à acne em outras partes do corpo. A acne do couro cabeludo pode às vezes ser um sinal de condições mais graves. Quando a acne não responde aos tratamentos habituais, uma pessoa deve consultar o seu médico para descobrir o melhor plano de tratamento.

Cicatrizes de acne podem levar algum tempo para desaparecer. Evite espremer espinhas no couro cabeludo para evitar a propagação de bactérias ou a criação de tecido cicatricial profundo. Tomar medidas preventivas pode impedir a acne do couro cabeludo de voltar em muitos casos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.