Um pedaço de morango ou melancia fresca pode ser exatamente o que você precisa para satisfazer a sua vontade de comer doces e não entrar na vontade de comer . Nesse cenário, comer frutas antes de dormir pode ajudá-lo a perder peso. Mas se você está comendo um monte de frutas, ou se a fruta causa problemas digestivos que interrompem o sono, você vai querer deixar as frutas de lado antes de dormir.

Comer frutas antes de dormir faz bem ou mal?

Alguns especialistas dizem que comer à noite causa ganho de peso e interrompe o sono, enquanto outros dizem que um lanche antes de dormir pode ser benéfico. Comer fora do padrão de três refeições por dia pode alterar os hormônios que regulam o apetite e a ingestão de calorias. No entanto, comer certos alimentos antes de dormir pode realmente ajudá-lo a dormir melhor. Frutas são geralmente uma boa escolha para um lanche a qualquer hora do dia, pois são carregadas com vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras. Se você tende a ter vontade de comer doces à noite, um pedaço de fruta fresca é uma alternativa muito mais nutritiva e pode salvá-lo de adicionar açúcares e gorduras extras na dieta.

Por que comer frutas antes de dormir

Com frutas antes de dormir, você pode ter um sono de qualidade e bem saudável. (Foto: divulgação)

Comer frutas a noite ajuda a emagrecer?

A maioria das fruta são baixas em calorias,. Assim sendo, comer um pouco de frutas antes de ir para a cama não é provável que vá provocar algum ganho de peso. Certamente não tanto quanto você ganharia se você comesse um balde de sorvete todas as noites antes de dormir. Quaisquer calorias que você come além do que você precisa para manter seu peso farão com que você ganhe peso. Se, no momento em que você terminar o jantar você consumiu as calorias necessárias para sua manutenção de peso, que é algo entre 1.600 calorias ou 2.400 calorias por dia e, em seguida, você come uma banana antes de dormir, você terá consumido mais 100 calorias extras além do seu objetivo diário. Faça isso todas as noites por uma semana, e você consumirá mais de 700 calorias extras. A essa taxa, você está ganhando em torno de 450 g de peso a cada 5 semanas, porque 450 g equivalem a 3.500 calorias.

Consumo de frutas antes de dormir e problemas digestivos

Se você tem um problema digestivo existente, como doença de Crohn ou síndrome do intestino irritável, ou você sofre de má absorção de frutose, comer frutas pode já ser problemático para você. Comer antes de dormir pode causar desconforto no estômago e interromper o seu sono, deixando-o cansado ao longo do dia seguinte. Se você sofre de refluxo ácido, comer frutas antes de deitar-se na cama pode significar um desastre. Frutas com alto nível de ácido, tais como laranjas e abacaxi, são muitas vezes problemáticas para pessoas que tem refluxo ácido e devem ser evitadas.

Que fruta posso comer a noite para emagrecer?

Se você decidir comer frutas antes de dormir, seja saudável. Evite frutas que são preparadas com xarope açucarado. Se você está combinando sua fruta com outros alimentos, tenha cuidado com suas escolhas. Alimentos picantes e ricos em gordura podem interromper seu sono. Cubra uma tigela de frutas vermelhas com leite desnatado ou mergulhe morangos em iogurte grego sem gordura. Mantenha o controle de suas calorias com um aplicativo ou diário de alimentação para se certificar de que você não está excedendo sua quantidade de calorias diárias. E caso você achar que comer frutas antes de dormir perturba seu sono, escolha outro lanche saudável como bolachas de trigo integral e manteiga de amendoim. As frutas mais recomendadas são as frutas vermelhas, uvas e melancias. As menos recomendadas são as frutas cítricas e as que tem muita gordura, como o abacate.

Quais frutas você consome antes de dormir? Quais provocam reações inesperadas ao seu organismo? Como você monitora sua dieta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.