A maioria das pessoas diz que se você estiver com fome, você deveria se sentar e comer um pouco. Em alguns casos, no entanto, você pode estar com fome depois de uma refeição e não saber por quê. É mesmo possível que você tenha mais fome depois de comer do que antes. Isso é realmente mais comum do que a maioria das pessoas percebe. Acontece porque a fome não é controlada por apenas uma parte do corpo: ela resulta de interações entre a corrente sanguínea, pâncreas, cérebro, intestinos e estômago. Este circuito é fácil de ser sabotado, o que significa que você ainda pode sentir fome depois de comer se não escolher os alimentos ou hábitos certos.

Vale sempre lembrar: consulte um médico se você sempre sentir fome depois de comer. Ele vai diagnosticar seu problema e propor o melhor tratamento.

Sentir fome depois de comer por se alimentar rápido demais

Se você comer muito rápido, seus hormônios de saciedade não têm tempo suficiente para trabalhar completamente com os alimentos que ingerem. Geralmente, demora cerca de 20 minutos para que os hormônios de saciedade desencadeiem a sensação de satisfação. Tente comer mais devagar e você pode notar uma melhoria. Como um bônus, isso permite que os alimentos sejam organizados de forma ordenada no estômago, levando a um processo mais fácil para se sentir satisfeito.

Pouca fibra ou proteína na dieta pode te fazer sentir fome após comer

Alimentos que tem fibras e proteínas suficientes produzirão mais hormônios que suprimem o apetite e o desejo de comer. Isso significa que se você comer regularmente alimentos sem fibras e proteínas como alimentos processados, você pode acabar com fome facilmente. Em vez disso, escolha alimentos com fibras solúveis, pois isso cria um gel que retarda a digestão.

Pessoas que pulam o café da manhã podem sentir mais fome

Se você não comer alimentos suficientes pela manhã, sentir-se com fome após uma refeição no final do dia pode ser esperado. Em vez disso, comece o dia com um estômago cheio e use proteínas e fibras no seu café da manhã balanceado e saudável.

Baixa ingestão de água pode influenciar sua fome

Alimentos que são baixos de conteúdo de água também podem deixar você sentindo fome. Saladas verdes, sopas de caldo e vegetais são boas escolhas de alimentos satisfatórios com um bom conteúdo de água. Como mesmo eles não contêm tantas calorias, eles vão te encher com um bom volume de alimentos. Você também pode tentar beber água ou algum chá verde depois de comer para suprimir o apetite.

Fome depois de comer

Ficar com fome mesmo depois de comer pode ser causado por vários motivos, e é importante descobrir para evitar problemas. (Foto: CureJoy)

Você pode estar grávida

Embora você coma para duas pessoas durante a gravidez, você não precisa dobrar sua ingestão. No entanto, você precisa de mais alimentos do que o normal e os hormônios da gravidez podem afetar seu apetite. Você pode estar cheia, mas ainda anseia certos lanches ou alimentos, e são necessários mais nutrientes para apoiar o crescimento do feto. No entanto, em alguns casos, a fome insatisfeita durante a gravidez pode indicar diabetes gestacional.

Diabetes pode te deixar com fome

Diabetes envolve problemas com controle de glicose no sangue devido à disfunção da insulina. A insulina reduz o apetite, mas se os receptores do seu corpo não respondem corretamente, como na diabetes tipo 2, você ainda pode sentir fome.

Infestação de vermes pode prejudicar sua fome

Problemas com vermes são uma das possíveis razões para sentir fome depois de comer. Existem diferentes tipos de vermes, e todos esses tipos podem aumentar seu apetite. Os parasitas se sentam em suas entranhas, comendo nutrientes de suas refeições e essa falta de nutrientes o mantém com fome.

Problemas de tireoide

O hipertireoidismo faz aumentar a sua taxa metabólica, o que significa que seu corpo usa mais calorias do que o normal. Isso significa que se você tiver hipertireoidismo, você precisa reabastecer as calorias, causando fome frequente ou um grande apetite.

Problemas de estômago podem prejudicar sua fome

Alguns problemas do estômago, como a úlcera péptica ou gastrite, podem causar problemas sobre como você pode interpretar a fome. Essas questões levam à erosão e à irritação do forro do estômago que pode ser confundidos com a fome. Também é possível que, depois de comer, você segrega mais ácido gástrico que irrita o revestimento do estômago e leva a dor ou desconforto que você considera como fome.

Consumir refrigerantes pode prejudicar sua fome

Sucos, refrigerantes e outras bebidas com alto teor de açúcar reduzem o fluxo sanguíneo e a atividade dentro da área do cérebro que está regulando o apetite. A frutose é conhecida por enganar o cérebro para pensar que você precisa de mais alimentos mesmo se você comer, pois está reduzindo a capacidade do corpo de usar a leptina, o hormônio que nos diz que estamos cheios.

Alterações hormonais podem afetar sua fome

Os hormônios também podem levar à fome, particularmente nas mulheres que tratam a menopausa, usam controle de natalidade, ou tem algum problema hormonal. Os hormônios corticosteroides também podem levar a sentir fome, uma vez que aumentam o açúcar no sangue e desequilibram outros hormônios. Se as mudanças hormonais são motivo de sensação de fome, você pode procurar ajuda do seu médico para equilibrar seus hormônios.

Desidratação pode afetar a fome

Você pode não perceber que está desidratado quando está com fome depois de comer. A desidratação leve parece semelhante à fome, então você pode não ser capaz de dizer a diferença. Se você ainda está com fome, beba água e espere 15 minutos para ver se a fome desaparece.

Drogas podem afetar sua fome

Certos medicamentos, como esteroides, medicamentos para convulsões, antidepressivos e anti-histamínicos, podem aumentar o apetite. Seu médico pode dizer se seus medicamentos contribuem para sua fome mesmo depois de comer.

Fatores emocionais afetam sua fome

Pesquisadores descobriram que as distrações podem reduzir sua fome. Se você está com fome, imagine sua comida favorita. Se é apetitosa, você provavelmente está com fome. Se essa comida não parece tão apetitosa, pode ser que você já esteja cheio e achando que está com fome por algum motivo emocional.

Você sente fome depois de comer? Por que? Já sabe o motivo?

Marcadores: ,
Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.