Há uma razão pela qual sua pele se sente um pouco mais velha depois de uma série de feriados, churrascos ou dias de praia cheios de alimentos não saudáveis: i que você come afeta a sua pele para melhor ou pior.

Enquanto algumas indulgências não envelhecerão você do dia para noite, uma dieta continuamente pobre pode acelerar o processo de envelhecimento da sua pele (e dentes) ao longo do tempo. Aqui listamos alguns dos alimentos para consumir com moderação afim de manter seu corpo e pele sempre jovens.

Doces estão entre os alimentos que envelhecem seu corpo

A sobrecarga de açúcar pode iniciar um processo chamado glicação. Quando você come mais açúcar do que suas células podem processar, as moléculas de excesso de açúcar se combinam com proteínas, criando produtos finais de glicação avançada. Em última análise, isso pode prejudicar o colágeno da sua pele (a proteína que mantém a pele firme e jovem).

Sem surpresa, muitas coisas doces também são ruins para o seu sorriso. O açúcar adere a seus dentes, incentivando bactérias, cáries e descoloração. Se você se importar com algo doce, mexa água em torno de sua boca depois para remover qualquer acumulação de açúcar, junto com uma rotina de escovação e uso de fios dentais..

Álcool está entre os piores alimentos que envelhecem

Um fígado saudável significa pele saudável. Quando o seu fígado está funcionando bem, as toxinas que podem afetar a pele são expulsas naturalmente pelo seu corpo, mas se as toxinas se acumulam no seu fígado e não estão quebradas corretamente, sua pele pode desenvolver uma variedade de problemas, como acne e rugas. Beber também pode desencadear surtos de rosácea na pele.

Para completar, o álcool é desidratante e ruim para o seu sono, que já foi associado ao envelhecimento acelerado. O sono inadequado está relacionado a rugas, pigmentação irregular e elasticidade reduzida da pele.

Alimentos que envelhecem

O açúcar é um dos maiores vilões para o envelhecimento da pele, e deve ser consumido em baixíssimas quantidades para se evitarem problemas. (Foto: Daily Express)

Vinho branco causa envelhecimento

O vinho branco cai em sua própria categoria devido ao seu surpreendente dano dental. O ácido no vinho branco prejudica seu esmalte e torna seus dentes mais propensos a manchas mais duradouras. Então, se você sempre termina o seu dia com um copo de chardonnay, seus dentes podem ser mais vulneráveis ​​às manchas de café na manhã seguinte.

Aqui está o que não fazer: escovar os dentes imediatamente após o consumo (o mesmo acontece com qualquer bebida ácida). Escovar os dentes já ácidos pode favorecer a erosão do seu esmalte. Você precisa dar tempo aos seus dentes para remanescer depois de terem sido banhados em uma bebida ácida. Espere até uma hora depois de beber antes de levantar uma escova de dentes.

A carne levemente queimada estão entre os alimentos que nos fazem envelhecer

A parte torrada de uma carne pode conter hidrocarbonetos pró-inflamatórios, o que pode ser um problema uma vez que a inflamação quebra o colágeno na pele. Você não precisa necessariamente banir esse tipo de carne do seu vocabulário, mas pelo menos certifique-se de que você raspa as partes pretas e limpa a grade depois, para que não contamine sua próxima refeição.

Alimentos salgados devem ser evitados

Você pode não cozinhar com sal, mas isso não garante que sua ingestão seja baixa. Muitos alimentos enlatados são preservados com sódio, o que pode fazer você reter a água e causar um olhar inchado. Cuidado com a quantidade de sal que você ingere e sempre olhe os níveis de sódio nos alimentos que você está consumindo.

Carnes processadas podem envelhecer

Muitas dessas carnes possuem sulfitos e outros conservantes, que podem desencadear inflamação na pele e acelerar a aparência do envelhecimento. Elas também tendem a ser ricas em sal, o que pode fazer você parecer inchado. Isso sem mencionar que as carnes vermelhas processadas foram associadas a doenças cardíacas. Tente trocar a carne no seu sanduíche para frango ou peru. Se você não pode dizer adeus para sempre, use menos carne e carregue em vegetais sua alimentação.

Comida apimentada nem sempre é saudável

Comida picante agrava a pele propensa à rosácea, mas também pode causar danos durante a menopausa. Acredita-se que os vasos sanguíneos na pele são mais reativos, e uma vez que os alimentos picantes dilatam os vasos sanguíneos, as mulheres na menopausa podem achar que sua pele está manchada e menos jovem durante esse tempo. Não se preocupe com o alimento picante ocasional, mas o uso desses alimentos de forma regular pode levar a vários problemas de pele e no seu metabolismo..

Cuidado com o consumo de carne gorda

A carne gorda gera radicais livres que estão à procura de elétrons que faltam, destruindo elétrons de células saudáveis, danificando-as no processo. Este dano afeta a capacidade da sua pele para se proteger e gerar colágeno. Embora seja bom comer um hambúrguer aqui e ali, não faça disso um hábito diário. Você está melhor com carnes más magras, como um hambúrguer de peru ou frango. E lembre-se de carregar com antioxidantes na sua alimentação e na sua rotina de beleza para combater os radicais livres que promovem o antienvelhecimento.

Cuidado com as bebidas energéticas e o café que envelhece

As bebidas energéticas podem fazer com que você sinta que tem a energia de uma criança, mas elas têm um efeito não tão rejuvenescedor sobre seus dentes. Na verdade, os dentes expostos a bebidas energéticas e ao café perdem muto esmalte. As bebidas energéticas também são mais ácidas e a acidez torna seus dentes mais vulneráveis ​​às manchas. Se você realmente precisa de sua bebida com energia, aproveite um chiclete sem açúcar, que pode ter o mesmo efeito de te acordar do que uma xícara de café. Consuma com um canudinho para evitar o contato direto com os dentes.

Cuidado com a limonada

Todos os alimentos e frutas cítricas usam seu esmalte, mas os limões podem ser o pior dos piores: o suco de limão pode ser responsável pela maior parte do dano dentário, comparado ao suco de laranja e outras frutas cítricas, em um estudo de Odontologia geral. Adicione o açúcar na limonada à equação, e você tem o desgaste do esmalte com o ácido, além do acúmulo de placa do açúcar, criando manchas e cáries. Tal como acontece com as bebidas energéticas, saboreie a limonada com o uso de um canudinho para evitar o contato direto com os dentes.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.