Correr emagrece, correr faz bem para a saúde cardiovascular, correr tonifica o corpo, correr deixa a pessoa mais bem disposta, correr ajuda na luta contra o sedentarismo, enfim, correr é maravilhoso porque você está se colocando em atividade.

No mês de abril o assunto saúde e atividade física é ainda mais discutido, uma vez que no dia 7 deste mês é o dia mundial da Saúde. Diversas revistas, jornais, blogs e demais vias de comunicação tratam deste assunto de forma ainda mais veemente.

Estimular a atividade física não é algo ruim pelo contrário, mas o problema é a forma com que a atividade física é apresentada principalmente para os novos praticantes. As informações de benefícios e pontos positivos são sempre hiper valorizadas e os riscos e cuidados quase sempre ignorados.

Erros comuns dos corredores iniciantes

A maior parte das pessoas segue a tendência da moda, ou seja, o que a pressão social impor é o que ela irá fazer, este é o erro mais comum de quem começa a correr e é um dos maiores motivos de desistência e desenvolvimento de lesões.

As pessoas que seguem a moda quase sempre se colocam em situações ruins para o corpo, exageros de ritmo e intensidade, má alimentação e hidratação, esforço físico desnecessário, são os erros mais comuns.

Mesmo que a pessoa consiga completar um percurso aparentemente impossível pelo seu tempo de prática, será que aquela “vitória” realmente foi verdadeira? O que será que o corpo tem a dizer? Como ficaram a saúde dos músculos, tendões e órgãos internos.

Esse tipo de auto provação não traz benefícios a saúde. Agradar o ego e as pessoas que te acompanham não é o caminho mais aconselhado. Essas atitudes realmente são bem perigosas em longo prazo.

Perigo de correr sem o devido preparo

Quais os riscos de correr sem o devido preparo?

Fatores psicológicos e influência midiática

Outro fator que interfere diretamente na pratica de atividade física de forma saudável é a mídia com sua imposição de corpo ideal. A sociedade se apequenou na visão de que os corpos esculturais são o padrão moderno.

As pessoas adotaram este padrão de tal forma, que é cada vez mais raro encontrar pessoas que praticam atividade física apenas por prazer, sem priorizar qualquer tipo de benefício estético.

Pode parecer exagero, mas o desejo de perder peso e tonificar o corpo da noite para o dia tem acabado com a saúde de muitas pessoas, mas as mesmas só sentiram os efeitos no futuro quando o corpo não suportar mais as sobrecargas exageradas que foram aplicadas constantemente.

Quais os exageros cometidos pelos corredores?

A pessoa era sedentária e começa a correr, até aí tudo ótimo, mas o problema é quando no mês seguinte ela já quer realizar corridas de 15 km porque ouviu falar que quanto mais correr, mais rápido irá emagrecer.

Este problema de almejar percursos extremamente longos para quem é iniciante é ainda pior para pessoas com mais de 100 kg, uma vez que o índice de impacto é ainda maior.

Se você buscou a corrida para emagrecer é importante ter paciência, regularidade e dedicação. Não há fórmula mágica para emagrecer, caso contrário não haveria tantas pessoas buscando perder peso.

Você tem que trabalhar a mente primeiro, principalmente quanto às alterações de hábitos que será necessário fazer. Comer menos e melhor, além de alterar sua rotina para incluir o exercício físico como algo periódico.

Efeitos negativos em longo prazo

Os erros clássicos que certamente vão te trazer graves consequências futuramente são: excesso de treino, falta de descanso, falta de recuperação ativa, alimentação incorreta e hidratação ineficaz.

A sobrecarga diária faz com que o corpo esteja sempre compensando aqui e ali, situação que é nociva e com certeza irá causar algum problema físico. Padrões de movimentos incorretos causam lesões musculares e articulares, você sabia disso tudo?

Você quer continuar correndo muito e descansar pouco? Você quer continuar praticando atividade física sem orientação de um profissional de Educação Física? Você quer acabar com sua saúde?

Neste momento pedimos para que você reflita suas atitudes e pense se está efetivamente fazendo a melhor opção. Sua saúde física e mental é um reflexo de suas atitudes, se você não está bem, algo precisa ser mudado.

A nossa dica final é que você busque se divertir durante a atividade física e que a faça sempre com uma orientação capacitada, esta é em dúvidas a chave para o sucesso. Se alimente bem, dê atenção redobrada para a hidratação e descanse bastante.

Por fim, jamais inicie qualquer atividade física sem consultar o seu médico de confiança, realizar os exames necessários e obter a liberação para praticar exercícios físicos.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.