Comer no shopping ou na rua não é algo que tem que sabotar uma dieta saudável. Use estratégias inteligentes para se alimentar bem fora de casa: planeje com antecedência, considere o menu e escolha os alimentos com cuidado para mantê-lo em seu plano. Vamos começar pelo planejamento e depois, algumas sugestões de lanches saudáveis.

O que comer na rua saudável? Planejamento!

Planejar significa se preparar contra as armadilhas existentes para te tirar da dieta. Coma um jantar leve se você comeu um almoço pesado no dia. Ou, se você sabe de antemão que você está indo para um restaurante ou lanchonete, corte calorias durante outras refeições do dia. Sabendo o que te espera no menu e ter noções básicas de cozinha torna fazer os pedidos mais fácil, especialmente se você precisa controlar as calorias. Procure também por alimentos que são cozidos no vapor, grelhados, ou assados, e limite o consumo de frituras e alimentos salteados ou descritos como crocantes, fritos a óleo, e semelhantes.

Restaurantes para quem está de dieta: como escolher?

Considere opções de refeições em restaurantes diferentes e procure lugares com uma grande variedade de itens do menu. Verifique pelo menus online quando se disponível, para informações nutricionais com antecedência.

Comendo na rua saudável

Comer saudável fora de casa não é um desafio difícil, desde que haja planejamento para escolher os melhores alimentos. (Foto: crossfitmidland.com)

Fazendo seu pedido com inteligência

Equilibre sua refeição, incluindo seleções mais saudáveis de todos os diferentes grupos de alimentos, tais como carnes magras, laticínios de com gordura reduzida ou sem gordura, frutas, legumes e grãos integrais. Procure por alimentos com saladas feitas na hora, sem molhos. Por exemplo, a combinação de saladas com assados ou grelhados de frango, queijo com baixo teor de gordura ou frutos do mar fornece proteína, fibras e outros nutrientes. Se você está contando calorias, use um molho com baixo teor de gordura ou peça por alguns croutons. O mesmo princípio de ingredientes saudáveis deve funcionar para quem está fazendo uma escolha de sanduíche para a dieta, por exemplo.

Comendo sanduíches fora de casa: é saudável?

Sabemos que muita gente tem dúvidas sobre o quão saudáveis são os sanduíches fora de casa. Assim como pratos saudáveis, a seleção dos ingredientes é essencial para um sanduíche que não atrapalhe sua dieta.

Escolha opções de ingredientes com baixo teor de gordura, incluindo alface, tomate e cebola. Não use condimentos, tais como ketchup, mostarda ou molhos. Mesmo as versões light ainda tem muitas calorias.

Complete o seu sanduíche sempre com saladas diversas, ao invés de opcionais gordurosos, como carne e bacon. Para acompanhamento, peça uma salada ao invés da batata frita, já que muitas empresas de fast food já estão fazendo essa troca. E não se esqueça de pular a sobremesa calórica, optando por uma barra pequena de chocolate amargo ou meio amargo (pelo menos 70% de cacau).

Para beber, nada de refrigerante: suco, água, ou uma bebida de baixa caloria.

Substitua ingredientes ao comer no shopping ou fora de casa

Ao pedir uma salada, sempre peça para vir sem molho. O acompanhamento que é permitido é o azeite de oliva. Ao mesmo tempo que você for controlar o molho, peça uma porção menor, ou coma apenas parte do sanduíche. Isso porque muitas vezes, os pratos e sanduíches que você come fora de casa podem ser para mais de uma pessoa. Particionando um sanduíche em duas partes, ou seja, comendo um pouco de cada vez, você vai evitar excessos. Pode parecer difícil, mas é mais fácil do que você imagina.

Como comer fora de casa e se manter saudável?

Leva cerca de 20 minutos para o seu cérebro passar a mensagem para seu estômago que você já não está com fome. Para quem come rápido, a tendência é comer mais do que você realmente precisa. Lembra que falamos para comer parte do sanduíche ou da porção? Damos certeza para você que comendo mais devagar, essas porções serão suficientes para te manter com a sensação de saciedade por mais tempo.

Escolhendo um restaurante que tenha opção de lanches para crianças, você também cria a opção de pedir pratos para crianças, geralmente mais baratos, e que vão te dar a nutrição saudável para o dia fora de casa.

Mantendo a dieta no shopping ou em restaurantes: o desafio

Comer fora de casa quando você vai no shopping ou para passear pode ser intimidantes para as pessoas que tentam manter uma dieta saudável, mas com preparação, confiança, e um pouco de criatividade, você pode desfrutar da sua refeição do restaurante sem abandonar uma alimentação saudável. Por que não comprar uma fruta num supermercado, ou beber uma vitamina completa como lanchinho? As opções são variadas, desde que você lembre de evitar açúcares e gorduras.

Como você come fora de casa? O que faz para seguir sua dieta quando tem que comer fora?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.