Muitas pessoas têm dificuldade em fazer dieta, especialmente quando estas dietas pedem para limitar suas porções em cada refeição. Comer estas refeições de baixo volume deixa as pessoas com fome, o que pode levar a acabar com uma dieta muito rapidamente. Ao seguir um baixo teor calórico ainda com um volume normal de dieta, você pode perder peso sem passar fome ao longo do dia, bastando apenas escolher corretamente os alimentos que você deve consumir.

Frutas e Legumes

Comer frutas e legumes enche o estômago, mas não fornece muitas calorias, especialmente se você os prepara sem adição de açúcar ou gordura adicional. Comer muita cenoura, espinafre, tomate, frutas vermelhas e maçãs, além de legumes como ervilhas e feijão preto com as suas refeições para se sentir satisfeito ao cortar a sua ingestão calórica. Evite legumes fritos, como batatas fritas por causa de seus valores calóricos altos. Se você sentir fome depois de terminar sua refeição, tome uma segunda porção de frutas ou vegetais ao invés de uma alternativa de maior valor energético. Você pode até mesmo comer esses itens em vez de sobremesas gordurosas, o que ajuda você a alcançar seus objetivos de emagrecimento. A fibra e água encontradas em frutas e legumes enchem com facilidade, mas não contêm calorias adicionais.

Grãos

Ao escolher grãos, certifique-se que pelo menos a metade de seu consumo vem de grãos integrais. Adicione itens como arroz integral e massas de grãos integrais para seus grãos na hora das refeições. Escolha lanches de baixa caloria, como pipoca ou bolachas de grãos inteiros, em vez de batatas fritas e outros salgadinhos fritos. Fique longe de alimentos como rosquinhas, croissants e bolos, pois eles têm mais gordura e muito mais calorias do que os grãos integrais, dando muito menos nutrição.

Emagrecendo com saúde

Você não precisa passar fome para emagrecer. Basta apenas fazer uma boa reeducação alimentar. (Foto: www.yummymummyclub.ca)

Carne

Você tem muitas opções ao selecionar quais carnes comer, então escolha sabiamente. Peixes, peito de frango sem pele e carne moída magra permanecem baixos em gordura, o que reduz o número de calorias que eles fornecem. Por outro lado, comer alimentos gordurosos, como o bacon pode causar aumento de peso, porque eles têm muita gordura e, portanto, mais calorias. Se você normalmente tem um hambúrguer de frango frito para o almoço, substitua por uma salada com frango grelhado em vez. Isto vai te encher mais, mas com muito menos calorias.

Água

A água ajuda a encher o estômago sem acrescentar calorias à sua ingestão calórica diária. Como a desidratação pode ser confundida com a fome, ela pode contribuir para excessos. Se você está acostumado a sucos e refrigerantes, a mudança para a água pode exigir um período de adaptação. Torne a água mais agradável, adicionando um pouco de suco de limão, e tente adicionar canela ao copo de água para o sabor sutil. Alternativamente, incremente sua água com uma mistura de morango e fatias de pepino, juntamente com manjericão fresco picado, assim como uma opção de ervas refrescante, como o hortelã.

Alimentação saudável com sabor

Ao comer saudável, além de se sentir mais cheio, você terá alimentos muito mais saborosos. (Foto: xlhealthblog.com)

Minha experiência pessoal

Como muitos brasileiro, eu luto com o meu peso. Estar acima do peso é perigoso porque nos deixa mais propensos a ter problemas relacionados à saúde, como diabetes, doenças cardíacas e problemas ortopédicos. Tenho notado que há muito poucas pessoas de minha idade que não estão com sobrepeso.

Você pode dar-se uma ideia aproximada de saber se você está acima do peso determinando o seu “Índice de Massa Corporal”, que usa o seu peso e altura para calcular quanto você está com sobrepeso. Atualmente estou categorizado como sobrepeso, mas meus exames de sangue estão normais. Porém, tudo isso foi diagnosticado por profissionais de saúde. Estes também recomendaram mudanças na minha dieta que sigo à risca hoje, algo que todos nós devemos fazer antes de tentar seguir uma dieta milagrosa que leu em uma revista ou site na internet.

Eu olho à minha volta, onde quer que eu vá, e eu vejo muitas pessoas mais obesas do que eu ao meu redor. A obesidade é uma epidemia crescente no brasil. Ela está causando um aumento nos custos de cuidados de saúde e morte prematura e já é considerada por muitos um problema de saúde maior do que a fome no nosso país.

Recentemente, passei a pesquisar melhor os ingredientes e as calorias que ingeria. Descobri muitos produtos químicos em alimentos que eu adorava que estão associados inclusive à casos de câncer.

Depois que passei a seguir a dieta recomendada pela minha nutricionista, até meu humor melhorou. Espero que continue assim e que continue a perder peso, sem ter que passar fome.

E vocês, como fazer para comer bem sem passar fome? Compartilhem nos comentários abaixo suas dicas e sugestões para ajudar mais pessoas a comerem bem sem ter que passar fome!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.