No artigo de hoje vamos trazer atividades para as novas mamães, depois de manter o corpo ativo durante a gravidez, você que teve seu bebê há pouco tempo poderá conferir dicas e exercícios para ajudar na recuperação pós parto. Você que conhece alguma mamãe recente, apresente a ela este artigo e ofereça muitas informações importantes.

Respeite o seu corpo

Como a maioria das mulheres já sabe, a recuperação de um parto é bem lenta, neste período ela precisa ter muita paciência para aguardar que seu corpo volte às condições naturais de antes da gravidez, mas isso não significa que tenha ficar totalmente inativa.

O primeiro passo é consultar o médico para saber se ele irá te liberar para as atividades físicas leves. Os médicos indicam este retorno leve às atividades somente após 40 dias aproximadamente.

Após 90 dias ela estará apta fisicamente para retornar aos treinos e praticas esportivas que tinha antes da gestação. Após o sexto mês de vida do bebê, a mãe pode dedicar um tempo maior para si.

As atividades a seguir são ótimas opções para recolocar o seu corpo em movimento e ainda existem opções que podem ser praticadas em conjunto com sua criança, confiram quais são esses exercícios.

Caminhadas para as mamães

A caminhada leve é um ótimo recomeço após o período de repouso por causa do parto. Existem duas boas opções, a primeira é caminhar na esteira do condomínio, sua particular ou da academia, a segunda opção é caminhar passeando com o seu bebê, podendo ser no carrinho ou nos chamados slings, que é um acessório para transportar os bebês.

Antes de sair passeando com a criança, consulte o seu pediatra de confiança e converse sobre essa iniciativa. Geralmente eles autorizam caminhadas três vezes por semana preferencialmente pela manhã, antes das 9 horas.

Hidroginástica para as mamães

Uma excelente opção para retornar aos exercícios é a hidroginástica. Além de minimizar o peso corporal, facilitando os movimentos, a água reduz os inchaços e permitem um relaxamento, situações que são bem confortantes para as mamães recentes.

O grande problema da hidroginástica é quanto à falta de tempo, principalmente no período em que o bebê ainda está mamando. É mais complicado organizar o tempo para fazer a hidroginástica, principalmente pela necessidade de deslocar a uma academia.

Quem mora em condomínios ou possui a piscina própria pode optar por ter um professor particular. Neste caso poderão realizar as aulas na própria piscina ou na do condomínio.

Para as mamães que não tem essa possibilidade, o ideal é levar alguém contigo para a academia para ficar de olho no bebe durante a aula. Será mais fácil organizar essa saída para a hidroginástica após o sexto mês de vida do bebê, isso acontece porque após este período o bebê começa a ingerir sólidos, facilitando na alimentação.

Como se exercitar após a gravidez?

Dicas de exercícios com os bebês

Ioga para as mamães

Uma excelente oportunidade para se exercitar juntamente com seu bebê. Atualmente é possível encontrar várias unidades que oferecem aulas específicas para mães com bebês. Apesar de ser uma modalidade bem nova, ela mostra que é possível voltar a fazer exercício sem se afastar do seu filho.

As rotinas de movimentos ajudam na correção de posturas incorretas o que promove um alivio das dores. As aulas também ajudam a fortalecer os músculos das costas, abdômen, assoalho pélvico e pernas, tão exigidos pela rotina das mamães.

Outros benefícios são:

  • Melhoria das capacidades respiratórias
  • Relaxamento
  • Diminuição do estresse
  • Redução da ansiedade

Para os bebês ou crianças, a ioga alivia gases, fortalece a musculatura e são ótimos para melhorar a atenção da criança e trabalhar a coordenação motora.

Musculação para as mamães

A musculação, ginástica localizada e alongamentos são as atividades que mais atraem as mulheres, mas não boas opções para mães que acabaram de ter filho. A carga de exercícios pode causar complicações e isso é algo que ninguém deseja.

Existem profissionais capacitados para trabalhar justamente com as mães que tiveram seus filhos recentemente, caso você queira mesmo fazer musculação é indicado que busque a orientação destes profissionais.

Agachamento com o bebê no colo

Quando a criança tiver mais de 6 meses de vida, elas já terão uma composição corporal mais firme e será possível realizar certos exercícios de musculação com elas. Uma excelente opção é o agachamento, que para o bebê mais irá parecer uma brincadeira.

Você deve apoiar o bumbum do bebê com um dos braços e segurá-lo pelo peito com o outro. Agora que você já tem a posição de segurança do bebê, vamos explicar os movimentos que a mamãe deve realizar.

Primeiro você deverá flexionar os joelhos evitando que eles ultrapassem um ângulo de 90°, em seguida você deverá subir o corpo lentamente até a posição inicial e repetir o exercício. Faça 10 repetições descanse 2 minutos e depois faça outra série de 10 repetições.

É importante salientar que com o passar do tempo, tanto as mamães quanto os bebês poderão vivenciar outras atividades, mas isso deve ocorrer sempre com a orientação e liberação médica.

As consultas com o médico e pediatra devem ser recheadas de curiosidades e perguntas, sempre visando aumentar seus conhecimentos e informações de casa fase de recuperação da gravidez.

Converse sempre com eles sobre os efeitos e o que tem sentido com os exercícios físicos. Isso irá te ajudar a corrigir possíveis erros ou até mesmo potencializar certas atividades pra obter melhores benefícios.

Chegamos ao final deste artigo e agradecemos pela atenção de todos! Queremos convidar para continuar em nosso site e conferir outras dicas sobre alimentação e exercícios para gestantes e muitas outras dicas sobre saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.