No artigo de hoje vamos explicar qual a relação entre fortalecer glúteos e melhoria no rendimento da corrida, além de explicar porque se devem fortalecer os glúteos e não somente fortalecer as pernas.

Grande parte das mulheres não precisa de vários argumentos para se interessar nos exercícios que venham a fortalecer os glúteos, mas a maioria o faz por benefícios estéticos.

Mas, é importante frisar que além da beleza, os glúteos são músculos fundamentais na manutenção da postura ereta durante a corrida, você sabia disso? Sendo assim, é de extrema importância fortalecê-los.

Os corredores que dão a devida importância aos glúteos são minoria, mas isso vem mudando após a propagação da informação de que está atitude promove melhoria nas passadas e ajuda na prevenção de lesões.

Os glúteos são um grupamento muscular que é composto por 3 músculos, são eles: glúteo mínimo, glúteo médio e glúteo máximo. Todos têm funções específicas e devem ser trabalhados de forma igual.

Quando um ou mais músculos deste grupo é ineficiente, acontece uma compensação que sobrecarrega outras partes do corpo, aumentando então os riscos de lesões. Os casos mais comuns de problemas desta compensação são: Fascite plantar, canelite, tendinite, dores nas costas e nos joelhos.

É importante alertar que os maiores problemas nos glúteos acontecem com corredores que aumentam de forma abrupta a velocidade e a distância de seus treinos. Essa atitude exige demais da musculatura dos glúteos que estão fracas e ineficientes para tal função.

Quando citamos no inicio do artigo sobre a relação entre fortalecimento do glúteo e melhoria na corrida, estávamos falando de que quanto maior for à distância e/ou a intensidade, maior a necessidade de ter essa musculatura fortalecida.

Sendo assim é muito importante lembrar que quem estiver aumentando a distância ou a intensidade da corrida, deve dar uma atenção mais que especial aos treinos de fortalecimento dos glúteos.

Porque é importante malhar o glúteo?

Dicas de exercícios para fortalecer o glúteo

Neste momento do artigo vamos te apresentar os melhores exercícios para quem é corredor. Nestas indicações, vamos te mostrar opções para fortalecer os principais grupos musculares atuantes nas ações da corrida.

Exercícios para fortalecimento das pernas

Existem diversos exercícios que trabalham o fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, mas você pode juntar o útil ao agradável e optar por exercícios que também treinam os glúteos.

Você pode optar pelo simples e eficaz agachamento ou escolher o famoso Leg Press. Ambos ajudam no fortalecimento dos glúteos, mas o agachamento tende a ser um pouco mais eficiente neste aspecto.

Exercícios para fortalecimento lombar

Quanto à musculatura lombar está forte, acontece uma sobrecarga positiva destinada aos glúteos, isso torna os estímulos mais eficientes. Outro ponto importante é que na maioria dos exercícios, a lombar exerce função estabilizadora dos movimentos, ou seja, é indispensável ter a lombar fortalecida.

Exercícios para fortalecimento dos glúteos

O primeiro exercício que vamos indicar é a passada unilateral. Este exercício é bem simples! Nele você deverá dar um passo à frente e flexionando o joelho a um ângulo de 90° em seguida você deverá retornar a posição inicial.

Realize a série proposta com uma perna e depois passe para a outra. Lembre-se de focar bem na realização deste exercício, uma vez que o mesmo será muito importante para ações futuras.

O segundo exercício que é a corrida com elevação das pernas. Neste exercício você deve realizar as passadas elevando os joelhos até um ângulo de 90°. Este exercício pode ser realizado em movimento ou parado.

Outra dica fundamental é o descanso. Exigir demais do seu corpo é um prato cheio para acontecer quedas de rendimento e aumentar as chances de lesões. É importante que você alterne os dias dos treinos e respeite os seus limites.

Antes de finalizar este artigo, vamos informar que o acompanhamento de um Educar Físico é indispensável, uma vez que ele tem a capacitação necessária para definir cargas, séries, dias de treino, descanso, etc. Não faça nenhum tipo de atividade física sem orientação profissional.

Agradecemos sua atenção e convidamos para continuar em nosso site conferindo outras dicas. Existem diversas informações sobre saúde, exercício e alimentação esperando sua visita!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.