Ampliando mais ainda e democratizando nosso Sistema Único de Saúde, desde 2004 o cidadão brasileiro tem acesso aos medicamentos a preço de custo pelo programa farmácia popular. São mais de 529 unidades espalhadas em mais de 410 municípios, em praticamente todo o território brasileiro.

Uma ampliação do programa em 2006 possibilitou sua expansão para  a rede privada de farmácias através da modalidade Aqui tem Farmácia Popular. Nestes locais, são disponibilizados remédios para diabetes, hipertensão e anticoncepcionais, onde o consumidor paga até 10% do valor do medicamento, ficando o restante a cargo do Governo brasileiro. Já são mais de 8500 estabelecimentos e parceiros conveniados, sendo que há também uma lista dos medicamentos beneficiados com o programa Farmácia Popular.

Os preços do programa Farmácia Popular compensam?

Com certeza sim. Se pensarmos que pessoas com diabetes e outros problemas de saúde precisam constantemente de remédios para manterem o equilíbrio, nada mais justo do que o governo proporcionar para estas pessoas a possibilidade para que elas tenham qualidade de vida sem afetarem demais os seus bolsos. Remédios como anticoncepcionais, que fazem parte do dia a dia de grande parte das mulheres brasileiras, também recebem tais benefícios, mais do que merecidos.

Farmácia Popular

O programa barateia o custo de muitos remédios, facilitando a vida daqueles que dependem destes para um cotidiano saudável. (Foto: dauromachado.blogspot.com)

Existe opção mais barata que o programa Farmácia Popular?

Em alguns casos, o SUS pode se ver obrigado legalmente a custear alguns remédios para tratamentos específicos de saúde e doenças raras. Isso não é coberto pelo Farmácia Popular, mas a gratuidade é mantida, desde que seu município entenda como uma necessidade o tratamento de seu problema.

Existem também as farmácias de manipulação, que pode fazer seu remédio a preços muito mais em conta do que os remédios tradicionais. A qualidade e a fórmula são as mesmas e o valor, muito menos. É uma boa opção e segura para poupar uma boa quantia de dinheiro, principalmente para os remédios que não fazem parte do Farmácia Popular.

Tente sempre começar a procurar nas drogarias pelos remédios da farmácia popular, pelos remédios genéricos e então, pesquise o remédio em farmácias de manipulação. Com esta comparação, ficará mais fácil saber qual é mais barato e que possibilitará que você poupe mais dinheiro. Tratamentos naturais, como a homeopatia, são opções, desde que recomendados por médicos e com acompanhamento.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.