Correr nas condições ideais nem sempre é possível, ou seja, correr em dias com tempo seco faz parte da rotina dos corredores e talvez seja um dos maiores adversários, mas não deve ser motivo para impedi-lo de dar suas passadas.

Especialistas afirmam que o corredor não precisa deixar de correr em dias com baixa umidade, basta que ele tome alguns cuidados com relação à hidratação e ao horário de treinamento.

Foi pensando nestas condições que trouxemos este artigo e vamos te apresentar os riscos e o que fazer para correr em segurança mesmo em dias com tempo seco. Já adiantamos que o ideal é optar pela corrida bem cedo ou à noite.

Quais os riscos de correr em dia seco?

Sabe quando você sente a garganta seca, no nariz e os olhos irritados? Pois então, estes são os sintomas são os mais comuns de umidade baixa do ar e incomoda a todas as pessoas, não somente os corredores.

Quando o corredor inicia a atividade física em dia seco, geralmente ele tem muito mais dificuldade para respirar. Outro fator negativo é quanto à área com mucosas, ela geralmente sofre um ressecamento podendo causar sangramento na região nasal.

A dica para estes dias é reduzir a intensidade da corrida tanto na distância quanto na velocidade. É praticamente impossível manter o ritmo nestas condições porque o corpo entra em fadiga muito mais rápido devido à falta de oxigênio.

É natural que as pessoas não possuam sensibilidade para detectar com precisão a baixa umidade antes de sentir os efeitos na corrida. Portanto, apresentaremos a seguir as melhores formas de praticar a corrida sem sentir os efeitos negativos da baixa umidade do ar.

Quais os riscos de correr em dia seco?

Como me hidratar em dias secos?

Quais os cuidados para correr em dia seco?

Treine de forma correta – Como foi dito, é fundamental maneirar na intensidade, mesmo que naquele dia o treino programado tenha sido de alta intensidade. 98% das pessoas não conseguem manter o ritmo.

Afaste-se dos treinos em horários muito quentes, os especialistas afirmam que os horários entre as 10 e 17 horas devem ser evitados a todo o custo. É justamente neste período que a umidade relativa do ar costuma ficar muito baixa.

Fique atento à hidratação – O seu organismo irá perder líquidos com muito mais facilidade e rapidez que em dias normais, portanto, é fundamental beber bastante água ou isotônicos.

É importante saber qual o momento certo para beber água ou isotônicos para não consumir água exageradamente ao longo do dia. Quando a atividade ultrapassar uma hora de duração, é indicado que a pessoa faça uso de isotônicos para repor os sais perdidos e manter o equilíbrio hidroeletrolítico do corpo.

Acredite se quiser, mas até água demais faz mal, se a pessoa ingerir exageradamente água durante o dia, ela pode causar desequilíbrio no organismo vindo a sofrer tonturas e confusão mental.

A urina é a melhor foram de controlar sua hidratação corporal. Se a urina estiver com um tom amarelo escuro, você precisa ingerir líquido o quanto antes, se ela tiver quase transparente é um sinal de que está muito hidratado, ou seja, o ideal é mantê-la sempre com um tom amarelo bem claro.

Utilizar roupas apropriadas – Usar sempre roupas próprias para praticar exercícios físicos, evitando vestimentas com tecidos muito grossos principalmente. Os tecidos incorretos dificultarão a evaporação do suor e a regulação da temperatura corporal, fazendo com que a taxa de desidratação do organismo aumente ainda mais.

Favoreça o ambiente – Se você for correr na esteira a nossa dica é que deixe sempre umas toalhas molhadas ou baldes com água bem próximos ao local que irá se exercitar, ao tomar esta atitude, você estará aumentando a umidade do ambiente.

Outra excelente opção é fazer uso de um aparelho umidificador, atualmente é possível encontrá-lo facilmente no mercado e diversos depoimentos apontam o aparelho como muito eficiente.

Chegamos ao final deste artigo e se você quiser saber mais sobre corrida convidamos para continuar em nosso site. Muitos artigos com dicas de alimentação, vestuário, exercícios e prevenção de lesões estão esperando a sua visita.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.