Quer queimar mais calorias, mas mantendo os joelhos e articulações intactos? Ou talvez, você queira fortalecer sua musculatura e ossos sem colocar suas juntas em risco. A chave para conquistar a queima de calorias com menos riscos para articulações e ossos é através da prática de exercícios de baixo impacto. Consulte os profissionais de saúde adequados antes de praticar exercícios físicos, principalmente se você sofrer de problemas como osteoporose, artrite, gota, e outros.

Exercícios de baixo impacto: caminhada

Com uma caminhada leve, você queima 181 em 45 minutos, mais se você adicionar subidas e descidas ao treino. A caminhada envolve quase todos os músculos do corpo. Se você é um novato nos exercícios, comece com uma caminhada de 10 minutos e adicione mais 10% de tempo a cada semana. Tente mudanças de velocidade entre lento e rápida. Não se esqueça de usar um tênis apropriado para caminhada, com amortecimento adequado.

Patinação de baixo impacto

São 572 calorias queimadas em 45 minutos. Você deve usar equipamento de proteção e começar em uma área plana, como um estacionamento. Calçadas tendem a ter rachaduras e imperfeições que podem ser perigosas. Dê patinadas curtas e agache-se para manter o seu centro de gravidade perto do chão. Uma vez que você se sentir confortável, comece a fazer pequenos percursos patinando. Se você tem problemas de ossos fracos e/ou osteoporose, use roupas com amortecimento, ou tente outro exercício de baixo impacto, para correr menos riscos.

Exercícios de baixo impacto dentro da água

Exercícios praticados em piscinas, mesmo quando envolvem pesos, são de baixo impacto e ótimos para a saúde. (Foto: livehealthy.chron.com)

Zumba como exercício de baixo impacto

São 350 calorias queimadas em apenas 45 minutos de zumba. Se é a sua primeira vez praticando esse exercício aeróbico inspirado em ritmos latinos, peça ao instrutor para prestar uma atenção especial às suas formas. Este treino de dança vigoroso oferece amplas distrações divertidas, movimentos de braços e pernas, tudo para você não perceber o quanto está realmente trabalhando durante o exercício. A dança é uma boa escolha para pessoas que já têm uma rotina de exercícios regulares, e as aulas de Zumba também são ótimas para fazer e manter novos amigos.

Subida e descida de escadas

429 calorias a cada 45 minutos de subidas e descidas de escadas. Pode ser feito em escadas de verdade ou aparelhos de ginástica que simulam escada. Se este exercício te deixar muito cansado, fuja dele: o cansaço pode prejudicar seu equilíbrio, e cair de uma escada poderá acabar causando lesões e até quebrar ossos.

Ciclismo é baixo impacto!

São 381 calorias em um ritmo moderado, durante 45 minutos. A dica crucial nesse tipo de exercício é praticar o ciclismo ao ar livre. Para melhorar a eficiência e o prazer do ciclismo, basta praticar com amigos e alternar o ciclismo entre frequências altas e baixas, para maior queima de calorias.

Exercício de baixo impacto: elíptico

Você pode não dar nada pelo elíptico, mas são 333 queimadas quando em um ritmo moderado, durante 45 minutos. Eles são uma das melhores formas de começar na prática de exercícios físicos. Tente encontrar máquinas de elíptico que também trabalham a parte superior do corpo. E enquanto estiver no elíptico, aproveite para ler seu jornal favorito.

Natação: baixo impacto para ninguém botar defeito!

333 calorias queimadas, nadando em estilo livre em ritmo lento a moderado por 45 minutos. Mesmo se você estiver com sobrepeso, têm problemas como artrite ou osteoporose, você ainda pode até incluir treinos na água com pesos. Comece com apenas 30 minutos de natação, em ritmo lento. Depois, comece a variar nos estilos de natação, para poder queimar mais calorias.

Máquina de remada

333 calorias queimadas em sessões de 45 minutos. É uma das poucas máquinas de exercícios aeróbicos que envolvem os músculos superiores do corpo. A máquina de remada ajuda com a postura, uma vez que torna a sua parte superior das costas mais forte. Para a forma apropriada, empurre com as pernas e puxe com os braços. Quanto mais você puxar, mais resistência e músculos você vai ganhar. E quanto mais rápido você for, mais calorias você queima.

Tem mais alguma sugestão de exercício de baixo impacto? Deixe nos comentários, e iremos acrescentar à nossa lista!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.