Correr em terrenos diferentes é algo muito positivo para a formação de um bom corredor. As variadas dificuldades enfrentadas em diferentes pisos ajudam e muito em vários aspectos. Melhoria na atenção e criação de estímulos que o corpo não está habituado são os dois principais pontos positivos.

Neste artigo vamos falar sobre a corrida na areia e seus benefícios. Correr na areia emagrece? Qual o melhor calçado para correr na areia? Dicas para correr melhor e com segurança você confere agora!

Nem todas as pessoas têm a possibilidade de correr na areia, mas aquelas que têm esta chance devem usufruir desta oportunidade. A areia permite uma melhoria proprioceptiva impressionante, além de ter um volume de impacto muito menor.

Sem dúvidas correr na areia pode ajudá-lo a ter uma musculatura mais forte. Isso acontece porque esse é o terreno que mais exige do corredor, mas é importante estar atento a alguns detalhes.

Na sequencia de nosso artigo vamos apresentar as 7 principais dicas para correr na areia de forma segura, são elas:

Comece a correr sempre na areia molhada

Se você vai correr na areia pela primeira vez, a melhor maneira é iniciar pela areia molhada, uma vez que é muito mais fácil correr diretamente na areia seca. Para se adaptar a areia seca a dica é caminhar e realizar trotes bem leves antes da corrida em si.

Com o passar do tempo, você vai se sentir mais seguro nas passadas e poderá correr na areia seca. Esse período de adaptação é muito importante para que o corpo perceba o novo terreno e prepare as articulações e musculatura para o novo exercício.

Correr sempre em terreno plano

Jamais escolha terrenos com declives ou aclives, a areia por si só já oferece uma irregularidade muito grande para as articulações. Se você não der atenção para esta dica, certamente estará facilitando as aparições de lesões nos joelhos e/ou nos tornozelos.

Quais os benefícios de correr na areia?

Qual o calçado ideal para correr na areia?

Correr em um ritmo reduzido

Outro erro comum de quem vai treinar na areia é querer manter o ritmo que tem no asfalto ou na esteira. Entender que correr na areia é muito mais difícil para o organismo do que correr na rua ou na esteira é muito importante

A nossa dica é começar sempre de forma bem leve, preferencialmente com pequenos trotes. Após os primeiros treinos, você pode ir aumentando a intensidade gradativamente até que esteja totalmente familiarizado com o novo exercício.

Correr na areia fortalece a musculatura

A corrida na areia é bastante utilizada como opção de treinos de força e de resistência. Correr na areia fofa além de trabalhar a propriocepção como já foi dito, também aumenta a tonificação muscular e o condicionamento físico.

Focar bem na técnica do movimento

A corrida na areia molhada apresenta modificações mínimas que são praticamente imperceptíveis, mas a biomecânica do gesto é bastante alterada quando passamos a corrida para a areia fofa.

Especialistas indicam que é necessário ficar atento a essas modificações técnicas. Da mesma forma que a areia diminui o impacto, a mesma também reduz a amplitude das passadas, isso implica em mudanças no movimento.

Realizar o apoio com a parte medial dos pés, tracionar os pés na areia jogando-a para trás, elevar os joelhos, manter o abdômen contraído e tronco alinhado, além de deixar os relaxados e sempre utilizar a força dos braços para impulsionar o corpo à frente.

Vocês perceberam a quantidade de pontos a serem observados? Isso deve ser trabalhado treino a treino, permitindo uma adaptação gradativa. Se for estimulada de maneira correta, em poucas semanas todas essas alterações já serão realizadas naturalmente.

Cuidado redobrado com a hidratação

O clima e as condições naturais da corrida na areia fazem com que os cuidados com a hidratação sejam ainda mais importantes. Para evitar a desidratação ou quaisquer problemas relacionados ao calor, é importante manter-se bem hidratado.

Certifique-se de levar uma garrafinha com água principalmente para locais onde não existem bebedouros. As pessoas que preferem bebidas isotônicas também podem levá-las, mas a sua ingestão deve ser feita de maneira consciente.

Qual o melhor calçado para correr na areia?

A reposta é nenhum, correr descalço é uma ótima maneira de deixar os pés mais fortes. Principalmente para as pessoas que usam tênis praticamente o tempo todo. Outro motivo para iniciar devagar, os seus pés precisam de um tempo de adaptação.

Existem diversos produtos sendo desenvolvidos para quem gosta de correr na areia, mas nenhum deles é obrigatório, a maioria tem efeito apenas midiático e estão sendo lançados como moda.

Não existe contra indicação para aquelas pessoas que não conseguem correr sem tênis, neste caso a dica é ter um tênis para correr apenas na areia, assim você não precisará ficar preocupado em tirar a areia do tênis todos os dias após correr.

Estamos chegando ao final deste artigo e não podemos finalizá-los sem lembrá-los de duas regras importantes. A primeira é jamais iniciar qualquer atividade física sem a liberação médica, a segunda é buscar a orientação de um profissional de Educação Física.

Agradecemos a todos pela atenção e convidamos para continuar em nosso site. Existem diversas publicações sobre corrida e como praticá-la de forma saudável. Sejam sempre bem vindos!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.