O aumento dos custos dos cuidados de saúde torna inacessível ou quase a saúde de qualidade para muitos brasileiros. No entanto, há coisas que podem ajudar a manter os custos no mínimo. Aqui estão alguns dos mais eficazes.

Prevenção

Cuide de si: este é o primeiro e mais importante passo. Prevenir problemas antes que eles possam ocorrer com uma alimentação saudável e fazer exercícios regularmente. Fazer um check-up completo por ano também é a melhor forma de prevenir problemas de saúde mais graves e assim, poupar dinheiro de forma eficiente e com qualidade.

Cuidado com acidentes!

Evite acidentes ao ser cuidadoso e pensar antes de usar ferramentas elétricas, escadas e outros equipamentos e produtos químicos perigosos. Leia os rótulos de advertência (usando óculos e equipamento de proteção) antes de usar.

Evite as salas de emergência dos hospitais

Não use a sala de emergência para atendimento de rotina. Se você tiver uma dor de garganta, vá a um otorrinolaringologista. Cobranças de consultas de emergência são muito altas e você vai querer usar este serviço apenas em casos extremos.

Pesquise os melhore médicos

Escolher o médico certo e fazer perguntas para ter certeza que ele não é motivado por nada mais além de querer a melhor saúde para seus pacientes. Você precisa ver um médico que irá encontrar formas de tratá-lo, que não envolvem medicamentos superfaturados que você pode não precisar. Um bom médico te dará sempre mais de uma opção de tratamento e indicará sempre as formas mais baratas e eficazes.

Amostra grátis é sua amiga

Peça ao seu médico por amostras grátis. Representantes farmacêuticos muitas vezes dão aos médicos amostras para incentivá-los a prescrever a medicação. Não hesite em pedir uma amostra do remédio que ele receitou. Cada pequena ajuda vale. No entanto, tenha em mente que as amostras serão dadas principalmente para medicamentos caros. Em muitos casos, alternativas mais baratas estão disponíveis, e as empresas farmacêuticas não dão amostras grátis de medicamentos sobre os quais eles não estão a ter um grande lucro.

Qualidade na saúde

Economizar com saúde não significa se privar de qualidade. (Foto: divulgação)

Busque por farmácias populares e drogarias com genéricos

No mercado atual, além dos descontos do programa farmácia popular, é fácil encontrar genéricos para praticamente todos os medicamentos. Caso não encontre um genérico, tente pelo menos mandar manipular o remédio para você em uma farmácia de manipulação.

Saiba os preços para os procedimentos

Sabendo que os preços médios para qualquer serviço médico pode poupar dinheiro. Ligue para hospitais e consultórios médicos antes de você aparecer para um procedimento, e obtenha os detalhes do que a instalação vai cobrar de você. Peça ao plano de saúde por uma tabela de valores. Este conhecimento pode ajudar na negociação de um acordo melhor ou para motivá-lo a procurar um médico mais acessível. Pelo menos, o seu médico vai ser mais conscientes dos preços, se ele souber que seus pacientes estão fazendo perguntas e pode até oferecer descontos.

Descontos com dentistas

Obtenha um programa de fidelidade ou plano de tratamento dentário. Sempre pergunte o preço antes de começar o trabalho. Depois que você aprender o preço, explique que você quer fazer um relacionamento, negocie por descontos e busque alguma forma de fidelização.

Segunda opinião

Não faz mal obter uma segunda opinião. Os médicos estão correndo para fazer um lucro para a sua prática. Alguns mais do que outros. Se um médico está recomendando exames ou procedimentos, especialmente os não cobertos pelo plano de saúde ou mais caros, obtenha uma segunda opinião para ver se estes são necessárias.

Pensamentos finais

A melhor forma de economizar com saúde continua sendo frequentar o médico de forma a prevenir seus problemas de saúde, e não apenas para tratá-los. Fugir do médico só dará mais custos para sua vida. Portanto, a solução mais sensata é pesquisar, comparar e prevenir os problemas, antes que eles estourem o seu bolso.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.