Diversos artigos em nosso site já trataram sobre os benefícios que existem em praticar atividades físicas, além de explicar todos os pontos positivos, também tratamos de assuntos relacionados à forma correta de praticá-los.

Seja qual for o exercício, o cuidado com a hidratação deve ser enorme. Deve-se analisar o clima e também o tipo de roupa que usará na prática do mesmo. Erros como correr com agasalho em climas quentes são bem comuns e podem colocar sua saúde em risco.

Qual a importância da Hidratação?

Com quase 70%, a água é o maior componente do nosso corpo e é indispensável para manter o bom funcionamento do nosso organismo. Com funções importantes como, por exemplo, regulação da temperatura corporal, lubrificação de órgãos e tecidos, entre outros.

Durante a realização de atividades físicas, existe uma perda significativa de líquidos e minerais. Quanto maior a intensidade do exercício, maior será a perda e mais importante será sua reposição.

Estudos apontam que entre 1 e 2 litros de líquidos são perdidos por hora de exercício. Importante frisar que isso depende de cada pessoa e como já foi falado, do ritmo e intensidade da atividade praticada.

A desidratação pode causar uma série de alterações negativas no organismo. Entre elas podemos citar:

  • Aumento da frequência cardíaca
  • Aumento da temperatura retal
  • Aumento da respiração
  • Aumento da concentração do sangue
  • Diminuição do volume sanguíneo
  • Formigamento
  • Intumescimento das mãos e dos pés

O que tomar após atividade física?

A reposição líquida após exercício não deve representar apenas o mesmo volume perdido, pelo contrário, a ingestão deve ser maior do que perdida. A hidratação com água apresenta vantagens como esvaziamento gástrico e custo praticamente zero, mas somente a água não é capaz de repor os minerais perdidos, daí surgem às bebidas esportivas.

Qual é melhor água de coco ou bebidas isotônicas?

Qual a melhor bebida após atividade física?

Apesar de existir uma discussão enorme sobre a adição de eletrólitos em sua composição, as bebidas isotônicas tem papel fundamental na reposição dos eletrólitos perdidos durante o exercício facilitando a absorção de carboidratos.

Alguns estudiosos apontam a água de coco como melhor bebida pós exercício físico porque ela tem em sua composição: açúcares, minerais, gorduras e vitaminas, inclusive uma satisfatória quantidade de eletrólitos.

Existem recomendações de que sejam ingeridos líquidos frios ou gelados para facilitar a absorção da água. Outra recomendação é que deve-se evitar a hidratação com refrigerantes por causa do efeito diurético, além dos sucos de frutas ácidas.

De uma forma bem simples de planejar a hidratação, você deve sempre tomar pequenos goles de água durante a prática da atividade, além de uma quantidade considerável imediatamente o término do exercício, algo em torno de 500 ml.

Caso você vá se alimentar imediatamente, não existe a necessidade de bebidas esportivas, pois a alimentação adequada será mais eficiente e é mais aconselhada. Se você não for se alimentar nos próximos 30 minutos, já é aconselhada a ingestão de bebidas esportivas ou água de coco, para reposição de eletrólitos.

Chegamos ao final deste artigo e esperamos ter passado informações importantes quanto à hidratação. Observe bem as observações que foram discutidas, visando tomar a melhor decisão para seu caso.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.