Uma dor de garganta, também conhecida como faringite, é uma condição comum geralmente causada por um vírus de resfriado ou gripe. Uma dor de garganta é normalmente o primeiro sinal de que você pode ficar doente com o vírus. Essa dor geralmente acaba enquanto o próprio vírus é combatido pelo seu organismo, mas há remédios naturais que você pode usar para acelerar o processo.

É importante lembrar que caso os sintomas piorem ou logo após eles melhorarem que você faça uma visita ao seu médico. E nada de medicamentos sem receita. É melhor ficar doente do que acabar com sua saúde tomando remédio para garganta inflamada que não foi prescrito por um profissional.

Aumente a ingestão de fluidos

Beber mais líquidos, como água, chá, sopa ou suco de frutas frescas mantém sua garganta umedecida, evitando aspereza e irritação. Chá com mel e limão é especialmente eficaz, dizem os pesquisadores. A indicação é de que os mel cobre a garganta, protegendo-a de irritantes e o limão ajuda a reduzir o muco. Beba muita água e evite cafeína e álcool por causa da desidratação.

Gargarejo com vinagre e sal

Gargarejo com água morna, vinagre e sal também provou ser útil no tratamento de uma dor de garganta. A água morna proporciona umidade adicional; a acidez do vinagre ajuda contra o muco e bactérias; o sal ajuda a cortar qualquer muco ou bactérias na garganta ou na boca. Misture 1/2 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de vinagre em 240 ml de água morna. Tome alguns goles de cada vez, bocheche e cuspa a solução, repetindo o processo até o líquido acabar. Repita diariamente ou sempre que necessário.

Descanse sua voz

Sempre que possível, descanse a voz. Você não tem que isolar-se. Comunique-se verbalmente quando você precisa, mas tente encontrar outras formas de se comunicar no mesmo período. Quando você tem uma dor de garganta, o vírus já infectou sua garganta, reduzindo a eficiência de seus músculos. Falar, gritar ou cantar pode irritar ainda mais os músculos e cordas vocais. O uso prolongado de sua voz sem descanso também pode causar laringite, uma condição que faz com que você “perder” a sua voz temporariamente.

Beber chá quente ou sopa

Líquidos quentes podem aliviar a inflamação. O calor também aumenta o fluxo sanguíneo, o que pode ajudar a aliviar a dor em tecidos irritados. Beber chá quente ou sopa também aumenta a ingestão de líquidos, ajudando a manter tecido da garganta úmida.

Chás naturais para dor de garganta

O gengibre e o hortelã também podem ser acrescentados aos chás de limão e mel, mas não há garantia de que eles tenham efeitos calmantes sobre a garganta. (Foto: www.blogrollcenter.com)

Mel puro

O mel protege a garganta e ameniza as dores da gargante, de acordo com pesquisadores de uma universidade no Estado da Pensilvânia nos EUA. Em um estudo de 2007, eles descobriram que o mel foi mais eficaz do que o xarope para a tosse para aliviar a tosse noturna de crianças, em parte por causa de sua capacidade de acalmar o tecido irritado. O mel também tem propriedades antimicrobianas naturais que podem combater a infecção. Coma uma colher de chá de mel ou misture com limão (e/ou alho); ou adicione-o ao chá quente.

Umidade

Se um nariz congestionado força você respirar pela boca, isso pode irritar ainda mais a sua garganta, ressecando os tecidos da garganta. Use um umidificador em seu quarto enquanto você dorme para adicionar umidade e aliviar a dor causada pelo tecido seco. Caso não tenha um umidificador, você pode usar uma toalha úmida no pescoço, um balde de água no seu quarto ou até aquecer água e respirar o vapor por alguns minutos.

Limão

Beber água quente com limão ou a adição de limão ao mel/alho ou chá são populares remédios dor de garganta. Uma das melhores formas de usar o limão é misturar uma colher de chá de suco de limão com um copo de água morna e molhar um pedaço de folha de algodão com esta solução. Coloque em torno da garganta e cubra com um cachecol ou toalha. Deixe no lugar durante 30 minutos a uma hora ou quando você for dormir.

Alho

O alho é uma erva natural potente que contém muitas propriedades curativas, incluindo agentes antibacterianos e antivirais. Além disso, o alho contém vitamina C, conhecida por suas propriedades antioxidantes que ajudam a impulsionar o sistema imunológico. Por esta razão, culturas ao longo da história registrada incorporaram seu uso em práticas medicinais. As propriedades antibacterianas do alho são eficazes no tratamento de feridas na garganta. A eficácia deste uso particular é devido a agentes antivirais do alho. Cozinhar com alho é a preparação mais preferida de consumo. No entanto, pode ser consumida por si só como um dente, ou cozidos em água e servidos como um chá, complementado ou não com limão e/ou mel. Além disso, como o alho é um alimento natural, a sua utilização não apresenta efeitos colaterais perigosos.

Pimenta caiena

A eficácia medicinal da pimenta caiena tem tanta história quanto a do dente de alho. Capsaicina, o principal ingrediente ativo nesta erva, é o composto responsável pelo sabor picante da pimenta caiena. No caso de uma dor de garganta viral, caiena pode ser adicionada a uma mistura de sumo de limão e sal para aliviar a dor. Esta mistura pode também anular a infecção viral através da remoção de muco acumulado a partir da garganta. A preparação não é para ser engolida, mas gargarejada e cuspida de sua boca. Mel e extrato de baunilha podem ser adicionados ao gargarejo para melhorar o sabor amargo.

Não se esqueça de visitar um médico!

Só reforçando: não deixe de visitar um médico se a condição piorar e logo depois de ela melhorar. Ele te dará indicações corretas sobre o que fazer, seja para melhorar ou para o problema não reincidir.

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Não deixe de compartilhar nos comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.