O alimento é uma das decisões diárias as mais controláveis que nós fazemos e que podem afetar nossa saúde da enxaqueca. Com um dieta para enxaqueca com aura ou sem aura, é possível controlar os nossos hormônios e outros desencadeadores das crises de dor. Porém, decidir qual dieta contra enxaqueca crônica irá funcionar melhor para você é muitas vezes confuso.

Se você executar uma dieta contra a enxaqueca, você é obrigado a economizar dinheiro e perder peso, o que são coisas boas. Os investigadores não sabem o que veio primeiro, mas concluíram que pessoas com sobrepeso e obesos estão no risco mais elevado de enxaqueca. Entre os pacientes episódicos de enxaqueca, os ataques eram quase duas vezes mais comuns para pessoas com sobrepeso do que entre adultos de peso normal.

Existem algumas explicações possíveis para a associação, incluindo que os mesmos sistemas no corpo que são ativados durante uma enxaqueca ajudam a regular o quanto as pessoas comem. Além disso, as pessoas que tem enxaqueca crônica podem ser menos ativas por causa da dor ou medicamentos que influenciam o ganho de peso.

Como fazer a dieta para a enxaqueca? Temos as dicas certas para isso.

Nutrição contra a enxaqueca

Alimentos saudáveis, não processados, e orgânicos, são uma das melhores formas de tratamento contra os males da enxaqueca. (Foto: The Morung Express)

Dieta para enxaqueca com aura: alimentos frescos, orgânicos, e integrais

Você deve procurar comida que é minimamente processada, com tão poucos aditivos quanto possível. Comprar alimentos frescos e integrais elimina grandes gatilhos da enxaqueca. Você pode adicionar suas próprias especiarias, molhos e sabores para que você saiba exatamente o que você está consumindo. Você também vai evitar os açúcares escondidos e adoçantes artificiais que os fabricantes de alimentos incluem em muitos dos alimentos.

Procure por alimentos ricos em magnésio e ômega-3, como salmão, cavala, couve, ovos com ômega 3, espinafre, gengibre, quinoa e cogumelos.

Enxaqueca: alimentos devem ser evitados

Tome cuidado com alimentos ricos em tiramina, como queijo maduro/envelhecido, peixe curado ou defumado, frutas secas, alimentos em conserva ou fermentados, oleaginosas, miso, chucrute, além de bebidas carregadas em tiramina, tais como vinho tinto e cerveja.

Uma dica bônus: como você sabe quando um alimento processado e não é um gatilho alimentar para sua enxaqueca? Duas opções: você pode eliminar esse alimento por um mês, ou eliminar todos os alimentos suspeitos e adicioná-los de volta em um de cada vez. Basta lembrar que os gatilhos podem ficar até dois dias em seu sistema para produzir uma reação, então você precisará ter um registro pessoal excelente para rastrear os gatilhos.

Dieta para enxaqueca: escolha alimentos congelados ao invés de conservas

Nem sempre é possível comprar alimentos frescos, mas como você deve estocar sua despensa para cozinhar todos os dias para manter a enxaqueca sob controle?

Primeiro, escolha alimentos congelados ao invés de conservas e enlatados. Há três razões para escolher congelados. Em primeiro lugar, os alimentos enlatados contêm níveis mais elevados de substâncias que se manifestam no organismo como estrogênio. Isso é uma má notícia para as mulheres que sofrem de enxaquecas hormonais. Em segundo lugar, os alimentos enlatados geralmente tem outras substâncias, como o glutamato monossódico, que agrava enxaquecas. Finalmente, os alimentos congelados geralmente são congelados instantaneamente pouco depois da colheita. Isso faz com que o sabor seja mais fresco e melhor, preservando mais nutrientes.

Vale destacar que se a tiramina agrava suas dores de cabeça, é melhor evitar sobras congeladas que tenham mais de três dias de idade. Todos os dias que sobras estão na geladeira, aumentam os seus níveis de tiraminas.

Enxaqueca: na alimentação, evitar comer fora

Se você visitar as cozinhas de seus restaurantes favoritos, você ficaria surpreso ao ver os ingredientes que estão colocando nos pratos e que fazem o alimento ter um gosto tão bom. O glutamato monossódico é usado em quase todos os pratos da comida chinesa, vietnamita e japonesa, bem como em sopas e molhos de todas as cozinhas.

Nem todos nós somos cozinheiros capazes, mas vale a pena investir em aulas de culinária, assistindo programas de culinária na TV e na web, e fazendo amizade com pessoas que são chefs em casa e passar a usar ingredientes reais e integrais. Comer em casa pode ser divertido e criativo, com receitas adaptadas para quem tem enxaqueca extremamente saborosas.

Comer mais vezes durante em casa quase garantirá que você vai economizar dinheiro e perder peso do que comer fora. Se você está preocupado que você não tem tempo para comprar comida e prepará-la, considere quanto tempo você vai perder para uma crise de enxaqueca que uma refeição pode desencadear.

Alimentos que previnem a enxaqueca. Ou melhor: quem tem enxaqueca pode comer banana?

Se você está olhando especificamente para um livro de receitas de dieta para enxaqueca, já há vários livros que falam do assunto. Você precisará estar pronto para desistir de glúten e açúcar, por exemplo, e caprichas nos comentos saudáveis, como carnes magras, frutas, legumes, e verduras. Ah, e não se preocupe: pode comer banana sem preocupação.

Finalmente, não deixe que as ansiedade causada pela preocupação de alimentos que provocam enxaqueca roubem sua alegria de comer. Para a maioria de nós, a melhor dieta da enxaqueca realmente pode ser simples se você fizer a escolha para comer uma dieta light e livre de gatilhos da enxaqueca.

Quais alimentos ou bebidas você é sensível na enxaqueca? Quais você sempre evita e quais você já associou a alguma crise de enxaqueca? Compartilhe conosco sua lista pessoal!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.