Treinar o jiu-jitsu como iniciante pode ser uma tarefa desafiadora. Para muitos, apenas entrar em uma academia pela primeira vez para treinar pode ser intimidante. Deixar um estranho segurar você para aplicar uma chave não é algo que a maioria das pessoas faz diariamente. No entanto, quando você começa a treinar, isso é exatamente o que você está fazendo.

Para iniciantes, o treinamento também pode ser frustrante às vezes. Pode ser difícil começar sempre levando a pior no combate. Mas infelizmente, não há uma fórmula mágica que possa dizer-lhe como eliminar completamente esses desafios iniciais. É parte do processo de aprendizagem. No entanto, existem algumas dicas que podem fazer com que esses desafios se sintam um pouco menos pesados e que podem ajudá-lo a avançar para o próximo nível um pouco mais rápido.

Jiu-Jitsu para iniciantes: persistência é a chave

Há uma expressão: “um faixa preta é um faixa branca que nunca desistiu”. Você continuará avançando e aprendendo enquanto você se dedicar. O compromisso é chave e quanto mais você treinar, mais rápido será sua progressão. Não espere resultados rápidos, mas perceba que se você continuar treinando, você melhorará.

Jiu-Jitsu para iniciantes: modo de sobrevivência

Ser um faixa branca é sobreviver. Há muita informação chegando a você de uma só vez e pode parecer um tanto demais no começo. Lembre-se de tentar se concentrar no básico no início. Como muitos outros esportes e artes marciais, você quer construir uma base sólida com sólidos fundamentos. Para isso, no início, você precisará aprender as diferentes posições no jiu-jitsu e poderá reconhecê-las enquanto estiver treinando. Aprenda a entender quando está em meia guarda, quando está em guarda total e todas as outras posições.

À medida que você começa a reconhecer posições melhor, você começará a associar técnicas que podem ser usadas em cada posição. As submissões são excelentes e devem ser aprendidas, mas no nível mais baixo, é mais importante se concentrar em se defender, além de manter e melhorar as posições. As submissões virão mais facilmente uma vez que você souber como se proteger corretamente e avançar sua posição sobre um oponente. “Posição antes da submissão” é uma frase comum ouvida no jiu-jitsu e achamos que isso certamente soa verdadeiro no nível de um faixa branca.

Como praticar jiu jitsu

Ao começar no jiu jitsu, se dedique a aprender o básico antes de sair empolgando demais com a arte marcial e acabar se lesionando. (Foto: Graciemag)

Aprenda o Jiu-Jitsu pelos golpes básicos para iniciantes

Jiu-jitsu está sempre evoluindo. Novas técnicas e posições são constantemente desenvolvidas e ajustadas. Com o YouTube e as mídias sociais, as técnicas não são mais sempre seguras. Você pode facilmente passar horas na Internet, revisando os mais recentes vídeos e técnicas de instruções de jiu-jitsu. Aprender novas técnicas pode ser emocionante e divertido, mas, como um novo faixa branca, você deve se concentrar em aprender e melhorar sua base mais do que o sofisticado que vem depois. Aprender a guarda corretamente ajudará seu jogo muito mais do que praticar triângulos. Aprenda a controlar seu oponente em sua guarda fechada antes de trabalhar uma chave de perna. Aprenda boa postura e como manter suas mãos fora do alcance do oponente. A longo prazo, construir sólidos fundamentos melhorarão seu jogo mais do que qualquer outra coisa.

Relaxar para o treino de jiu-jitsu faixa branca

Para um faixa branco, ficar relaxado é muito mais fácil de dizer o que fazer. Pode ser muito difícil saber e entender quanta energia é necessária para usar no treinamento. Com tempo e experiência, os iniciantes eventualmente aprendem a se estabelecer e usar eficientemente sua energia.

Dito isto, os iniciantes devem prestar atenção à energia que estão usando. Se você estiver segurando lapelas com toda a sua força e o gás acaba após alguns minutos, você está usando muita energia. Os faixas brancas muitas vezes confundem isso com a necessidade de melhorar o aeróbico. Enquanto aeróbico é a chave para o seu jogo de jiu-jitsu, não é apenas sobre ele que deve ser construído seu jogo.

