Tomar remédio vencido faz mal?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Os consumidores são, por vezes rápido para desconsiderar as datas de vencimento de seus medicamentos. Estes hábitos podem ser devido ao aumento do custo de medicamentos, negligência ou desconhecimento do problema e gravidade desta desconsideração da data de vencimento de um medicamento.

O que significa a data de validade de um medicamento?

Significa que algo que chegou ao fim de sua vida útil. Para explicar melhor sobre a relevância da data de validade, é importante entender como as empresas farmacêuticas determinam a longevidade e a validade dos seus produtos.

Todas as drogas têm formulações únicas, que consistem de ingredientes ativos e inativos voltados para o tratamento de doenças específicas. Uma vez que um fármaco é desenvolvido, os fabricantes determinam o período de tempo que o fármaco durará sem deterioração. Isto é conhecido como período de vida útil da droga. Se um medicamento é usado no seu período de vida útil, a máxima eficácia e segurança do medicamento, é esperada.

A importância da eficácia dos medicamentos

A eficácia é um fator importante a considerar porque reflete a capacidade do fármaco em produzir o efeito desejado. Logo, maior será a eficácia, melhores serão os resultados. Medicamentos vencidos não podem tratar adequadamente por causa de eficácia reduzida. Como conseqüência, alívio inadequado da doença pode eventualmente levar a dias a mais doentes, aumentar as ausências ao trabalho/escola e perda de produtividade no trabalho/escola.

A química dos medicamentos vencidos também deve ser considerada

Os medicamentos podem alterar as suas propriedades químicas e físicas, como é evidente quando os comprimidos se desintegram e líquidos separam-se em camadas, ou mesmo mudam de cor. Esta mudança química pode resultar em uma substância altamente tóxica, que pode causar desde uma simples dor de cabeça até a morte.

Manutenção dos medicamentos em casa

Uma verificação mensal dos medicamentos e sua validade pode impedir que você seja pego desprevenido, sem medicamentos, e de tomar um remédio que faça mais mal do que bem. (Foto: www.cnn.com)

Dois perigos dos medicamentos

Os grandes problemas com remédios vencidos tem duas vertentes: as drogas tornam-se fracas e podem ser potencialmente inseguras. É aconselhável descartar todos os medicamentos vencidos. Por que correr o risco? Sempre verifique as datas de vencimento em caixas e frascos e se os produtos já venceram, verifique com sua farmácia local ou consultório médico para ver se eles têm recipientes de descarte de medicamentos. Não é recomendado descartar medicamentos não utilizados ou vencidos no vaso sanitário, pois têm a possibilidade de contaminarem sistema de água.

É seguro tomar remédios vencidos?

As formas de dosagem sólidas, tais como comprimidos e cápsulas, parecem ser mais estáveis após a sua data de expiração. Drogas que existem em solução ou como uma suspensão reconstituída, e que necessitam de refrigeração (tais como a suspensão de amoxicilina), podem não ter a potência necessária se forem utilizadas quando vencidas. Perda de potência pode ser um importante problema de saúde, especialmente ao tratar uma infecção com um antibiótico. Além disso, a resistência a antibióticos pode ocorrer com medicamentos que já venceram, ou seja, você estará ajudando os vírus e bactérias a se tornarem mais resistentes ao invés de combatê-los.

Cuidados com o armazenamento dos medicamentos

O armazenamento adequado de medicamentos pode ajudar a prolongar a sua potência. O banheiro e armário de remédios não são locais ideais para armazenar medicamentos, devido ao calor e umidade. Da mesma forma, os medicamentos não devem ser deixados em um carro quente. Medicamentos permanecem mais estável em espaços secos, frescos, longe da luz. Mantenha as tampas bem fechadas e sempre fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Considerações Finais

Se um medicamento é essencial para uma doença crônica e potencialmente risco de vida como, por exemplo, uma condição cardíaca, convulsões ou alergia com risco de vida, provavelmente é sábio para obter uma nova prescrição uma vez que o medicamento perdeu sua validade.

Por segurança, o mais importante é sempre verificar sua caixinha de remédios e trocar os medicamentos vencidos por novos. A renovação de sua caixinha de remédios garantirá que você não se arrisque a ter um problema pior do que aquele que você quer tratar com o remédio.

Tem dúvidas ainda? Nosso espaço de comentários está sempre aberto às suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.