O período fértil da mulher é o momento em que a relação sexual é mais provável de resultar na concepção. Se você está tentando engravidar ou evitar a gravidez, usar as dicas a seguir pode ajudar a determinar quando uma mulher está mais fértil.

Estime a data da ovulação

As mulheres geralmente ovulam no meio do ciclo, que, para a média das mulheres com um ciclo de 28 dias, é cerca de 14 dias após o primeiro dia de sua menstruação. O período fértil da mulher começa quatro a cinco dias antes da ovulação e dura um ou dois dias depois. Isso ocorre porque o óvulo vive de um a dois dias após ter sido lançado, e os espermatozóides podem viver dentro do corpo da mulher por até uma semana.

Use um kit de previsão de ovulação, não só para determinar quando, mas se a ovulação irá ocorrer

Os kits são bastante simples de usar, requerendo a mulher a urinar em uma tira de teste que detecta uma onda de hormônio luteinizante (HL), hormônio que induz a ovulação. A ovulação ocorre geralmente dentro de dois a três dias de um aumento no HL e relações sexuais durante este período de tempo tem uma maior chance de resultar em concepção.

Meça a temperatura corporal basal

As mulheres que tomam e registrar a sua temperatura todas as manhãs exatamente ao mesmo tempo antes de se levantar da cama podem traçar a sua temperatura corporal basal. Temperaturas tem o pico de alguns graus durante a ovulação, assim, o coito imediatamente anterior a este aumento é mais provável que resulte em concepção.

Tabelinha do período fértil

Apesar de não ser muito preciso, um calendário como este pode ajudar a descobrir o período fértil de uma mulher com certa facilidade. (Foto: enfermagem10.webnode.pt)

Examine o muco cervical para mudanças

Tende a ser escorregadio e elástico na textura, três a cinco dias antes da ovulação para permitir que o esperma para alcance mais facilmente o ovo. Também tende a ser mais alcalino na composição, para permitir que o esperma viver mais tempo no corpo da mulher.

O que fazer quando determinar o período fértil?

Uma vez que o período fértil da mulher tenha sido determinado, tenha relações sexuais a cada 48 horas, para aumentar as chances de concepção. O período de espera de dois dias entre as tentativas permite que os níveis de esperma do homem construam novamente a um volume ideal.

Outras soluções

Um acompanhamento médico durante este processo, além de você fazer o acompanhamento do ciclo menstrual ajudam a otimizar a medição do momento fértil. Assim, fica mais fácil saber quando você está mais propensa a engravidar e assim, evitar ou conseguir sua gravidez.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.