As melhores bebidas para tomar depois da atividade física e exercícios!

Escrito na categoria "Atividade física" por Bruno Almeida.

Diversos artigos em nosso site já trataram sobre os benefícios que existem em praticar atividades físicas, além de explicar todos os pontos positivos, também tratamos de assuntos relacionados à forma correta de praticá-los.

Seja qual for o exercício, o cuidado com a hidratação deve ser enorme. Deve-se analisar o clima e também o tipo de roupa que usará na prática do mesmo. Erros como correr com agasalho em climas quentes são bem comuns e podem colocar sua saúde em risco.

Qual a importância da Hidratação?

Com quase 70%, a água é o maior componente do nosso corpo e é indispensável para manter o bom funcionamento do nosso organismo. Com funções importantes como, por exemplo, regulação da temperatura corporal, lubrificação de órgãos e tecidos, entre outros.

Durante a realização de atividades físicas, existe uma perda significativa de líquidos e minerais. Quanto maior a intensidade do exercício, maior será a perda e mais importante será sua reposição.

Estudos apontam que entre 1 e 2 litros de líquidos são perdidos por hora de exercício. Importante frisar que isso depende de cada pessoa e como já foi falado, do ritmo e intensidade da atividade praticada.

A desidratação pode causar uma série de alterações negativas no organismo. Entre elas podemos citar:

O que tomar após atividade física?

A reposição líquida após exercício não deve representar apenas o mesmo volume perdido, pelo contrário, a ingestão deve ser maior do que perdida. A hidratação com água apresenta vantagens como esvaziamento gástrico e custo praticamente zero, mas somente a água não é capaz de repor os minerais perdidos, daí surgem às bebidas esportivas.

Qual é melhor água de coco ou bebidas isotônicas?

Qual a melhor bebida após atividade física?

Apesar de existir uma discussão enorme sobre a adição de eletrólitos em sua composição, as bebidas isotônicas tem papel fundamental na reposição dos eletrólitos perdidos durante o exercício facilitando a absorção de carboidratos.

Alguns estudiosos apontam a água de coco como melhor bebida pós exercício físico porque ela tem em sua composição: açúcares, minerais, gorduras e vitaminas, inclusive uma satisfatória quantidade de eletrólitos.

Existem recomendações de que sejam ingeridos líquidos frios ou gelados para facilitar a absorção da água. Outra recomendação é que deve-se evitar a hidratação com refrigerantes por causa do efeito diurético, além dos sucos de frutas ácidas.

De uma forma bem simples de planejar a hidratação, você deve sempre tomar pequenos goles de água durante a prática da atividade, além de uma quantidade considerável imediatamente o término do exercício, algo em torno de 500 ml.

Caso você vá se alimentar imediatamente, não existe a necessidade de bebidas esportivas, pois a alimentação adequada será mais eficiente e é mais aconselhada. Se você não for se alimentar nos próximos 30 minutos, já é aconselhada a ingestão de bebidas esportivas ou água de coco, para reposição de eletrólitos.

Chegamos ao final deste artigo e esperamos ter passado informações importantes quanto à hidratação. Observe bem as observações que foram discutidas, visando tomar a melhor decisão para seu caso.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.