Praticar atividades físicas em dias quentes requer uma atenção especial e certos cuidados podem prevenir problemas mais graves. Algumas perguntas comuns devem ter vindo a sua cabeça. Neste artigo trouxemos algumas dicas para você correr em dias quentes e manter a qualidade do exercício.

Correr no sol faz mal? Correr em dia quente é perigoso? Correr no sol queima mais calorias? Quais as dicas para praticar atividade física em dias quentes sem colocar a saúde em risco?

Proteja-se contra o sol

Muitas pessoas não se adaptam com a transpiração e o protetor solar. É importante manter-se sempre protegido e quando falamos de protetor solar, o mais indicado é pecar pelo excesso.

Sendo assim, é indicado passar o protetor antes de realizar a atividade física no sol, não somente no rosto, mas em todas as partes do corpo que esteja descoberta. Uma região pouco lembrada pelas pessoas é a parte de trás do pescoço e dos braços.

Existem diversos modelos de protetor solar, mas os mais indicados são aqueles que têm fatores de proteção entre 30 e 50. Outra dica é optar pelos protetores à prova de água, mesmo para quem não irá praticar atividades aquáticas.

Outros acessórios importantes para se proteger do sol são os óculos de sol e também os bonés. Os óculos são fundamentais para proteger seus olhos da claridade e também do suor que possa escorrer no rosto e cair nos olhos.

É importante escolher os óculos para a corrida com muita atenção. Escolha sempre o mais seguro, confortável e que melhor irá atender as suas necessidades. Já falamos deste assunto em nosso site, confiram!

A hidratação é ainda mais importante

A hidratação é importante para a manutenção do desempenho? Sim, mas é ainda mais importante para a manutenção da sua saúde. Quando o corredor pratica atividades físicas sem se hidratar corretamente, ele pode se desidratar e sofrer graves consequências.

As pessoas debatem sobre hidratação com água ou bebidas isotônicas. Estudos realizados indicam que a hidratação com água é o suficiente para manter os níveis idéias de funcionamento corporal.

As bebidas isotônicas quando ingeridas nos momentos e em quantidade correta, oferecem uma recuperação mais eficiente. Portanto, é necessário se hidratar bem antes, durante e depois da corrida.

Quanto mais quente for o clima, mais importante será a hidratação. Lembre-se de levar consigo a garrafinha com água para beber durante os treinos. Geralmente as provas de corridas oferecem estações de hidratação, não passe direto por elas.

Qual o melhor horário para correr em dias quentes?

Como correr em segurança nos dias quentes

O sal pode ser importante

Continuando no assunto da desidratação, uma pedrinha de sal pode ser um aliado importante em casos de emergência. A transpiração elevada faz com que os níveis de sódio e minerais no organismo caiam consideravelmente provocando mal estar e tontura. Nestes casos a pessoa pode ingerir uma pedrinha de sal e se hidratar o mais rápido possível.

Busque percursos com sombras

Nos dias quentes o mais indicado é optar pelos percursos muitas bastantes árvores e boas sombras. Se seu percurso não tem sombras, é fundamental que os corredores reduzam a intensidade do exercício.

A vestimenta correta para correr com sol

A roupa também garante uma atividade confortável e prazerosa, ou seja, escolher as roupas com tecidos que facilite a transpiração e a troca de calor é fundamental para manutenção do desempenho.

As roupas que não permitem uma transpiração adequada ficam pesadas e incomodando durante a corrida, isso sem falar do aumento do atrito da roupa com a pele, podendo causar assaduras e irritações.

Escolher a melhor hora para correr

Se você não tem a disponibilidade de correr no período noturno, o mais indicado é optar pelos horários mais frescos do dia. Treinar nas primeiras horas do dia é o mais aconselhado nestes casos e além de ser seguro para sua saúde, te oferece um visual maravilhoso do nascer do sol.

O fim de tarde também é uma opção para aqueles que não podem correr logo cedo, apesar de não ser tão fresco quanto no período da manhã, o fim de tarde ainda é mais ameno que correr nos horários de sol intenso. Evite corridas entre 10 da manhã e 4 da tarde.

Respeitar o corpo

Cada um sabe mais que ninguém os limites do seu corpo e quais os sinais que ele dá quando algo não está acontecendo da forma ideal. Quanto estiver correndo, esteja sempre atento aos possíveis incômodos.

Se ao correr você sentir tonturas ou qualquer outro problema, pare imediatamente a atividade e observe a evolução da situação. Se for apenas um susto, você pode retornar a atividade física, caso contrário é indicado que você busque uma orientação médica.

Correr com outras pessoas

Esta dica é importante por dois motivos. O primeiro é que já ficou comprovado que quando corremos com alguém conhecido a atividade é menos desgastante e até mais prazerosa.

O segundo motivo é justamente pela segurança pelos exercícios em dias quentes. Nestes dias quentes é natural ter tonturas e quando estamos com outra pessoa, à mesma pode auxiliar no caso de alguma emergência. No vídeo abaixo você pode conferir mais informações sobre as atividades físicas em dias de sol quente.

A atividade física é muito prazerosa e importante e a mesma tem inúmeros benefícios a nos oferecer, mas sempre alertamos sobre os riscos de praticar qualquer atividade sem a orientação capacitada.

É muito importante contar com o acompanhamento de um profissional de Educação Física, uma vez que o mesmo tem capacitação necessária para te indicar os melhores exercícios e ainda efetuar correções casos seja necessário.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.