Doar sangue é uma coisa simples de fazer e pode fazer uma grande diferença na vida e quem precisa de uma doação de sangue. O processo de doação a partir do momento em que você chega até a hora sai leva cerca de uma hora. A doação em si demora uma média de 8 a 10 minutos.

Doação de sangue: preparação

Você deve encontrar um Hemocentro perto de você para fazer sua doação. Beba muito líquido no dia da sua doação e coma normalmente. Vista algo confortável, que possa ser enrolado acima do cotovelo, para facilitar na hora da colheita do sangue. Traga uma lista dos medicamentos que você está tomando atualmente e leve também um documento de identificação com foto. Chegando no local, você será colocado em uma fila, onde deverá aguardar sua vez para o atendimento médico para responder um questionário e fazer um exame médico rápido. Mas vamos falar sobre esses exames abaixo.

Se você for faltar ao trabalho para doar sangue, avise com pelo menos uma semana de antecedência ao seu empregador. Não é recomendado avisar no mesmo dia que você for doar sangue que vai faltar ao trabalho. Além disso, não se esqueça de pesquisar bem as condições que podem te impedir de doar sangue, pois se você não passar nos exames de doação, você não receberá o atestado de doação para desconto.

Passos da doação de sangue

Doar sangue tem passos simples de aprender para te deixar mais seguro e menos nervoso antes de ir visitar seu hemocentro. (Foto: raiseyoursleeve.org)

Doação de sangue: cadastro

Esteja preparado para mostrar seu documento de identificação com foto. Se assente e preencha um formulário de registro de doador, que inclui o seu nome, endereço, número de telefone e outras informações.

Exame de doação de sangue

Após seu cadastro e um pequeno tempo de espera, um médico irá te chamar para o consultório e fazer uma triagem através de perguntas padrão. Tais perguntas incluirão questões de saúde, estilo de vida e risco de doença, além dos medicamentos que você toma. Toda esta informação é confidencial.

Caso o médico considere que suas respostas estejam de acordo e que você pode doar sangue, você terá um mini exame físico, quando será tirado seu pulso, sua temperatura, sua pressão arterial.

O exame inclui uma picada no dedo, usando uma gota de sangue para testá-lo para ver se o seu nível de ferro no sangue é suficiente para que você doe. Todos os equipamentos médicos usados para este teste, e durante o processo de doação são esterilizados, usados apenas uma vez e depois descartados.

Se todo os seus exames atenderem aos requisitos mínimos, você será direcionado para fazer um lanche antes da doação.

Na sala de doação

Assim que você fazer seu lanche, você vai lavar seus braços e sentar na cadeira de doação. Um enfermeiro vai limpar seu braço com antisséptico e usar um kit de doação para começar a extração de sangue. Cerca de um litro de sangue será colhido, procedimento que leva entre 6 e 10 minutos. A bolsa ficará sobre uma balança eletrônica, que emitirá um apito quando estiver cheia. O enfermeiro ou enfermeira virá remover a agulha e você terá que elevar o braço, colocando um curativo sobre a incisão e aplicando pressão por um minuto. Se você ficar tonto, pode ser que seja necessário ficar sentado por mais alguns minutos. Assim que você estiver se sentindo bem, o enfermeiro te encaminhará para a lanchonete do hemocentro, onde você poderá fazer mais um lanchinho.

Doação de sangue: depois da doação

Tente aumentar a sua ingestão de líquidos durante as próximas 24 a 48 horas e evitar o esforço físico extenuante, trabalho pesado ou puxar com o braço usado para a doação por cerca de cinco horas. Coma refeições bem equilibradas pelas próximas 24 horas. Fumar e consumir álcool não é recomendado nas 24 horas seguintes também.

Doadores raramente sentem desconforto após a doação. No entanto, se você sentir-se tonto, deite-se até que o sentimento passe.

Se algum sangramento ocorre após a remoção do curativo, aplique pressão para o local e levante o braço por três a cinco minutos.

Se hematomas ou hemorragias aparecem sob a pele, aplique uma compressa fria periodicamente para a área machucada durante as primeiras 24 horas. Depois, altere entre compressas quentes e frias.

Em um prazo geralmente entre 15 dias e 30 dias você receberá um resultado de seu exame de sangue.

Ficou alguma dúvida sobre como é sua doação de sangue? Ficou faltando alguma etapa? Deixe nos comentários sua participação!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.