Aprender a usar a energia de forma eficiente também é extremamente importante. Tente relaxar enquanto rola e aprende os golpes. Perceba que não deve usar muita força na maioria das situações. A técnica é mais importante. Se você está se dando ao máximo e não obtém resultados nos seus golpes, então você provavelmente não está fazendo isso direito. Além disso, usar muita força pode prejudicar os parceiros de treinamento e é algo que você definitivamente deseja evitar.

Para aprender jiu-jitsu, é necessário deixar seu ego para trás

Quando você começa a treinar, é natural querer ser bom. Mas jiu-jitsu não é apenas ser bom. Também é sobre melhorar seu jogo e ajudar seus parceiros de treinamento a melhorar o deles. Reconheça rapidamente que você será pressionado e tocará muitas vezes quando você começar a treinar. Mais uma vez, isso faz parte do processo de aprendizagem. Não fique frustrado ou com raiva. Quando você toca, você aprende. Além disso, seja modesto quando você toca um de seus parceiros. Não é nada para se gabar. Basta dar uma palmada nas mãos e passar para a próxima posição. Quando o treinamento acabou, você pode refletir sobre o que você fez corretamente ou incorretamente durante a aula e analisar como você pode fazer melhorias para a próxima aula.

Toque e aprenda o jiu jitsu

Um erro comum para faixas brancas está em não aprender quando tocar para parar a luta. Se você está preso em uma submissão e não pode sair dela, não tenha medo de tocar. Com demasiada frequência, os iniciantes tentarão abrir caminho e criar problemas devido ao orgulho ou ao ego. Isso provavelmente irá prejudicá-lo e então você não estará treinando. Se você for pego em uma submissão, não é um grande problema, basta tocar e começar o próximo movimento.

Esqueça sua faixa no começo do treinamento

Não se preocupe com a faixa, nem com as promoções e quanto tempo vai demorar antes da próxima. Não se preocupe em ser atingido por alguém com menos graduação ou tocar em alguém que seja de um grau mais alto. Basta entrar na sua academia e treinar. Treine consistentemente e as promoções chegarão a tempo. Ficar obcecado com sua faixa é inútil. Como você atua é o que realmente importa. Faixas não vão fazer você melhor, o treinamento é que irá.

Pergunte sem medo ao seu mestre e aos outro praticantes

Se você tiver dúvidas, pergunte-lhes. A maioria dos instrutores e alunos das categorias mais altas farão o possível para ajudá-lo com problemas ou perguntas que você possa ter. Em algumas escolas, muitas vezes você pode ficar depois da aula para trabalhar em certas técnicas ou assistir sessões de treino onde você está livre para trabalhar ou ver qualquer técnica que você desejar.

Complemente seu treinamento de jiu-jitsu

O treinamento é a melhor maneira de melhorar o jiu-jitsu. No entanto, assim como outros esportes, há coisas que você pode fazer fora do treinamento regular que irão melhorar o seu jogo. Treinamentos de força e condicionamento, por exemplo, irão ajudá-lo no jiu-jitsu. Além disso, há uma tonelada de informações lá fora que irão ajudá-lo com técnicas. Existem alguns excelentes vídeos de instruções no YouTube disponíveis gratuitamente. Outras fontes de informações também oferecem algum conteúdo de qualidade, como diversos sites especializados em jiu-jitsu.

Além disso, você pode encontrar conjuntos vídeos instrucionais de muitos nomes famosos. A ideia aqui não é sair e aprender mil movimentos ao assistir vídeos em vez de ir à aula, mas você pode usá-los para ajudar a melhorar determinadas áreas do seu jogo. Usado em conjunto com seu treino regular, os vídeos podem certamente ajudar o seu jogo de jiu-jitsu a melhorar.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários as perguntas que vocês tem sobre o jiu-jitsu. Estamos aqui para respondê-las!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.