Alguns suplementos e remédios naturais podem ser usados para ajudar a controlar os sintomas do diabetes. Em nenhuma hipótese esse tratamento natural deve substituir o tratamento padrão da diabetes. Fazer isso pode colocar sua saúde em risco. Ainda mais sabendo que a diabetes é uma doença incurável.

Antes de dar início a qualquer tratamento para amenizar os sintomas da diabetes, você deve conversar com seu médico para fazer um plano de tratamento apropriado, e garantir que seu tratamento natural está complementando apropriadamente o tratamento tradicional.

O que é a diabetes?

A diabetes é causada quando o seu corpo resiste a insulina ou não produz o suficiente. Isso faz com que seus níveis de glicose no sangue fiquem desequilibrados, ocasionando desde problemas simples de cansaço até a necrose de tecidos que não se regeneram apropriadamente.

Não há cura para a diabetes. No entanto, muitas pessoas são capazes de gerir os seus níveis de glicose no sangue com dieta e exercícios. Se a diabetes for mais grave, um médico pode prescrever medicamentos que possam gerenciar os níveis de açúcar no sangue.

Tratamento natural para diabetes

A diabetes é uma doença incurável, mas é controlável com os remédios naturais certos e tratamento apropriado. (Foto: fatordiabetes.com)

Remédio natural para diabetes e colesterol: exercícios físicos e dieta

Uma dieta saudável, atividade física e manter um peso saudável são os remédios naturais mais eficientes contra a diabetes, e são a parte mais importante do tratamento do diabetes. No entanto, quando esses não são o suficiente para manter seus níveis de açúcar no sangue, o seu médico pode decidir qual medicação vai funcionar melhor para você. Vale lembrar que quem é pré diabético tem chances até da cura da condição antes que se torne uma doença permanente, simplesmente adotando uma rotina de exercícios e dieta. De brinde, você ainda mantém o colesterol sob controle.

Remédios naturais para diabetes e colesterol: canela

A medicina chinesa já faz uso da canela para fins medicinais há centenas de anos. Tem sido objeto de numerosos estudos determinar o seu efeito sobre os níveis de glicose no sangue. Um estudo de 2011 mostrou que a canela, de forma pura ou em extrato, ajuda você a atingir níveis de glicose no sangue ideais quando em jejum. Mais estudos estão sendo feitos, mas a canela está mostrando a promessa para ajudar a tratar a diabetes.

Tratamento para diabetes com crômio

O crômio é um elemento químico essencial para a vida humana. É usado no metabolismo dos carboidratos. No entanto, a investigação sobre a utilização do crômio para o tratamento de diabetes ainda apresenta resultados conflitantes. Doses baixas são seguras para a maioria das pessoas, mas há um risco de que o crômio poderia fazer o açúcar no sangue ir para níveis muito baixos. Doses elevadas também tem o potencial para provocar danos nos rins.

Remédio caseiro para diabetes com cebola: a importante vitamina B!

A vitamina B-1 é também conhecida como tiamina. Muitas pessoas com diabetes são deficientes de tiamina. Isto pode contribuir para algumas complicações da diabetes. Um baixo nível de tiamina tem sido associado a doenças cardíacas e danos nos vasos sanguíneos. E adivinha qual vegetal é rico em vitamina B? Isso mesmo, a cebola. Basta acrescentar ela na sua dieta, preferencialmente crua, para usufruir dos nutrientes de forma mais pura.

A tiamina é solúvel em água. E tem dificuldade em entrar nas células onde é necessária. No entanto, a benfotiamina, uma forma suplementar de tiamina, é solúvel em lipídeos. Ela penetra mais facilmente as membranas celulares. Vale a pena além de complementar a dieta com a cebola, ainda arranjar espaço pra benfotiamina.

Ácido alfalinolênico: antioxidante eficaz contra a diabetes!

O ácido alfalinolênico (ALA) é um potente antioxidante. Alguns estudos sugerem que ele é capaz de:

  • Reduzir o estresse oxidativo, principalmente o causado pelos radicais livres
  • Ajudar a manter níveis de açúcar no sangue baixos quando em jejum
  • Diminui a resistência à insulina

No entanto, é necessário mais investigação. O ácido alfalinolênico tem de ser consumido com cuidado, uma vez que tem o potencial para reduzir os níveis de açúcar no sangue a níveis perigosos. É muito facilmente encontrado na linhaça.

Melão amargo no controle da diabetes

O melão amargo é usado para tratar condições relacionadas a diabetes. Existe uma grande quantidade de dados sobre a sua eficácia como um tratamento para a diabetes em estudos com animais e de laboratório. No entanto, não se limita dados humanos sobre melão amargo.

Remédio caseiro para diabetes que emagrece: chá verde

O chá verde contém polifenóis, que são antioxidantes. O principal antioxidante no chá verde é conhecido como epigalocatequina galato. Os estudos de laboratório sugeriram que esse antioxidante pode ter inúmeros benefícios à saúde, incluindo:

  • Menores risco de doenças cardiovasculares
  • Prevenção da diabetes de tipo 2
  • Melhor controle da glicose
  • Melhor atividade da insulina

Estudos em pacientes diabéticos tem demonstrado benefícios para a saúde.

Remédios naturais para diabetes tipo 1 e tipo 2: resveratrol

O resveratrol é uma substância química encontrada no vinho e nas uvas. Ele ajuda a evitar o açúcar elevado no sangue. Os estudos em animais mostraram também que ele pode reduzir o estresse oxidativo. Porém, as pesquisas ainda são escassas sobre sua real eficiência.

Magnésio para quem tem diabetes

O magnésio é um nutriente essencial, ajudando a a regular a pressão arterial e a sensibilidade à insulina. Uma dieta de alto teor de magnésio pode também reduzir o risco de diabetes. Pesquisadores descobriram uma ligação entre a maior ingestão de magnésio e menores taxas de resistência à insulina entre os portadores de diabetes.

Cuidados com a diabetes

Como você pode ver nesta lista, há vários alimentos e suplementos naturais que podem ser usados para controlar a diabetes. No entanto, mesmo para essa lista, é importante que você fale com o seu médico antes de adicionar qualquer suplemento ou vitamina ao seu plano de tratamento da diabetes.

Há uma série de suplementos populares que podem ter interações negativas com medicamentos para diabetes e sua relação ao açúcar no sangue. O zinco é um desses suplementos populares que podem afetar os seus níveis de glicose no sangue de forma negativa. Mesmo aqueles nesta lista que pode ajudar muitos com diabetes ainda podem ter uma interação negativa com alguns dos seus medicamentos. Converse sempre com seu médico antes de qualquer mudança na dieta.

Você tem diabetes? Como faz o tratamento da condição? Quais remédios caseiros você já usa no dia a dia?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.