Já sabemos que cada mulher tem um ciclo menstrual diferente e que ainda existem diversos fatores que influenciam diretamente a corrida como, por exemplo, a TPM, as cólicas, etc.

Existem mulheres que tem o ciclo completamente desregulado e essas são as que mais sofrem. Algumas mulheres são consideradas como sortudas porque elas sentem poucas mudanças hormonais.

Neste artigo vamos falar sobre a corrida no período menstrual. Correr menstruada faz mal? Fazer caminhada menstruada é ruim? Treinar menstruada é contra indicado? Vamos conhecer as repostas para estas dúvidas.

Seja qual for o caso citado no início do artigo, já está confirmado cientificamente que as mulheres que praticam atividades físicas sofrem uma queda no rendimento durante algumas fases do ciclo menstrual.

Durante o ciclo diversas alterações fisiológicas acontecem no organismo das mulheres e as alterações nos níveis de progesterona e estrogênio provocam mudanças positivas e negativas para a sua performance.

Para se adaptar da melhor forma, a mulher precisa compreender como funciona o seu ciclo, possibilitando então um melhor planejamento dos treinos. Desta forma será possível tirar proveito ao máximo e driblar os efeitos negativos de cada período.

Posso correr menstruada?

Como treinar no período menstrual

Quais as fases do clico menstrual?

O ciclo menstrual pode variar de mulher para mulher, mas a grande maioria apresenta uma duração de aproximadamente 28 dias. Casos esporádicos podem apresentar 21 dias e outros até 35 dias, ele é dividido em três fases:

Folicular – Conhecido como fase proliferativa. Esta fase ocorre antes da ovulação e tem duração de 1 a 14 dias. Esta fase pode ser dividida em período menstrual e período pós-menstrual.

Durante a menstruação aproximadamente 5 dias, o organismo produz o estrogênio que é responsável por controlar a ovulação e preparar o útero para a reprodução. Neste período o desempenho na corrida é muito fraco. O mais indicado é apostar em caminhadas ou corridas bem leve.

No período restante entramos no pós-menstrual que é marcado pelo aumento da produção de estrógeno e da liberação da noradrenalina. Neste período a mulher consegue correr o seu máximo desempenho porque há uma melhoria da resistência aeróbica e também da força.

Ovulatória – Esta fase geralmente dura entre 11 a 16 dias e acontece antes da menstruação. Neste período acontece a ovulação e é a fase que a mulher está no chamado período fértil.

Nesta fase ocorre uma queda acentuada do estrogênio e um aumento da progesterona, caracterizando um período de ligeira queda, mas mesmo assim a mulher consegue manter um nível bom.

Lútea – A terceira fase é conhecida como secretora e ocorre por volta do 14º ao 28º dia tendo seu fim com o início da menstruação. Neste período a produção de estrogênio sobe bastante.

Se o óvulo não for fecundado há uma queda dos níveis hormonais. Esta é sem dúvidas a fase de pior desempenho. Isso acontece porque há um aumento da fadiga e é neste período que surgem os temidos sintomas da TPM.

Benefícios da corrida no ciclo menstrual

Mesmo apresentando estas alterações hormonais drásticas, a mulher deve manter o foco e não abandonar os treinos, uma vez que a prática de exercícios físicos promove um aumento no nível de noradrenalina, serotonina e dopamina, hormônios responsáveis por aumentar a disposição e causar sensações de prazer e bem-estar.

O esporte na gravidez não faz mal, desde que o mesmo seja feito com orientação e intensidade correta após a liberação do médico que acompanha a gestação. Diversos benefícios para a gestação podem ser alcançados através da atividade física.

Diversas mulheres relataram que o seu desempenho aumentou durante a gravidez. Isso acontece por causa do aumento dos níveis de gonadotrofina coriônica, um hormônio anabólico que aumenta o metabolismo.

Para definir a intensidade e característica do treino, as mulheres precisam conversar com seu orientador e definir qual o objetivo principal. Lembre-se que todos os benefícios só serão alcançados se um objetivo for determinado e as orientações forem seguidas.

Agradecemos pela atenção e convidamos para continuar em nosso site. Existem diversos artigos sobre corridas, benefícios e forma de praticá-la de uma maneira segura.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.