Hora de arregaçar suas mangas e salvar uma vida, incluindo a sua. A cada segundo, alguém no mundo está precisando de uma doação de sangue. Uma simples doação de sangue pode salvar a vida de até 3 pessoas.

Embora os benefícios de saúde de quem recebem uma transfusão de sangue sejam mais claros, doadores de sangue também podem colher claros benefícios de saúde ao doar sangue.

Doar sangue faz bem para a saúde cardiovascular

A viscosidade do sangue é conhecida por ser um fator unificador para o risco de doença cardiovascular. Quanto mais espesso e viscoso for seu sangue, mais atrito ele cria através dos vasos sanguíneos, que pode determinar quanto dano é feito para as células que revestem suas artérias. Você pode reduzir a viscosidade do sangue através da doação em uma base regular, o que elimina o ferro que possivelmente pode oxidar no seu sangue. Um aumento do estresse oxidativo pode ser prejudicial para o seu sistema cardiovascular.

A doação de sangue reduz o risco de ataques cardíacos e derrames, também. Pesquisadores descobriram que os participantes tinham menos ataques cardíacos e derrames quando eles doaram sangue a cada 6 meses. Em outro estudo, investigadores encontraram um risco 88 por cento menor de ataques cardíacos em homens que doaram sangue uma vez por ano do que aqueles que não doaram.

A remoção do ferro oxidativo do organismo através de doações de sangue significa menos oxidação do ferro e as doenças cardiovasculares reduzidas.

Doar sangue faz bem para saúde

Doar sangue é algo extremamente saudável, além de você estar fazendo muito bem para a saúde de uma pessoa que precise de seu sangue. (Foto: news.health.com)

Doar sangue faz bem para a saúde: reduz o risco de câncer

A redução das reservas de ferro no organismo pode reduzir o risco de câncer. Ferro em excesso tem sido associado ao aumento de danos causados por radicais livres no organismo e tem sido associado a um risco aumentado de câncer e envelhecimento. A consistência de doações de sangue está associada com menores riscos de câncer, incluindo o câncer do fígado, pulmão, cólon e câncer de garganta, devido à redução do estresse oxidativo quando o ferro é liberado na corrente sanguínea.

Doar sangue emagrece e queima calorias

As pessoas queimam cerca de 650 calorias por doação de um litro de sangue. Um doador que doa regularmente sangue pode perder uma quantidade significativa de peso, mas doar sangue não deve ser pensado como um plano de perda de peso ou dieta. Queima calorias mas não emagrece tanto assim, porque você tem que lembrar que isso é só um dia que vai queimar calorias

Doar sangue fornece um exame gratuito de sangue

Após a doação, os doadores são testados para sífilis, HIV, hepatite e outras doenças. O teste indica se você é ou não elegível para doar com base no que é encontrado em sua corrente sanguínea.

Você está esperando o que para doar sangue? Quantas vezes você doa sangue por ano?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.