Farmácia popular – Os preços compensam mesmo?
Ampliando mais ainda e democratizando nosso Sistema Único de Saúde, desde 2004 o cidadão brasileiro tem acesso aos medicamentos a preço de custo pelo programa farmácia popular. São mais de 529 unidades espalhadas em mais de 410 municípios, em praticamente todo o território brasileiro.
Uma ampliação do programa em 2006 possibilitou sua expansão para a rede privada de farmácias através da modalidade Aqui tem Farmácia Popular. Nestes locais, são disponibilizados remédios para diabetes, hipertensão e anticoncepcionais, onde o consumidor paga até 10% do valor do medicamento, ficando o restante a cargo do Governo brasileiro. Já são mais de 8500 estabelecimentos e parceiros conveniados, sendo que há também uma lista dos medicamentos beneficiados com o programa Farmácia Popular.
Leia também
- 10 dicas para evitar dor no estômago ao tomar remédios!
- Remédio genérico x Remédio de marca! 17 dúvidas respondidas!
Os preços do programa Farmácia Popular compensam?
Com certeza sim. Se pensarmos que pessoas com diabetes e outros problemas de saúde precisam constantemente de remédios para manterem o equilíbrio, nada mais justo do que o governo proporcionar para estas pessoas a possibilidade para que elas tenham qualidade de vida sem afetarem demais os seus bolsos. Remédios como anticoncepcionais, que fazem parte do dia a dia de grande parte das mulheres brasileiras, também recebem tais benefícios, mais do que merecidos.
Existe opção mais barata que o programa Farmácia Popular?
Em alguns casos, o SUS pode se ver obrigado legalmente a custear alguns remédios para tratamentos específicos de saúde e doenças raras. Isso não é coberto pelo Farmácia Popular, mas a gratuidade é mantida, desde que seu município entenda como uma necessidade o tratamento de seu problema.
Existem também as farmácias de manipulação, que pode fazer seu remédio a preços muito mais em conta do que os remédios tradicionais. A qualidade e a fórmula são as mesmas e o valor, muito menos. É uma boa opção e segura para poupar uma boa quantia de dinheiro, principalmente para os remédios que não fazem parte do Farmácia Popular.
Tente sempre começar a procurar nas drogarias pelos remédios da farmácia popular, pelos remédios genéricos e então, pesquise o remédio em farmácias de manipulação. Com esta comparação, ficará mais fácil saber qual é mais barato e que possibilitará que você poupe mais dinheiro. Tratamentos naturais, como a homeopatia, são opções, desde que recomendados por médicos e com acompanhamento.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
6 exames médicos que você NÃO deveria evitar!
Os perigos ocultos dos remédios naturais!
Como marcar consulta pelo SUS?
Os perigos dos excessos de remédios!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.